Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1209
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escala de polidez infantil: elaboração e validação de um instrumento de medida
???metadata.dc.creator???: Moreira , Isadora Ferreira Primo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomide, Paula Inez Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zibetti, Murilo Ricardo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Toni, Plinio Marco de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação é composta por dois artigos sobre a polidez. A polidez é uma classe de resposta ou conjunto de comportamentos que incluem cumprimentar, despedir-se, agradecer, solicitar um favor, solicitar licença, elogiar e desculpar-se. O primeiro artigo descreve os procedimentos de elaboração e os parâmetros psicométricos da Escala de Polidez Infantil (EPI) em três versões (infantil, para pais/mães, e para professores) em três etapas. Na primeira etapa, elaboraram-se os itens da EPI, sendo que cada uma das versões compôs-se por 14 itens, dispostos em forma de declarativas, respondidos em escala Likert. A segunda etapa consistiu em uma análise semântica, realizada com oito crianças, seus respectivos pais e mães, e três professoras. Todas as declarativas foram consideradas adequadas e não tiveram alterações. Na terceira etapa buscaram-se as evidências de validade da EPI. Foram avaliadas 146 crianças, entre sete e onze anos; 136 mães, 88 pais e 22 professores, que responderam as versões correspondentes da EPI sobre essas crianças. A análise fatorial exploratória das versões respondidas pelos adultos (mães, pais e professores), apresentou dois fatores com relativa estabilidade dos itens e com índices de ajuste adequados. A versão infantil também apresentou dois fatores, porém dois itens não tiveram carga fatorial adequada e foram excluídos da análise. Os resultados são compatíveis com modelo teórico de polidez convencional e polidez moral, caracterizando assim uma evidência de validade baseada na estrutura interna da escala. Além disso, correlacionou-se os resultados da EPI versão infantil com os resultados do Inventário de Estilos Parentais (materno e paterno). Verificou-se correlação positiva de intensidade leve a moderada entre as práticas maternas e paternas de monitoria positiva e comportamento moral e a polidez; e correlação negativa entre práticas paternas de negligência e abuso físico e a polidez. Essa correlação caracteriza uma evidência de validade baseada nas relações com variáveis externas. O segundo artigo analisou as reações de escolares diante de sete vinhetas de impolidez. Foram participantes da pesquisa as mesmas 146 crianças do primeiro estudo, as quais responderam uma entrevista estruturada composta por quatro perguntas para cada vinheta. Os resultados mostraram não haver diferença significativa nas respostas das crianças, considerando a idade, o sexo e a escola (pública ou particular). Averiguou-se que a maioria dos escolares entrevistados reagiu de forma adequada diante de situações de impolidez, externando respostas apropriadas para as situações ilustradas. As respostas foram analisadas qualitativamente e enquadradas em cinco categorias. Houve uma aglutinação na categoria denominada “adequada”, com o total de 91,76% das respostas. A segunda categoria que mais obteve respostas foi “parcialmente adequada” (5,9%), seguida, respectivamente, pelas categorias “justifica a impolidez” (1,22%), “inadequada” (0,97%), e “fora de contexto” (0,15%). Por fim, a maioria dos escolares entrevistados apresentou argumentos empáticos em relação às pessoas que sofreram ações impolidas, sabendo identificar como a pessoa prejudicada na vinheta sentiu-se.
Abstract: The present dissertation are two scientific articles that have as their theme politeness, which is understood as the set of behaviors: to greet, to say goodbye, to thank, to request please, to request excuse, to praise and to apologize. The first article describes the elaboration procedures and the psychometric parameters of the Child Politeness Scale (EPI) in three versions (children, parents, and teachers) in three stages. In the first stage, the items of the EPI were elaborated, with each version being composed of 14 items, arranged in the form of declarations, answered on a Likert scale. The second stage consisted of a semantic analysis, carried out with eight children, their respective parents and mothers, and three teachers. All statements were considered appropriate and did not change. In the third stage, the evidence of the validity of EPI was sought. A total of 146 children, aged between seven and eleven years old, were evaluated; 136 mothers, 88 fathers and 22 teachers, who answered the corresponding versions of EPI about these children. The exploratory factor analysis of the versions answered by adults (mothers, fathers and teachers) presented two factors with relative stability of the items and with adequate adjustment indexes. The children version also presented two factors, but two items did not have adequate factor load and were excluded of the analysis. The results are compatible with the theoretical model of conventional politeness and moral politeness, characterizing an evidence of validity based on the internal structure of the scale. In addition, the results of the EPI children's version were correlated with the results of the Inventory of Parental Styles (maternal and paternal). There was a positive correlation of mild to moderate intensity between maternal and paternal practices of positive monitoring and moral behavior and politeness; and negative correlation between paternal practices of neglect and physical abuse and politeness. This correlation characterizes evidence of validity based on relationships with external variables. The second article analyzed the reactions of schoolchildren about seven vignettes of impoliteness. The same 146 children from the first study participated in the study, who answered a structured interview composed of four questions for each vignette. The results showed that there was no significant difference in the children's responses, considering age, sex and school (public or private). It was found that most of the students interviewed reacted adequately to situations of impoliteness, expressing appropriate responses to situations illustrated. The responses were qualitatively analyzed and fit into five categories. There was an agglutination in the category called "adequate", with a total of 91.76% of the responses. The second category that received the most answers was "partially adequate" (5.9%), followed respectively by the categories "justifies impurity" (1.22%), "inadequate" (0.97%) and "outside of context "(0.15%). Finally, the majority of schoolchildren interviewed presented empathetic arguments about people who had suffered impolite actions, knowing to identify how the affected person in the vignette felt.
Keywords: Evidências de validade
Parâmetros psicométricos
Polidez
Vinhetas
Evidence of validity
Politeness
Psychometric parameters
Vignettes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Moreira , Isadora Ferreira Primo. Escala de polidez infantil: elaboração e validação de um instrumento de medida. 2018.74 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1209
Issue Date: 31-Jan-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCALA DE POLIDEZ INFANTIL.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.