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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Traços da ressignificação da identidade docente no ensino superior à luz do pensamento complexo de Edgar Morin
???metadata.dc.creator???: Lindstron, Jacqueline Andreucci
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leite, Maria Alzira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sá, Ricardo Antunes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Maria Cândida Borges de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Donato, Sueli Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, motivada pela necessidade de compreender as transformações na identidade profissional docente em um contexto de ensino remoto emergencial, teve como objetivo geral investigar o movimento de ressignificação das identidades docentes de professores de cursos de licenciatura em uma universidade pública do sul do Brasil, à luz do pensamento complexo de Edgar Morin. Para tal, tinha como objetivos específicos: i.) apresentar o pensamento complexo e seus operadores cognitivos; ii.) descrever brevemente a história do trabalho docente no Brasil, apontando indícios acerca da constituição da identidade do professor de magistério superior; e, iii.) analisar a identidade profissional dos professores de cursos de licenciaturas de uma universidade pública brasileira, no Sul do Brasil, na e para além da pandemia de covid-19, sob perspectiva teórica-epistemológica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin. De natureza majoritariamente qualitativa, buscou investigar como um grupo de professores de magistério superior que atuavam em cursos de licenciaturas de uma universidade pública do sul do Brasil ressignificou sua prática na e para além da pandemia covid-19. A produção de dados contou com três instrumentos, questionário fechado, entrevista semiestruturada e círculo de diálogo. Os resultados indicaram que a pandemia de covid-19 acelerou um processo de ressignificação das identidades docentes, marcado pela necessidade de adaptação às novas tecnologias digitais e metodologias, bem como pela busca por um novo sentido para a profissão. A tese defendida é a de que houve um processo de ressignificação identitária entre um grupo de docentes do magistério superior de licenciatura vinculado às maneiras desses professores pensarem, sentirem e agirem; buscando equilibrar o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação apreendidas durante o ensino remoto emergencial com as práticas pedagógicas enraizadas no ensino tradicional. A pesquisa contribuiu para o campo da formação de professores ao evidenciar a importância de uma abordagem complexa para compreender as transformações na identidade profissional docente, especialmente em momentos de crise. Como linha de pesquisa, a investigação se insere no campo das práticas pedagógicas, mais especificamente nos elementos articuladores que moldam essas práticas.
Abstract: This study, prompted by the need to comprehend the transformations in the professional identity of teachers during the emergency remote teaching period, aims to inestigate the resignification of teaching identities among professors of undergraduate courses at a public university in southern Brazil, through the lens of Edgar Morin's complex thought. To this end, it had the following specific objectives: i.) to present complex thinking and its cognitive operators; ii.) to briefly describe the history of teaching work in Brazil, pointing out indications about the constitution of the identity of the higher education teacher; and, iii.) to analyze the professional identity of teachers of undergraduate courses at a Brazilian public university, in southern Brazil, in and beyond the covid-19 pandemic, from the theoretical-epistemological perspective of complex thinking proposed by Edgar Morin. Employing mostly a qualitative approach, the research resorted to questionnaires, semi-structured interviews, and dialogue circles to collect data. The results indicate that the COVID-19 pandemic has accelerated a process of resignification of teaching identities, marked by the need to adapt to new digital technologies and methodologies, as well as the search for a new meaning for the profession. The thesis defended is that there has been a process of identity re-signification among a group of higher education teachers linked to the ways in which these professionals think, feel and act; seeking to balance the use of digital communication and information technologies learned during emergency remote teaching with pedagogical practices rooted in traditional teaching. The research contributed to the field of teacher training by highlighting the importance of a complex approach to understanding transformations in teachers' professional identity, especially in times of crisis. As a line of research, the investigation falls within the field of pedagogical practices, more specifically the articulating elements that shape these practices.
A lo largo de cuatro décadas de enseñanza, jamás había experimentado tanto malestar. Este estudio, impulsado por la necesidad de investigar las transformaciones en la identidad profesional de los docentes durante el período de enseñanza remota de emergencia, tiene como objetivo analizar la resignificación de las identidades docentes entre profesores de cursos de licenciatura en una universidad pública del sur de Brasil, a través de la lente del pensamiento complejo de Edgar Morin. Para ello, tuvo los siguientes objetivos específicos: i.) presentar el pensamiento complejo y sus operadores cognitivos; ii.) describir brevemente la historia del trabajo docente en Brasil, señalando indicios sobre la constitución de la identidad del profesor de enseñanza superior; y, iii.) analizar la identidad profesional de los profesores de cursos de grado de una universidad pública brasileña, en el sur de Brasil, en y más allá de la pandemia del covid-19, desde la perspectiva teórico-epistemológica del pensamiento complejo propuesta por Edgar Morin. Empleando un enfoque qualitativo, la investigación utilizó cuestionarios, entrevistas semiestructuradas y círculos de diálogo para recolectar datos. Los hallazgos indican que la pandemia de covid-19 aceleró un proceso de resignificación de las identidades docentes, caracterizado por la necesidad de adaptarse a nuevas tecnologías y metodologías, y una búsqueda de un nuevo significado para la profesión. Los docentes exhibieron un fuerte sentido de responsabilidad y un esfuerzo colectivo para superar los desafíos planteados por la enseñanza remota, reforzando la significancia de la profesión docente. La tesis defendida es que se ha producido un proceso de resignificación identitaria entre un grupo de profesores de enseñanza superior vinculado a las formas de pensar, sentir y actuar de estos docentes; buscando equilibrar el uso de las tecnologías digitales de comunicación e información aprendidas durante la enseñanza a distancia de emergencia con prácticas pedagógicas arraigadas en la enseñanza tradicional. La investigación contribuyó al campo de la formación de profesores al enfatizar la importancia de una perspectiva compleja para comprender las transformaciones en la identidad profesional de los profesores, especialmente en tiempos de crisis. Como línea de investigación, este estudio se enmarca en el ámbito de las prácticas pedagógicas, centrándose específicamente en sus elementos articuladores.
Keywords: Identidade docente
Magistério superior
Licenciatura
Pensamento complexo
Práticas pedagógicas
Teaching identity
Higher education
Teaching degree
Complex thinking
Pedagogical practices
Identidad docente
Magisterio superior
Licenciatura
Pensamiento complejo
Prácticas pedagógicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Lindstron, Jacqueline Andreucci. Traços da ressignificação da identidade docente no ensino superior à luz do pensamento complexo de Edgar Morin. 2024. 259 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2055
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

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