???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Pedro Gabriel de Souza e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1950715132888862 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcelo Carvalho da | - |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Rafael Tassi | - |
dc.contributor.referee2 | Baggio, Eduardo Tulio | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T14:51:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Pedro Gabriel de Souza e. Entre a Rosa e o Titã: quatro dimensões da liminaridade em Titanic (1997), de James Cameron. 2023. 133 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2044 | - |
dc.description.resumo | A dissertação trabalha com o conceito de liminaridade identificado no filme Titanic (1997), de James Cameron. Tratando-se da primeira película a arrecadar mais de um bilhão de dólares em bilheteria, retornou mais uma vez às grandes telas em fevereiro de 2023, justificando-se averiguar os motivos pelos quais um navio do início do século XX continuaria relevante para a indústria cinematográfica. Tendo em vista aspectos do que chamaremos de limiar, foi dada ênfase à personagem Rose por seu valor junto à narrativa, por sua relação direta com a embarcação e por suas memórias, recurso utilizado para relatar os eventos experenciados por ela. Para compreender de qual forma a liminaridade – conceito elaborado por Victor Turner (1974, 1977) com base em Arnold Van Gennep (2012) – está presente no universo fílmico de Titanic (1997), foi adotada a divisão desse conceito em quatro dimensões que guiariam a construção dos capítulos, sendo elas: social (HOBSBAWM, 2015; LORD, 2012), individual (BENJAMIN, 2009, 2012a, 2012b, 2020; TURNER, 1974, 1977), espacial (AUGÉ, 2012; FREUD, 2019) e temporal (NORA, 1993; POLLAK, 1988, 1992; TURGEON, 2007). Nossa hipótese é a de que as relações de liminaridade presentes no filme se dariam por meio da relação privilegiada entre a personagem Rose e o Titanic. O filme nos mostra a protagonista e o transatlântico intimamente conectados, e Rose, ao relatar sua experiência, passaria de uma dimensão de vivenciar o limiar para tornar-se o próprio limiar, a ligação do presente com o passado que não permite o seu esquecimento. A trajetória de Rose expressaria mudanças nas experiências que deixariam de ser limiares, coletivas e significativas para se tornarem liminóides, individuais e esvaziadas. | por |
dc.description.abstract | This dissertation works with the concept of liminality identified in James Cameron's film Titanic (1997). The first film to make more than a billion dollars, returned once again to the big screen in February 2023, making it necessary to investigate the reasons why a ship from the beginning of the 20th century would remain relevant to the film industry. Having in mind aspects of what we will call the liminal, emphasis was placed on the character Rose because of her value to the narrative, her direct relationship with the ship and her memories, a resource used to recount the events she experienced. In order to understand how liminality – a concept developed by Victor Turner (1974, 1977) based on Arnold Van Gennep (2012) – is present in the filmic universe of Titanic (1997), this concept was divided into four dimensions that would guide the construction of the chapters: social (HOBSBAWM, 2015; LORD, 2012), individual (BENJAMIN, 2009, 2012a, 2012b, 2020; TURNER, 1974, 1977), spatial (AUGÉ, 2012; FREUD, 2019) and temporal (NORA, 1993; POLLAK, 1988, 1992; TURGEON, 2007). Our hypothesis is that the relations of liminality present in the film would occur through the privileged relationship between the character Rose and the Titanic. The film shows us the protagonist and the ocean liner intimately connected, and Rose, in recounting her experience, moves from a dimension of living the liminal to becoming the liminal itself, the link between the present and the past that doesn't allow it to be forgotten. Rose's trajectory expresses changes in experiences that are no longer liminal, collective and significant, but liminoids, individual and empty. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2024-09-24T14:51:32Z No. of bitstreams: 1 ENTRE A ROSA E O TITA.pdf: 2210982 bytes, checksum: 22679ae79ecfa1616a4a53165029c59a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-24T14:51:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENTRE A ROSA E O TITA.pdf: 2210982 bytes, checksum: 22679ae79ecfa1616a4a53165029c59a (MD5) Previous issue date: 2023-12-13 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
dc.publisher.department | Comunicação e Linguagens | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Linguagens | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Titanic (1997) | por |
dc.subject | Liminaridade | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Liminality | eng |
dc.subject | Cinema; Memory; History | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Entre a Rosa e o Titã: quatro dimensões da liminaridade em Titanic (1997), de James Cameron | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRE A ROSA E O TITA.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.