Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2068
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Colégio Lins de Vasconcellos: fundamentos filosóficos, práticas pedagógicas e a cidade mirim - 1963 a 1998
???metadata.dc.creator???: Ribas, Cintia Cargnin Cavalheiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Nádia Gaiofatto
???metadata.dc.contributor.referee3???: Teixeira, Rosa Lydia
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetivou analisar os aspectos filosóficos e pedagógicos que fundamentaram a proposta pedagógica do Colégio Lins de Vasconcellos e subsidiaram a criação da Cidade Mirim. O recorte temporal abrangeu de 1963 a 1998, justificando-se, pois, o período contempla desde a inauguração da instituição em 1963 e a inauguração da Cidade Mirim em 1969 até o arrendamento do Colégio Lins de Vasconcellos para o Grupo Educacional Opet no ano de 1998. Em se tratando de pesquisa da história das instituições escolares, o procedimento metodológico se iniciou com o levantamento bibliográfico para o direcionamento da coleta de dados que embasaram o levantamento e a análise de fontes, o que ocorreu paralelamente à pesquisa documental. As fontes coletadas junto à Federação Espírita do Paraná, Colégio Opet e ex-alunos das Instituições receberam um tratamento analítico para categorização e compreensão do objeto de estudo e posterior registro da história institucional (BUFFA; NOSELLA, 2005). Para o registro da história institucional, fundamentando-se no estudo de instituições escolares, buscou-se o delineamento do “retrato da escola” por meio de cinco categorias de análise: contexto histórico, a vida da escola (as práticas educativas e práticas pedagógicas desenvolvidas), organização de tempos e espaços, os saberes (currículo, metodologias e direcionamento) e normas. (BUFFA; NOSELLA, 2008), que estearam a construção dos capítulos. No estudo da instituição escolar, constatou-se a presença marcante do professor Ney Lobo na elaboração das propostas pedagógicas que alicerçaram as práticas escolares do Colégio Lins de Vasconcellos e da Cidade Mirim, tendo os princípios edificados na Filosofia Espírita da Educação, no Escolanovismo e nos aspectos relacionados à Educação Moral e Cívica, que eram base de sua formação. A pesquisa traz em seu bojo os aspectos do planejamento, implantação e funcionamento do Colégio Lins de Vasconcellos, situando inicialmente o contexto histórico em que se instauraram, assim como as práticas pedagógicas promovidas pelo Colégio com vistas à formação integral do sujeito, que vinham ao encontro dos princípios da Escola Ativa e da Filosofia Espírita da Educação proposta por Ney Lobo e culminaram na implementação do método pedagógico tridimensional, no qual se consideravam três fundamentos: a atividade, a individualização e a cooperação, que eram fundamentos para uma Escola Ativa, em que o aluno aprende fazendo, tem respeitada sua individualidade e tem a oportunidade de cooperar para o desenvolvimento dos demais alunos. Neste contexto, a implementação da Cidade Mirim foi compreendida como ponto culminante da aplicação da metodologia do Colégio Lins de Vasconcellos, por se tratar de um instrumento pedagógico no qual os alunos vivenciavam práticas da vida cotidiana, possibilitando a antecipação da vida adulta e responsabilidades sociais, por meio da reflexão sobre problemas reais e a solução dos mesmos para o bom andamento e harmonia tanto na minicidade quanto no Colégio. Tais práticas eram permeadas pelos princípios da Doutrina Espírita e faziam parte das ações do Colégio que tinham como propósito a “Evolução pela Educação”, tendo o desígnio de transformar o meio social a partir da educação, o que está visivelmente presente nas práticas, metodologia e instrumentos adotados pela instituição escolar.
Abstract: The present research intended to analyze the philosophical and pedagogical aspects that founded the pedagogical proposal of the Colégio Lins de Vasconcellos and subsidized the creation of the Cidade Mirim. The time frame was between 1963 and 1998, because the period extends from the inauguration of the institution in 1963 and the opening of the Cidade Mirim in 1969 until the lease of Colégio Lins de Vasconcellos to Opet Educational Group in 1998. About the researching on the history of school institutions, the methodological procedure began with a bibliographic survey to guide the collection of data that supported the survey and analysis of sources, which occurred in parallel with documentary research. The sources collected from the Federação Espírita do Paraná, Colégio Opet and former students of the Institutions received an analytical treatment for categorization and understanding of the object of study and subsequent registration of institutional history (BUFFA; NOSELLA, 2005). For the record of institutional history, based on the study of school institutions, an outline of the school’s detayled description was sought through five categories of analysis: historical context, school life (the developed educational and pedagogical practices), organization of times and spaces, knowledge (curriculum, methodologies and direction) and standards. (BUFFA; NOSELLA, 2008), which extended the construction of the chapters. In the study of the school institution, it was noted the remarkable presence of professor Ney Lobo in the elaboration of the pedagogical proposals that founded the school practices of Colégio Lins de Vasconcellos and Cidade Mirim, having the principles built on the Spiritist Philosophy of Education, Escolanovismo and in aspects related to Moral and Civic Education, which were the basis of their education. The research brings the aspects of planning, implementation and functioning of the Colégio Lins de Vasconcellos, initially placing the historical context in which they were established, as well as the pedagogical practices promoted by the institution aiming at the integral formation of the person, which came to meet of the principles of the Active School and Spiritist Philosophy of Education proposed by Ney Lobo and culminated in the implementation of the three-dimensional pedagogical method, in which three foundations were considered: activity, individualization and cooperation, which were foundations for an Active School, in which the student learns by doing , has respected his individuality and has the opportunity to cooperate in the development of other students. In this context, the implementation of Cidade Mirim was understood as a culmination of the application of the methodology of Colégio Lins de Vasconcellos, for being a pedagogical instrument in which students experienced daily life practices, enabling the anticipation of adult life and social responsibilities, through reflection on real problems and the solution of them for the good progress and harmony both in the mini city and in the School. Such practices were permeated by the principles of the Spiritist Doctrine and were part of the actions of the School, whose purpose was the “Evolution through Education”, with the aim of transforming the social environment through education, which is visibly present in the practices, methodology and instruments adopted by the school institution.
Keywords: História de instituição escolar
Colégio Lins de Vasconcellos
Filosofia espírita da educação
Cidade mirim
Escola ativa
History of school institution
Colégio Lins de Vasconcellos
Spiritist philosophy of education
Cidade mirim
Active school
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Ribas, Cintia Cargnin Cavalheiro. Colégio Lins de Vasconcellos: fundamentos filosóficos, práticas pedagógicas e a cidade mirim - 1963 a 1998. 2020. 254 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2068
Issue Date: 30-Sep-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COLEGIO LINS DE VASCONCELLOS.pdf7.27 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.