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https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2116| ???metadata.dc.type???: | Tese |
| Title: | A reforma do ensino médio e a sua implantação no município de Irati/PR (2016-2025): adesões, ajustes e resistências |
| ???metadata.dc.creator???: | Luz, Kaite Zilá Wrobel ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pereira, Maria de Fátima Rodrigues |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Flasch, Simone de Fátima |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Orso, Paulino |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Fernandes, Donizete Aparecido |
| ???metadata.dc.contributor.referee4???: | Salomé, Josélia Schwanka |
| ???metadata.dc.contributor.referee5???: | Donato, Sueli Pereira |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A presente tese tem como objeto a Reforma do Ensino Médio, sua institucionalização, e, a implementação no município de Irati/PR, no recorte temporal de 2016 a 2025. Leva-se em conta que a referida Reforma faz parte de um conjunto de reformas, entre as quais apontou-se a trabalhista e a previdenciária levadas a cabo em um contexto de grandes disputas, em meio a uma crise do modo de produção capitalista, em curso, e com agravamento desde 2008 em escala internacional. Considerandose estes circunstanciamentos, formulou-se a seguinte problemática: Que adesões, tensões, ajustes e resistências se encontram no processo de institucionalização da Reforma do Ensino Médio e sua posterior implementação no município de Irati/Pr? Para respondermos a essa interrogação da tese, definiu-se como objetivo geral analisar o processo de institucionalização da Reforma e sua implementação no munícipio de Irati/PR, de maneira a explicitar as adesões, tensões, ajustes e resistências. Para compor as seções de análise com vistas à consecução do objetivo enunciado, apontouse os seguintes objetivos específicos: situar a Reforma do Ensino Médio no conjunto das reformas e no contexto das crises do modo de produção capitalista; analisar o processo de institucionalização da Reforma do Ensino Médio em âmbito nacional e no estado do Paraná; apresentar a rede de ensino de Irati, suas escolas, estudantes do Ensino Médio em relação com as forças sociais e culturais presentes em seu processo histórico; e, analisar as adesões, tensões, ajustes e resistências na implementação da referida Reforma em Irati/PR. O referencial teórico desta tese é o materialismo histórico dialético que nos possibilita captar o objeto em movimento, as contradições, interesses e projetos para o Ensino Médio que explicam as adesões, os ajustes, as resistências. Recorreu-se a procedimentos da pesquisa documental quando se analisou as leis, resoluções, portarias, instruções normativas, diretrizes, e aos da bibliográfica que nos possibilitou apontar tendências e autores que têm se dedicado à referira Reforma. Ainda, realizou-se pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, equipe pedagógica do Núcleo Regional de Irati e representação da Associação dos Professores do Paraná-Sindicato (APP) de Irati. A análise dos dados coletados à luz do referencial teórico apontado nos possibilita defender a tese de que a institucionalização da Reforma foi levada a cabo de maneira célere, rompeu com o conceito de Educação Básica, assentou a fragmentação da formação, atendeu a interesses do capital e da pedagogia das competências. Sua implementação no Núcleo de Educação de Irati foi realizada sem a participação dos profissionais da educação, a formação continuada foi centralizada na Secretaria de Educação do Estado, os esclarecimentos e estudos participativos com os professores sob os fundamentos da Reforma foram interditados e centrados no uso das plataformas digitais, sem debates efetivos; uma implementação orquestrada, verticalizada, desvinculada de um processo democrático. Sob os trabalhos da Secretaria Estadual de Educação, em conjunto com o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), foram promovidos ajustes, adesões. Todavia, esta tese também defende, como fica evidenciado no texto, que houve muitas resistências por parte de professores, de grupos de pesquisa, estudantes, (movimento secundarista), APP-Sindicato e entidades representativas do campo educacional, diante dos debates e lutas por uma formação integral, presentes desde antes de 2016, caracterizando-se, assim, como uma contrarreforma. |
| Abstract: | This thesis focuses on the High School Reform, its institutionalization, and its implementation in the municipality of Irati, Paraná, from 2016 to 2025. This reform is part of a series of reforms, including labor and social security reforms, implemented in a context of major disputes and amidst a crisis in the capitalist mode of production, ongoing and worsening since 2008 on an international scale. Considering these circumstances, the following problem is formulated: What adhesions, tensions, adjustments, and resistances are found in the process of institutionalization of the High School Reform and its subsequent implementation in the municipality of Irati, Paraná? To answer this question, the general objective of this thesis is to analyze the process of institutionalization of the Reform and its implementation in the municipality of Irati, Paraná, in order to clarify the adhesions, tensions, adjustments, and resistances. To compose the analysis sections, aiming to achieve the stated objective, the following specific objectives were identified: to situate the High School Reform within the overall reforms and within the context of the crises of the capitalist mode of production; to analyze the process of institutionalization of the High School Reform nationally and in the state of Paraná; to present the Irati education system, its schools, and high school students in relation to the social and cultural forces present in its historical process; and to analyze the adhesions, tensions, adjustments, and resistance in the implementation of the aforementioned Reform in Irati, Paraná. The theoretical framework of this thesis is dialectical historical materialism, which allows us to capture the object in motion, the contradictions, interests, and projects for High School that explain the adhesions, adjustments, and resistance. Documentary research procedures were used to analyze laws, resolutions, ordinances, normative instructions, and guidelines, as well as bibliographical references, which enabled us to identify trends and authors who have dedicated themselves to the aforementioned Reform. Furthermore, field research was conducted through semistructured interviews with teachers, administrators, the teaching staff of the Irati Regional Center, and representatives of the Paraná Teachers' Association (APP) of Irati. Analysis of the collected data, in light of the theoretical framework outlined above, allows us to argue that the institutionalization of the Reform was carried out swiftly, disrupted the concept of Basic Education, established the fragmentation of education, and served the interests of capital and the pedagogy of competencies. Its implementation at the Irati Education Center was carried out without the participation of education professionals; continuing education was centralized in the State Department of Education; clarifications and participatory studies with teachers on the foundations of the Reform were prohibited and focused on the use of digital platforms, without effective debate—a orchestrated, top-down implementation, disconnected from a democratic process. Under the work of the State Department of Education, in conjunction with the Paraná State Council of Education (CEE-PR), adjustments and adhesions were promoted. However, this thesis also argues, as evidenced in the text, that there was much resistance from teachers, research groups, students (high school movement), APP/Union, and entities representing the educational field, in the face of debates and struggles for comprehensive education, present since before 2016, thus characterizing it as a counter-reform. Cette thèse porte sur la réforme de l'enseignement secondaire, son institutionnalisation et sa mise en œuvre dans la municipalité d'Irati (PR), entre 2016 et 2025. Elle considère que cette réforme s'inscrit dans un ensemble de réformes, incluant celles du travail et de la sécurité sociale, menées dans un contexte de fortes controverses, au sein d'une crise du mode de production capitaliste qui se poursuit et s'aggrave à l'échelle internationale depuis 2008. Face à ces circonstances, la problématique suivante a été formulée : quelles sont les adhésions, les tensions, les ajustements et les résistances observées dans le processus d'institutionnalisation de la réforme de l'enseignement secondaire et sa mise en œuvre ultérieure dans la municipalité d'Irati (PR) ? Pour répondre à cette question, l'objectif général de cette thèse est d'analyser le processus d'institutionnalisation de la réforme et sa mise en œuvre dans la municipalité d'Irati (PR), afin d'en mettre en lumière les adhésions, les tensions, les ajustements et les résistances. Afin de structurer les analyses en vue d'atteindre l'objectif fixé, les objectifs spécifiques suivants ont été définis : situer la réforme de l'enseignement secondaire dans l'ensemble des réformes et dans le contexte des crises du mode de production capitaliste ; analyser le processus d'institutionnalisation de cette réforme au niveau national et dans l'État du Paraná ; présenter le réseau éducatif irati, ses établissements et ses lycéens au regard des forces socioculturelles à l'œuvre dans son histoire ; et analyser les adhésions, les tensions, les ajustements et les résistances lors de la mise en œuvre de cette réforme à Irati (PR). Le cadre théorique de cette thèse est le matérialisme dialectique historique, qui permet de saisir l'objet en mouvement, les contradictions, les intérêts et les projets relatifs à l'enseignement secondaire qui expliquent les adhésions, les ajustements et les résistances. Une recherche documentaire a été menée pour l'analyse des lois, résolutions, ordonnances, instructions normatives et directives, tandis qu'une recherche bibliographique a permis d'identifier les courants et les auteurs qui se sont consacrés à cette réforme. Par ailleurs, une recherche de terrain a été menée au moyen d'entretiens semi-directifs avec des enseignants, des administrateurs, l'équipe pédagogique du Centre régional d'Irati et des représentants de l'Association-Syndicat des enseignants du Paraná (APP) d'Irati. L'analyse des données recueillies, à la lumière du cadre théorique exposé, permet de soutenir la thèse selon laquelle l'institutionnalisation de la réforme a été menée à la hâte, a rompu avec le concept d'éducation de base, a fragmenté la formation et a servi les intérêts du capital et d'une pédagogie axée sur les compétences. Sa mise en œuvre au sein du Centre éducatif d'Irati s'est faite sans la participation des professionnels de l'éducation ; la formation continue a été centralisée au sein du Département d'État de l'Éducation ; les clarifications et les études participatives avec les enseignants sur les fondements de la réforme ont été interdites et l'accent a été mis sur l'utilisation des plateformes numériques, sans véritable débat ; une mise en œuvre orchestrée et verticale, déconnectée de tout processus démocratique. Sous l'égide du Département d'État de l'Éducation, en collaboration avec le Conseil d'État de l'Éducation du Paraná (CEE-PR), des ajustements et des adhésions ont été encouragés. Toutefois, cette thèse soutient également, comme en témoigne le texte, qu'il y a eu une forte résistance de la part des enseignants, des groupes de recherche, des étudiants (mouvement étudiant du secondaire), de l'APP-Sindicato (syndicat des enseignants) et des entités représentatives du domaine éducatif, face aux débats et aux luttes pour une éducation complète, présents depuis avant 2016, la caractérisant ainsi comme une contre-réforme. |
| Keywords: | Reforma do ensino médio Institucionalização Implementação em Irati/PR Verticalização Resistências High school reform Institutionalization Implementation in Irati-PR Verticalization Resistance Réforme de l’enseignement secondaire Institutionnalisation Mise en œuvre en Iran/PR Verticalisation Résistance |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Doutorado em Educação |
| Citation: | Luz, Kaite Zilá Wrobel. A reforma do ensino médio e a sua implantação no município de Irati/PR (2016-2025): adesões, ajustes e resistências. 2025. 266 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2116 |
| Issue Date: | 26-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
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