| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2064Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Forno, Marcia Rakel Grahl Dal | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1890808850176539 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Costa Neto, Pedro Leão da | - |
| dc.contributor.referee1 | Lima, Francisca Alexandre de | - |
| dc.contributor.referee2 | Gagno, Roberta Ravaglio | - |
| dc.contributor.referee3 | Salomé, Josélia Schawanka | - |
| dc.contributor.referee4 | Amaral Filho, Fausto dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:01:21Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
| dc.identifier.citation | Forno, Marcia Rakel Grahl Dal. A formação de professores em questão: uma análise das políticas públicas da rede estadual do Paraná. 2022. 308 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2064 | - |
| dc.description.resumo | Esta tese analisa as políticas públicas educacionais de formação de professores da rede de ensino estadual do Paraná. A complexidade que envolve o tema estabelece como condição necessária o estudo do contexto que o determina, conduzindo a análise dos fatores que subjazem a dinâmica organizacional do sistema estadual de educação. Desse modo, a construção deste estudo desenvolve-se subsidiado pela análise da totalidade do objeto e suas especificidades a qual mostra, dentre outros aspectos, a intrínseca relação dos programas estaduais com as ações de implementação, estruturação/ reestruturação das políticas governamentais nacionais, e estas com as orientações internacionais. O período demarcado para esta investigação é caracterizado pela análise das políticas públicas de formação de professores implementados na gestão dos governadores: Jaime Lerner (gestão 1995-2002); Roberto Requião de Mello e Silva (gestão 2003 – 2009); Carlos Alberto Richa (gestão 2010-2018) e Carlos Roberto Massa Júnior (gestão 2019 -2022). As políticas públicas paranaenses são caracterizadas diante de uma permanente instabilidade, descontinuidade, e recentemente pela gradativa condição de precarização estabelecida pelos princípios de racionalidade, produtividade pautado em programas que contemplam excessivamente a análise de resultados mensurados em índices, avaliações de larga escala, sistemas informatizados de controle, levando os profissionais a uma jornada de trabalho que impossibilita a reflexão da sua prática e reelaboração dos métodos, formas, possibilidades da transmutação dos conhecimentos. Na contramão dessa perspectiva de trabalho e de formação docente estabelecer um projeto político que transcende as imposições de mercado, e que reestruture a formação sob uma perspectiva emancipatória, que valorize a gestão efetivamente democrática garantindo a autonomia docente e a participação de toda a comunidade escolar se torna objeto a ser defendido neste trabalho. Consoante com as questões apresentadas elabora-se a questão problematizadora desta tese: As políticas públicas de formação continuada estabelecidas na forma, conteúdo e intencionalidade se constituem como obstáculo para uma formação humana omnilateral? Logo o objetivo geral é: Analisar as políticas educacionais de formação de professores da rede pública do estado do Paraná apontando a realidade de sua organização bem como os seus limites e possibilidades. O referencial teórico na presente pesquisa desenvolve-se na ótica da concepção dialética da história e adota-se como procedimento metodológico o estudo denominado estado da arte. Esta pesquisa apresenta algumas análises sobre a formação de professores ofertados pelas redes de ensinos públicas e por diversas instituições de ensino, públicas e particulares, que se encontram sob a correlação de forças entre as determinações econômicas e as voltadas a uma formação ontológica e omnilateral. Defende-se uma formação de professores omnilateral e ontológica, porque considera-se como a mais viável, e talvez a única que possibilite ao professor melhorar sua qualidade de vida, e concomitantemente levar a uma sociedade com menos desigualdades e maior justiça social. Pensar nas políticas públicas de formação de professores configura-se em uma necessidade intrínseca a educação e indissociável a práxis pedagógica transformadora da realidade. | por |
| dc.description.abstract | This thesis analyzes public educational policies for teacher training in the state education network in Paraná. The complexity that involves the theme establishes as a necessary condition the study of the context that determines it, leading to the analysis of the factors that underlie the organizational dynamics of the state education system. In this way, the construction of this study is developed supported by the analysis of the totality of the object and its specificities which shows, among other aspects, the intrinsic relationship of state programs with the implementation, structuring/restructuring actions of national government policies, and these with international guidelines. The period defined for this investigation is characterized by the analysis of public policies for teacher training implemented in the administration of governors: Jaime Lerner (management 1995-2002); Roberto Requião de Mello e Silva (management 2003 – 2009); Carlos Alberto Richa (2010-2018 management) and Carlos Roberto Massa Júnior (2019-2022 management). Public policies in Paraná are characterized by permanent instability, discontinuity, and recently by the gradual condition of precariousness established by the principles of rationality, productivity based on programs that excessively contemplate the analysis of results measured in indices, large-scale evaluations, computerized systems of control, leading professionals to a workday that makes it impossible to reflect on their practice and re-elaborate the methods, forms, possibilities of transmuting knowledge. Contrary to this perspective of work and teacher training, to establish a political project that transcends market impositions, and that restructures training from an emancipatory perspective, that values effectively democratic management, guaranteeing teaching autonomy and the participation of the entire school community. becomes an object to be defended in this work. In line with the questions presented, the problematizing question of this thesis is elaborated: Do public policies for continuing education established in form, content and intention constitute an obstacle to an omnilateral human formation? Therefore, the general objective is: To analyze the educational policies of teacher training in the public network of the state of Paraná, pointing out the reality of its organization as well as its limits and possibilities. The theoretical framework in this research is developed from the perspective of the dialectical conception of history and the study called state of the art is adopted as a methodological procedure. This research presents some analyzes on teacher training offered by public education networks and by various teaching institutions, public and private, which are under the correlation of forces between economic determinations and those aimed at an ontological and omnilateral training. An omnilateral and ontological teacher training is defended, because it is considered the most viable, and perhaps the only one that allows teachers to improve their quality of life, and at the same time lead to a society with less inequalities and greater social justice. Thinking about public policies for teacher training is a necessity that is intrinsic to education and inseparable from the pedagogical praxis that transforms reality. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-18T18:01:21Z No. of bitstreams: 1 A FORMACAO DE PROFESSORES.pdf: 3588261 bytes, checksum: 28e2f5dcb73fa614c5aa691ff57deee8 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-18T18:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A FORMACAO DE PROFESSORES.pdf: 3588261 bytes, checksum: 28e2f5dcb73fa614c5aa691ff57deee8 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Doutorado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.subject | Políticas públicas | por |
| dc.subject | Formação humana omnilateral | por |
| dc.subject | Teacher training | eng |
| dc.subject | Public policies | eng |
| dc.subject | Omnilateral human formation | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A formação de professores em questão: uma análise das políticas públicas da rede estadual do Paraná | por |
| dc.type | Tese | por |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A FORMACAO DE PROFESSORES.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
