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dc.creatorFilippetto, Gisele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020684453363919por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee1Andacht, Fernando-
dc.contributor.referee2Opolski, Debora-
dc.date.accessioned2023-09-12T13:35:33Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationFilippetto, Gisele. O Jazz e o Cinema pela análise da trajetória de Miles Davis no documentário Miles Davis: birth of the cool. 2023. 75 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023 .por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1943-
dc.description.resumoEsta dissertação busca enfocar o documentário Miles Davis: birth of the cool, de 2019, do diretor Stanley Nelson, como corpus da pesquisa e fio condutor do texto. A problematização visa demonstrar se o discurso visual do filme com sua trilha musical documenta a trajetória e a relevância do trompetista em suas diversas fases. Os objetivos a serem alcançados incluem a montagem do documentário em seus aspectos relevantes em relação à verossimilhança e à veracidade ao revelar a perspectiva histórica da obra musical. Outro ponto importante é a ênfase que o documentário revela, na versão biográfica de Davis, em suas fases de depressão e de criação de novos derivados do jazz, como o bebop, cool jazz, hard bop, modal jazz, orchestral jazz, avant bop e jazz rock. Há também a argumentação que o diretor Stanley Nelson demonstra conforme o olhar da crítica de cinema e dos músicos do cenário jazzístico que testemunham as complementações que Miles Davis apresentou ao longo de sua vida. O capítulo 1 versa sobre a trajetória de Miles Davis na história do jazz, o capítulo 2 analisa o filme através das teorias e conceitos de documentário e o capítulo 3 enfatiza a dimensão coletiva de Miles Davis no filme, com base na autobiografia escrita por Miles Davis e Quincy Troupe. O referencial teórico inclui conceitos e/ou pontos de vista sobre documentário autobiográfico e biográfico de Bill Nichols, Debora Opolski, Denize Araujo, Eduardo Baggio, Fernando Andacht, Fernão Ramos, Manuela Penafria, Noel Carroll e Philippe Lejeune.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to focus on the documentary Miles Davis birth of the cool, by director Stanley Nelson, as a corpus and as a guiding line of the text. The problematizing demonstrates whether the visual discourse of the film with its soundtrack could portray the trajectory and relevance of the trumpeter in its various phases. The achieved objectives include the montage of the documentary in its relevant aspects in relation to verisimilitude and veracity by revealing the historical perspective of the musical work. Another relevant aspect is the emphasis on the biographical version of Miles Davis in his depression phases and the creation of new derivatives of the jazz, such as bebop, cool jazz, hard bop, modal jazz, orchestral jazz, avant bop and jazz rock. There is also the argument that director Stanley Nelson demonstrates according to the perspective of film critics and musicians from the jazz scene who witness the complements that Miles Davis presented throughout his life. Chapter 1 focuses on Miles Davis trajectory in the history of jazz, while Chapter 2 analyzes the film through concepts and theories of documentary and biographical documentary, and Chapter 3 emphasizes the collective dimension of Miles Davis in the film, based in his autobiography written with Quincy Troupe. The theoretical framework includes concepts and/or points of view on autobiographical and biographical documentary by Bill Nichols, Debora Opolski, Denize Araujo, Eduardo Baggio, Fernando Andacht, Fernão Ramos, Manuela Penafria, Noel Carroll and Philippe Lejeune.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-09-12T13:35:33Z No. of bitstreams: 1 O JAZZ E O CINEMA PELA.pdf: 2973682 bytes, checksum: 49d2ae3dd9e3eaec078b52421c612378 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-12T13:35:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O JAZZ E O CINEMA PELA.pdf: 2973682 bytes, checksum: 49d2ae3dd9e3eaec078b52421c612378 (MD5) Previous issue date: 2023-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiografiapor
dc.subjectDocumentário biográfico/(auto)biográficopor
dc.subjectJazzpor
dc.subjectMiles Davispor
dc.subjectBiographyeng
dc.subjectBiographical/(auto)biographical documentaryeng
dc.subjectJazzeng
dc.subjectMiles Daviseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO Jazz e o Cinema pela análise da trajetória de Miles Davis no documentário Miles Davis: birth of the coolpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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