Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes Neto, Antonio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Alzira-
dc.contributor.referee1Both, Ivo José-
dc.contributor.referee2Gesser, Verônica-
dc.contributor.referee3Silva, Emanuela Francisca Ferreira da-
dc.contributor.referee4Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.date.accessioned2025-01-28T13:45:47Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationNunes Neto, Antonio Gonçalves. Avaliação em larga escala: um estudo sobre a proficiência e o fluxo escolar nas escolas públicas municipais de Paranaguá/PR. 2024. 219 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2053-
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto de pesquisa a avaliação em larga escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesse sentido, objetiva-se discutir os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) referentes à proficiência e ao fluxo escolar nas edições 2017, 2019 e 2021, no contexto da Rede Pública Municipal de Ensino de Paranaguá/PR (anos iniciais). Em relação ao arcabouço teórico, foram utilizados principalmente os seguintes: Freitas (2002, 2007, 2012), Luckesi (2002, 2011) e Arroyo (2013). Esta pesquisa é qualitativa e documental. Os resultados da tese revelam que as instituições de ensino da Rede Pública Municipal de Paranaguá/PR, nos anos iniciais, apresentam dados estagnados de proficiência mínima, juntamente com altos índices de aprovação nas três edições do SAEB analisadas (2017, 2019 e 2021). Além disso, apontam para a interferência do Sistema Privado de Ensino OPET/SEFE nas práticas pedagógicas dos docentes. Defende-se, portanto, que as instituições de ensino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI), devem propor análises, debates e reflexões acerca dos dados de proficiência e fluxo escolar.por
dc.description.abstractThis thesis has as its research object the large-scale evaluation of the Basic Education Assessment System (SAEB). In this context, the objective is to discuss the results of the Basic Education Assessment System (SAEB) concerning proficiency and school flow in the 2017, 2019, and 2021 editions, within the context of the Municipal Public School System of Paranaguá/PR (early years). The theoretical framework primarily draws on Freitas (2002, 2007, 2012), Luckesi (2002, 2011), and Arroyo (2013). This research is qualitative and document-based. The findings of the thesis reveal that the public schools of the Municipal Public School System in Paranaguá/PR, during the early years, show stagnated data for minimum proficiency, along with high approval rates across the three analyzed SAEB editions (2017, 2019, and 2021). Furthermore, the results indicate interference by the OPET/SEFE Private Education System in teachers' pedagogical practices. It is argued, therefore, that the schools, together with the Municipal Secretariat of Education and Comprehensive Education of Paranaguá (SEMEDI), should promote analyses, discussions, and reflections on the proficiency and school flow data.eng
dc.description.abstractEsta tesis tiene como objeto de investigación la evaluación a gran escala del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (SAEB). En este sentido, se tiene como objetivo discutir los resultados del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (SAEB) referentes a la proficiencia y al flujo escolar en las ediciones de 2017, 2019 y 2021, en el contexto de la Red Pública Municipal de Enseñanza de Paranaguá/PR (primeros años). En cuanto al marco teórico, se utilizaron principalmente los siguientes autores: Freitas (2002, 2007, 2012), Luckesi (2002, 2011) y Arroyo (2013). Esta investigación es cualitativa y documental. Los resultados de la tesis revelan que las instituciones educativas de la Red Pública Municipal de Paranaguá/PR, en los primeros años, presentan datos estancados de proficiencia mínima, junto con altos índices de aprobación en las tres ediciones del SAEB analizadas (2017, 2019 y 2021). Además, señalan la interferencia del Sistema Privado de Enseñanza OPET/SEFE en las prácticas pedagógicas de los docentes. Se defiende, por lo tanto, que las instituciones educativas, junto con la Secretaría Municipal de Educación y Enseñanza Integral de Paranaguá (SEMEDI), deben proponer análisis, debates y reflexiones sobre los datos de proficiencia y flujo escolar.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-01-28T13:45:47Z No. of bitstreams: 1 AVALIACAO EM LARGA.pdf: 7151440 bytes, checksum: b810d01b3844fb88398f1f261ea2a305 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-28T13:45:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AVALIACAO EM LARGA.pdf: 7151440 bytes, checksum: b810d01b3844fb88398f1f261ea2a305 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectParanaguápor
dc.subjectLarge-scale assessmenteng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectParanaguáeng
dc.subjectEvaluación a gran escalaspa
dc.subjectAprendiendospa
dc.subjectParanaguáspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação em larga escala: um estudo sobre a proficiência e o fluxo escolar nas escolas públicas municipais de Paranaguá/PRpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAO EM LARGA.pdf6.98 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.