Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDoi, Francislaine Wiczneski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440950279632268por
dc.contributor.advisor1Polli, Gislei Mocelin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983779081198644por
dc.date.accessioned2018-04-24T13:28:59Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationDoi, Francislaine Wiczneski. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades: uma contribuição da psicologia social comunitária. 2018. 99 f.. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1211-
dc.description.resumoEste estudo é uma pesquisa qualitativa com a finalidade de conhecer as Representações Sociais (RS) de professores sobre alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O aluno com AH/SD enfrenta exclusões diárias, veladas ou explicitas. Muitos profissionais não sabem exatamente como lidar com essa população de alto potencial intelectual e acentuadas diferenças. A literatura tem apresentado mitos que são compartilhados contribuindo para o aumento da exclusão dessa população. Considera-se necessário conhecer quais são as representações presentes nos relatos de professores do ensino fundamental de uma escola estadual que de Curitiba. Os dados coletados foram alvo de análise temática categorial. Foram identificadas duas categorias: características dos alunos com AH/SD – referente às RS encontradas nos relatos; e prática dos professores com os alunos AH/SD – relacionada à prática social por parte dos professores. Essas categorias indicaram que esses professores enxergam os alunos com AH/SD com potencial intelectual extremamente alto, pensamento acelerado que pode refletir em um comportamento agitado, podendo gerar indisciplina e dificuldades por parte dos profissionais. Os dados mostram a necessidade de uma melhor capacitação para os professores, para que consigam mediar um acompanhamento especializado, para que esse aluno consiga atingir a plenitude do seu desenvolvimento nas suas áreas de interesse. Este estudo contribui com reflexões sobre ações que promovam um olhar mais inclusivo por parte da comunidade de professores, colaborando para o desenvolvimento de uma postura ativa e transformações sociais para essa população discriminada.por
dc.description.abstractThis study is a qualitative research with the purpose of knowing the social representations (SR) of teachers about students with High Abilities/Giftedness (HA/GD). The student with HA/GD faces daily exclusions, veiled or explicitly. Many professionals do not know exactly how to deal with this population with high intellectual potential and marked differences. The literature has presented myths that are shared contributing to the increase of the exclusion of this population. It was considered necessary to know which representations are present in the reports of elementary school teachers of a state school of Curitiba. The data collected were the subject of categorical thematic analysis. Two categories were identified: characteristics of students with HA/GD – referring to the SR found in the reports; and Teacher‟s Practices with students HA/GD – related to the social practice by the teachers. These categories indicated that these teachers see students with HA/GD with extremely high intellectual potential, accelerated thinking that can reflect in agitated behavior, potentially generating indiscipline and difficulties on the professionals‟ side. The data show the need for better training for the teachers, so that they can mediate a specialized support, so that this student can achieve full development in their areas of interest. This study contributes with reflections on actions that promote a more inclusive view by the community of teachers, contributing to the development of an active stance and social transformations for this discriminated population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-04-24T13:28:59Z No. of bitstreams: 1 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES.pdf: 911401 bytes, checksum: 7dd745842ccab92df6414948c91bfe5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-24T13:28:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES.pdf: 911401 bytes, checksum: 7dd745842ccab92df6414948c91bfe5b (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectPsicologia social comunitáriapor
dc.subjectSocial representationpor
dc.subjectHigh abilitiespor
dc.subjectGiftednesspor
dc.subjectCommunity social psychologypor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleRepresentações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades: uma contribuição da psicologia social comunitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.