| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2059Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Storti, Wanessa Margotti Ramos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1616096269381198 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Schlesener, Anita Helena | - |
| dc.contributor.referee1 | Salomé, Josélia | - |
| dc.contributor.referee2 | Costa Neto, Pedro Leão da | - |
| dc.contributor.referee3 | Costa Filho, Izaias | - |
| dc.contributor.referee4 | Iskandar, Jamil Ibrahim | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:45:53Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | Storti, Wanessa Margotti Ramos. A lua crescente e a estrela na terra brasilis: retratos da educação árabe muçulmana no Paraná e em São Paulo. 2023. 186 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2059 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre o estudo de escolas fundadas por imigrantes árabes muçulmanos nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e São Paulo. A opção por esta temática leva em conta a contribuição para a história regional a partir da reconstrução histórica das instituições escolares e das especificidades acerca do processo imigratório no Paraná e em São Paulo. A produção científica no campo da história da educação tem instigado novas investigações, principalmente a expansão dos estudos que abordam a história das instituições escolares e que contribuem para o avanço do conhecimento na área (VILELLA, 2005). O objetivo dessa tese é analisar de que maneira ocorre o pertencimento dessa comunidade dentro das escolas e como estas influenciam a vida desses imigrantes que depositam nela a esperança de um retorno simbólico à terra natal. É relevante mencionar que a ausência de estudos sobre árabes muçulmanos no Brasil também contribui para uma certa invisibilidade do grupo. De fato, a maior parte dos estudos sobre esse grupo se concentrou na cidade de São Paulo. E essa ausência de estudos remetem não somente ao processo imigratório, mas como também no que tange a questão educacional desse grupo. Com base nisso, qual a importância dessas escolas na manutenção da tradição trazida pelos imigrantes árabes muçulmanos? Tendose em conta que a cultura possui uma dimensão política, a escola assume uma tarefa fundamental de formação comunitária e de auxílio na preservação de suas raízes históricas, ao mesmo tempo em que facilita a inserção da comunidade na nova situação social encontrada. Nas escolas étnicas, a preservação do idioma como um código de comunicação e interação foi sempre uma preocupação dos imigrantes, na medida em que ele faz a ponte entre o passado e o presente, propiciando a ideia de pertencimento. Considerando que as migrações são processos situados socio historicamente, o estudo dos deslocamentos transnacionais deve englobar as particularidades de cada contexto, com vistas a contribuir com uma compreensão ampliada da realidade vivida pela comunidade em questão. Juntamente aos centros religiosos muçulmanos, surgiram entidades beneficentes que tem servido não somente como ponto de apoio e/ou rede de contato da comunidade, mas também como centro responsável por ações de integração desta com o seu entorno. Estas instituições foram criadas com a finalidade de transmitir, de preservar a cultura islâmica, de gerar uma cercania e um vínculo com a comunidade. Um conceito importante, no que se confere à historiografia e que se utilizará no decorrer desta tese, é o de Cultura Escolar. Diversos pesquisadores trabalham com esse conceito como Forquin (1993), Faria Filho (2007), Viñao Frago (2000), com variações em relação às suas ênfases. Dentro das instituições escolares, é viável verificar esse conceito, pois é através das práticas e normas que valores, comportamentos e conhecimentos são transmitidos e se impõem. Desse modo, essa tese pretende afirmar que o pertencimento é fundamental para a sobrevivência dessa comunidade e que as escolas fazem a mediação entre a origem e a nova realidade para a sua adaptação. A temática se justifica na medida em que a dinâmica do fenômeno da imigração interfere na realidade e no imaginário social dos imigrados em toda a sua trajetória e no imaginário dos brasileiros desde a segunda metade do século XIX. | por |
| dc.description.abstract | This research presents a discussion on the study of schools founded by Arab Muslim immigrants in the cities of Curitiba, Foz do Iguaçu and São Paulo. The choice for this theme takes into account the contribution that will be made to regional history through the historical reconstruction of school institutions and the specificities surrounding the immigration process in Paraná and São Paulo. Scientific production in the field of history of education has instigated new investigations, mainly the expansion of studies that address the history of school institutions and that contribute to the advancement of knowledge in the area (VILELLA, 2005). The objective of this thesis is to analyze how this community belongs within schools and how they influence the lives of these immigrants who place in them the hope of a symbolic return to their homeland. It is important to mention that the lack of studies on Muslim Arabs in Brazil also contributes to a certain invisibility of the group. In fact, most studies on this group have focused on the city of São Paulo. And this lack of studies refers not only to the immigration process, but also to the educational issue of this group. Based on this, how important are these schools in maintaining the tradition brought by Arab Muslim immigrants? Taking into account that culture has a political dimension, the school assumes a fundamental task of community formation and helping to preserve its historical roots, at the same time as it facilitates the community's insertion into the new social situation found. In ethnic schools, the preservation of the language as a code of communication and interaction has always been a concern for immigrants, as it bridges the gap between the past and the present, providing the idea of belonging. Considering that migrations are sociohistorically situated processes, the study of transnational displacements must encompass the particularities of each context, with a view to contributing to an expanded understanding of the reality experienced by the community in question. Along with Muslim religious centers, charitable entities have emerged that have served not only as a point of support and/or contact network for the community, but also as a center responsible for actions to integrate the community with its surroundings. These institutions were created with the purpose of transmitting and preserving Islamic culture, generating closeness and a bond with the community. An important concept, in terms of historiography and which will be used throughout this thesis, is that of School Culture. Several researchers work with this concept, such as Forquin (1993), Faria Filho (2007), Viñao Frago (2000), with variations in relation to their emphases. Within school institutions, it is feasible to verify this concept, as it is through practices and norms that values, behaviors and knowledge are transmitted and imposed. Therefore, this thesis intends to affirm that belonging is fundamental for the survival of this community and that schools mediate between the origin and the new reality for its adaptation. The theme is justified insofar as the dynamics of the immigration phenomenon interferes in the reality and social imagination of immigrants throughout their trajectory and in the imagination of Brazilians since the second half of the 19th century. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-14T13:45:53Z No. of bitstreams: 1 A LUA CRESCENTE E A ESTRELA.pdf: 2145557 bytes, checksum: 105cc74276d5107ed8f2a57e9addb0d2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-14T13:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A LUA CRESCENTE E A ESTRELA.pdf: 2145557 bytes, checksum: 105cc74276d5107ed8f2a57e9addb0d2 (MD5) Previous issue date: 2023-11-29 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Doutorado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Imigração árabe | por |
| dc.subject | Islamismo | por |
| dc.subject | Cultura escolar | por |
| dc.subject | Escolas árabes muçulmanas | por |
| dc.subject | Arab immigration | eng |
| dc.subject | Islam | eng |
| dc.subject | School culture | eng |
| dc.subject | Arab muslim schools | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A lua crescente e a estrela na terra brasilis: retratos da educação árabe muçulmana no Paraná e em São Paulo | por |
| dc.type | Tese | por |
| Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A LUA CRESCENTE E A ESTRELA.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
