| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2112| ???metadata.dc.type???: | Tese |
| Title: | Trabalho e educação: contradições, problemas e desafios por uma educação emancipatória |
| ???metadata.dc.creator???: | Ribeiro, Tammy |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Schlesener, Anita Helena |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Leite, Sandra Maria |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Carvalho, Carliane de Oliveira |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Salomé, Josélia Schwanka |
| ???metadata.dc.contributor.referee4???: | Gonçalves, Rita de Cássia |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, aborda a relação entre trabalho e educação, com foco na busca por uma educação emancipatória. A pesquisa destaca que o currículo escolar é um campo de disputa, dividido entre a lógica de reprodução social, que reforça as desigualdades e atende às demandas do mercado, e a lógica de emancipação, que busca formar sujeitos críticos, autônomos e capazes de transformar a sociedade. A pesquisadora reflete que o currículo é um território de disputa, muitas vezes, serve aos interesses do capital, reproduzindo desigualdades e promovendo subjetividades conformistas, por outro lado pode ser instrumento para a emancipação tensionando um currículo voltado para a formação crítica, para a autonomia, a para a transformação social e formação integral. Argumenta que a escola deve ser ressignificada para promover uma formação mais crítica e socialmente justa, superando o modelo fragmentado e técnico atual. A pesquisa analisa ainda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecendo suas contradições e limitações. Apesar de voltar-se ao mercado de trabalho, reforçando uma lógica capitalista, pode ser compreendida em uma perspectiva crítica promover uma educação emancipatória. Adotou-se neste trabalho uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, com foco na análise de documentos oficiais e obras acadêmicas, buscando compreender as tensões entre a lógica do capital e as possibilidades de uma educação voltada à emancipação. A estrutura do trabalho contempla três seções principais: os limites e possibilidades da escola na sociedade capitalista, a análise do currículo sob essa lógica e as contradições de classe e ideologia presentes na BNCC. Os resultados do estudo apontam que, embora a BNCC apresente desafios, ela pode ser reinterpretada criticamente para avançar rumo a uma educação mais emancipadora, que valorize a formação integral e a transformação social. |
| Abstract: | This study, part of the "Public Policies and Education Management" Research Line of the Graduate Program in Education at Tuiuti University of Paraná, addresses the relationship between work and education, focusing on the pursuit of emancipatory education. The research highlights that the school curriculum is a field of contention, divided between the logic of social reproduction, which reinforces inequalities and meets market demands, and the logic of emancipation, which seeks to develop critical, autonomous individuals capable of transforming society. The researcher reflects that the curriculum is a contested territory; it often serves the interests of capital, reproducing inequalities and promoting conformist subjectivities. On the other hand, it can be an instrument for emancipation, challenging a curriculum focused on critical development, autonomy, social transformation, and comprehensive education. She argues that school must be redefined to promote a more critical and socially just education, overcoming the current fragmented and technical model. The research also analyzes the National Common Curricular Base (BNCC), recognizing its contradictions and limitations. Although it focuses on the labor market and reinforces a capitalist logic, it can be critically understood as promoting an emancipatory education. This study adopted a qualitative, bibliographical, and documentary methodology, focusing on the analysis of official documents and academic works, seeking to understand the tensions between the logic of capital and the possibilities of an education focused on emancipation. The structure of the work comprises three main sections: the limits and possibilities of schools in capitalist society, an analysis of the curriculum under this logic, and the contradictions of class and ideology present in the BNCC. The study's results indicate that, although the BNCC presents challenges, it can be critically reinterpreted to advance toward a more emancipatory education that values comprehensive development and social transformation. |
| Keywords: | Educação e trabalho Educação emancipatória Base nacional comum curricular Formação integral Pedagogia das competências Education and work Emancipatory education National common curricular base Integral formation Pedagogy of competencies |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Doutorado em Educação |
| Citation: | Ribeiro, Tammy. Trabalho e educação: contradições, problemas e desafios por uma educação emancipatória. 2025. 124 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2112 |
| Issue Date: | 30-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TRABALHO E EDUCACAO.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
