| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2090| ???metadata.dc.type???: | Tese |
| Title: | Os manuais escolares na prática pedagógica com estudantes surdos que vivem no campo |
| ???metadata.dc.creator???: | Taniguchi, Patrícia Paula Schelp ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souza, Maria Antônia de |
| ???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Silva, João Henrique da |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Nozu, Washington Cesar Shoiti |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Schubert, Silvana Elisa de Morais |
| ???metadata.dc.contributor.referee4???: | Pianoski, Regina Bonart |
| ???metadata.dc.contributor.referee5???: | Rosa, Maria Arlete |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A produção acadêmica vem constatando a luta desses sujeitos pelo direito à educação de qualidade e para serem protagonistas de sua própria história. Além disso, as interfaces entre essas duas áreas do conhecimento, envolvendo sujeitos com deficiência em escolas públicas do campo, apontaram inúmeros desafios e contradições em sua escolarização. Ao pensar em sujeitos surdos que moram e estudam no campo, nas práticas pedagógicas que ocorrem na escola ou fora dela, surge a seguinte problematização: sob quais determinações são produzidos e utilizados os manuais escolares na prática pedagógica com estudantes surdos que vivem no campo, nos municípios de Piraquara e São José dos Pinhais - PR? Elencouse como objetivo geral compreender os determinantes que perpassam o trabalho com os manuais escolares na prática pedagógica com os surdos que vivem e estudam no campo. Propôs-se, como objetivos específicos, (re) conhecer os estudantes surdos que estudam e moram no campo em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC); problematizar a relação entre os conteúdos dos manuais escolares e a vida no campo; e explicitar os determinantes internos e externos dos manuais escolares na prática pedagógica. Enquanto orientação metodológica, optou-se pelo materialismo histórico-dialético, com as categorias de contradição, mediação e totalidade. Elencou-se como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada, a observação registrada em diário de campo, a análise de documentos, e os registros fotográficos e de vídeos, todos estes com a devida permissão e proteção de dados pessoais dos participantes. O estudo foi realizado com três sujeitos surdos conhecedores da Libras, com seus familiares, com um profissional em tradução e interpretação de Libras e com uma professora de apoio. A pesquisa bibliográfica identificou onze dissertações de mestrado e seis teses de doutorado sobre as interfaces educação do campo e educação especial. Para investigar sobre os manuais escolares, analisou-se nove dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Na pesquisa documental, elencaram-se os projetos políticos pedagógicos das escolas, os manuais escolares utilizados pelos sujeitos surdos e os documentos normativos (leis, decretos, resoluções e diretrizes) que foram produzidos na educação do campo e na educação especial. A partir da análise dos dados, concluímos que são múltiplos os determinantes que perpassam o trabalho com manuais escolares na prática pedagógica com surdos do campo: a formação docente, a acessibilidade linguística, cultural e identitária dos sujeitos surdos, as políticas de inclusão, dentre outros. Os manuais escolares são identificados como um dos determinantes no processo formativo do sujeito surdo que vive no campo, sendo influenciados pela ideologia dominante, pelo projeto de sociedade vigente, pela formação docente, políticas públicas, dentre outros aspectos. |
| Abstract: | The academic production has been recognizing the struggle of these individuals for the right to quality education and to be protagonists of their own history. Additionally, the interfaces between these two fields of knowledge, involving individuals with disabilities in rural public schools, have revealed numerous challenges and contradictions in their schooling. When considering deaf individuals who live and study in rural areas, and the pedagogical practices that occur within or outside the school, the following question arises: under what determinations are school textbooks produced and used in pedagogical practice with deaf students living in rural areas in the municipalities of Piraquara and São José dos Pinhais - PR? The general objective was outlined as understanding the determinants that permeate the work with school textbooks in pedagogical practice with deaf individuals who live and study in rural areas. The specific objectives proposed were to (re) recognize the deaf students who study and live in rural areas in the municipalities of the Metropolitan Region of Curitiba (RMC); to problematize the relationship between the contents of the school textbooks and life in rural areas; and to explain the internal and external determinants of the school textbooks in pedagogical practice. As a methodological orientation, the historical-dialectical materialism was chosen, with the categories of contradiction, mediation, and totality. The methodological procedures listed were semi-structured interviews, observations recorded in a field diary, document analysis, and photographic and video recordings, all with the due permission and protection of the participants' personal data. The study was conducted with three deaf individuals proficient in Libras, with their families, a professional in Libras translation and interpretation, and a support teacher. The bibliographic research identified eleven master's theses and six doctoral dissertations on the interfaces of rural education and special education. To investigate school textbooks, nine master's theses and one doctoral dissertation were analyzed. In the documentary research, the pedagogical political projects of the schools, the school textbooks used by the deaf individuals, and the normative documents (laws, decrees, resolutions, and guidelines) produced in rural education and special education were listed. Based on the data analysis, we concluded that multiple determinants permeate the work with school textbooks in pedagogical practice with deaf individuals in rural areas: teacher training, linguistic, cultural, and identity accessibility of deaf individuals, inclusion policies, among others. School textbooks are identified as one of the determinants in the formative process of the deaf individual living in rural areas, being influenced by the dominant ideology, the current societal project, teacher training, public policies, among other aspects. La producción académica ha estado constatando la lucha de estos sujetos por el derecho a una educación de calidad y por ser protagonistas de su propia historia. Además, las interfaces entre estas dos áreas del conocimiento, que involucran a sujetos con discapacidad en escuelas públicas rurales, han señalado numerosos desafíos y contradicciones en su escolarización. Al pensar en sujetos sordos que viven y estudian en el campo, en las prácticas pedagógicas que ocurren en la escuela o fuera de ella, surge la siguiente problemática: ¿bajo qué determinaciones se producen y se utilizan los manuales escolares en la práctica pedagógica con estudiantes sordos que viven en el campo, en los municipios de Piraquara y São José dos Pinhais - PR? Se estableció como objetivo general comprender los determinantes que atraviesan el trabajo con los manuales escolares en la práctica pedagógica con los sordos que viven y estudian en el campo. Se propusieron, como objetivos específicos, (re)conocer a los estudiantes sordos que estudian y viven en el campo en municipios de la Región Metropolitana de Curitiba (RMC); problematizar la relación entre los contenidos de los manuales escolares y la vida en el campo; y explicitar los determinantes internos y externos de los manuales escolares en la práctica pedagógica. Como orientación metodológica, se optó por el materialismo histórico-dialéctico, con las categorías de contradicción, mediación y totalidad. Se enumeraron como procedimientos metodológicos la entrevista semiestructurada, la observación registrada en un diario de campo, el análisis de documentos, y los registros fotográficos y de vídeos, todos estos con el debido permiso y protección de los datos personales de los participantes. El estudio se realizó con tres sujetos sordos conocedores de Libras, con sus familiares, con un profesional en traducción e interpretación de Libras y con una profesora de apoyo. La investigación bibliográfica identificó once disertaciones de maestría y seis tesis de doctorado sobre las interfaces entre educación rural y educación especial. Para investigar sobre los manuales escolares, se analizaron nueve disertaciones de maestría y una tesis de doctorado. En la investigación documental, se enumeraron los proyectos políticos pedagógicos de las escuelas, los manuales escolares utilizados por los sujetos sordos y los documentos normativos (leyes, decretos, resoluciones y directrices) que se produjeron en la educación rural y en la educación especial. A partir del análisis de los datos, concluimos que son múltiples los determinantes que atraviesan el trabajo con manuales escolares en la práctica pedagógica con sordos del campo: la formación docente, la accesibilidad lingüística, cultural e identitaria de los sujetos sordos, las políticas de inclusión, entre otros. Los manuales escolares se identifican como uno de los determinantes en el proceso formativo del sujeto sordo que vive en el campo, siendo influenciados por la ideología dominante, el proyecto de sociedad vigente, la formación docente, políticas públicas, entre otros aspectos. |
| Keywords: | Educação do campo Educação de surdos Manuais escolares Práticas pedagógicas Rural education Deaf education School manuals Pedagogical practices Educación rural Educación para sordos Manuales escolares Prácticas pedagógicas |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Doutorado em Educação |
| Citation: | Taniguchi, Patrícia Paula Schelp. Os manuais escolares na prática pedagógica com estudantes surdos que vivem no campo. 2024. 162 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2090 |
| Issue Date: | 26-Apr-2024 |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OS MANUAIS ESCOLARES NA.pdf | 4.29 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

