Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTakii, Gisele Birkholz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4439379556310519por
dc.contributor.advisor1Camargo, Denise de-
dc.contributor.referee1Cortinhas, Maristela Sobral-
dc.contributor.referee2Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-08T13:09:12Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationTakii, Gisele Birkholz. Capacitação de profissionais da educação infantil para o enfrentamento da violência contra crianças: construção participativa de um protocolo para identificação e prevenção. 2025. 197 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia Forense) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2099-
dc.description.resumoA violência contra crianças na educação infantil é um problema complexo que exige atenção urgente dos educadores, especialmente durante a infância — fase crucial para o desenvolvimento da subjetividade. Este projeto tem como objetivo capacitar profissionais da educação infantil para identificar e prevenir situações de violência, por meio da construção participativa de um protocolo específico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo pesquisa-ação, foi desenvolvida em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), localizados em áreas de alta vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Curitiba. Participaram da investigação dois membros das equipes pedagógicas de cada CMEI e dois representantes da Secretaria Municipal de Educação. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas em dois momentos — antes e após a intervenção — e grupos de trabalho. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e os encontros grupais foram registrados por meio de notas de campo e memorandos. Realizaram-se cinco oficinas para ampliar os conhecimentos dos participantes e facilitar a criação colaborativa do protocolo. Como resultado, além da elaboração do protocolo de enfrentamento da violência, emergiu a proposta de um programa de prevenção envolvendo famílias e comunidade. Este programa visa fortalecer vínculos afetivos e promover a parentalidade positiva, contribuindo para ambientes escolares mais seguros e acolhedores para as crianças.por
dc.description.abstractViolence against children in early childhood education is a complex issue that demands urgent attention from educators, especially during the formative years— crucial for the development of subjectivity. This project aims to equip early childhood education professionals to identify and prevent violence through the participatory development of a specific protocol. This qualitative action research was conducted in three Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs) located in areas of high social vulnerability in the Metropolitan Region of Curitiba. The study involved two members from the pedagogical team of each CMEI and two representatives from the Municipal Department of Education. Data collection included semi-structured interviews conducted at two points—before and after the intervention—as well as working groups. Interviews were recorded and transcribed, and group activities were documented through field notes and memos. Five workshops were conducted to enhance participants’ knowledge and support the collaborative development of the protocol. As a result, in addition to the finalized protocol for addressing violence, the initiative gave rise to a proposed prevention program involving families and the community. This program aims to strengthen affective bonds and promote positive parenting, contributing to safer and more nurturing school environments for children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-07-08T13:09:12Z No. of bitstreams: 1 CAPACITACAO DE PROFICIONAIS.pdf: 1554164 bytes, checksum: dcc96eec873aa9bd4205b15c51830258 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T13:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPACITACAO DE PROFICIONAIS.pdf: 1554164 bytes, checksum: dcc96eec873aa9bd4205b15c51830258 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentPsicologia Forensepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Forensepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolência contra a criançapor
dc.subjectProtocolo contra a violênciapor
dc.subjectConstrução participativapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChild violenceeng
dc.subjectViolence prevention protocoleng
dc.subjectParticipatory developmenteng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCapacitação de profissionais da educação infantil para o enfrentamento da violência contra crianças: construção participativa de um protocolo para identificação e prevenção.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPACITACAO DE PROFICIONAIS.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.