| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2096Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Teixeira, Fábio | - |
| dc.contributor.advisor1 | Amaral Filho, Fausto dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Souza , Maria Antônia de | - |
| dc.contributor.referee1 | Lupion, Patrícia | - |
| dc.contributor.referee2 | Melek, Marcelo | - |
| dc.contributor.referee3 | Fofonca, Eduardo | - |
| dc.contributor.referee4 | Alves, Rodrigo Ramos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:43:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
| dc.identifier.citation | Teixeira, Fábio. Políticas públicas e ensino híbrido na educação superior. 2025. 188 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2096 | - |
| dc.description.resumo | A presente tese está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, e ao Grupo de Pesquisa Epistemologia e Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). As tecnologias digitais estão presentes na vida das pessoas e têm sido inseridas, definitivamente, na educação. No que se refere ao ensino superior, desde 2016, sua presença viabilizou a oferta de até 40% da carga horária dos cursos presenciais em atividades a distância, ou seja, o ensino híbrido. Trata-se de modalidade de ensino que busca mesclar características do presencial e do ensino a distância. Considerando este cenário, a partir da análise das concepções e principais características do ensino híbrido, bem como das políticas públicas para o ensino híbrido na educação superior, o objetivo central desta pesquisa foi compreender os possíveis caminhos que se apresentam para o ensino híbrido na educação superior, particularmente no que diz respeito aos projetos de lei e resoluções que estão em tramitação e como tais documentos tratam da temática do ensino híbrido na educação superior, desde sua concepção até questões outras como o papel do aluno e do professor neste novo contexto educacional. Para tanto, foi efetuado levantamento bibliográfico e balanço de produção referente ao tema. Autores como Allan (2015); Bacich et al (2015); Belloni (2001); Horn e Staker (2015); Kenski (2012); Lévy (1999); Moore e Kearsley (2007); Moran (2015) e outros fundamentaram este estudo. A análise dos documentos legais aponta para uma concepção metodológica do ensino híbrido que precisa ser melhor debatida pela sociedade civil e pelos autores do processo de ensino e aprendizagem. Entendemos que temas além da própria concepção do ensino híbrido e suas derivações, tais como o ensino por competências, a formação docente e conscientização do aluno sobre seu papel nesta modalidade de ensino precisam ser aclaradas. Neste sentido, compreendemos que as tecnologias digitais não podem ser vistas como o fim da educação, mas como o meio para a consecução do processo de ensino e aprendizagem. | por |
| dc.description.abstract | This thesis is linked to the research line Public Policies and Education Management and to the Epistemology and Education Research Group of the Postgraduate Program in Education at the Tuiuti University of Paraná – UTP. Digital technologies are present in people’s lives and have been definitively inserted into education. Regarding higher education, since 2016, their presence has made it possible to offer up to 40% of the workload of in-person courses in distance activities, that is, blended education. This is a teaching modality that seeks to combine characteristics of in-person and distance learning. Considering this scenario, based on the analysis of the concepts and main characteristics of hybrid teaching, as well as public policies for blended education in higher education, the main objective of this research was to understand the possible paths that are presented for blended education in higher education, particularly with regard to the bills and resolutions that are currently being processed and how such documents address the theme of blended education in higher education, from its conception to other issues such as the role of the student and the teacher in this new educational context. To this end, a bibliographic survey and a review of production related to the theme were carried out. Authors such as Allan (2015); Bacich et al (2015); Belloni (2001); Horn and Staker (2015); Kenski (2012); Lévy (1999); Moore and Kearsley (2007); Moran (2015) and others supported this study. The analysis of the legal documents points to a methodological conception of blended education that needs to be better debated by civil society and by the authors of the teaching and learning process. We understand that issues beyond the very concept of blended education and its derivatives, such as competency-based teaching, teacher training and student awareness of their role in this teaching modality, need to be clarified. In this sense, we understand that digital technologies cannot be seen as the end of education, but as the means to achieve the teaching and learning process. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-06-05T13:43:12Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E ENSINO.pdf: 10054628 bytes, checksum: 4d10b72531694be14d9049476d0534c2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-05T13:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E ENSINO.pdf: 10054628 bytes, checksum: 4d10b72531694be14d9049476d0534c2 (MD5) Previous issue date: 2025-03-05 | eng |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Doutorado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino híbrido | por |
| dc.subject | Políticas públicas | por |
| dc.subject | Educação superior | por |
| dc.subject | Blended education | eng |
| dc.subject | Public policies | eng |
| dc.subject | Higher education | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Políticas públicas e ensino híbrido na educação superior | por |
| dc.type | Tese | por |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| POLITICAS PUBLICAS E ENSINO.pdf | 9.82 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
