Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Sandra Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5596283652973589por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Paganini, Maria Cristina-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee3Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee4Silva, Adnilson José da-
dc.date.accessioned2023-06-27T11:54:55Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationLeite, Sandra Maria da Silva. Educação Superior do Enfermeiro Brasileiro: análise do desempenho acadêmico frente ao Enade. 2022. 149 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1935-
dc.description.resumoA tese tem como objetivo geral analisar as avaliações dos Cursos de Graduação em Enfermagem realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), especificamente o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no período de 2004 a 2019, com atenção para a correspondência entre os dispositivos avaliativos oficiais e a evolução qualitativa da formação de enfermeiros. Os objetivos específicos são: descrever a distribuição dos cursos e dos estudantes; descrever o perfil sociodemográfico dos estudantes e analisar o desempenho acadêmico: nota geral dos ciclos, nota de formação geral, nota de componente específico e conceito de cursos. Foram estudadas algumas políticas públicas da Educação Superior no Brasil, a trajetória da Avaliação da Educação Superior no país, a partir das primeiras iniciativas de organização de um processo de avaliação, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a trajetória histórica da institucionalização do ensino formal de enfermagem no Brasil e a complexidade da formação do enfermeiro, frente as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e os desafios do Sistema Único de Saúde no país. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados foram pesquisados nos Relatórios Síntese de Área – Enfermagem, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos ciclos: 2004, 2007, 2010, 2013, 2016 e 2019. Os Relatórios são disponibilizados eletronicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram a necessidade de repensarmos o processo avaliativo que está vigente no país, uma vez que através das médias e conceitos identificados, percebe-se que não estamos conseguindo formar enfermeiros com competências e habilidades que atendam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem e o Sistema Único de Saúde.por
dc.description.abstractThe thesis has the general objective of analyzing the evaluations of the Undergraduate Nursing Courses carried out by the Higher Education Evaluation System (SINAES), specifically the National Student Performance Examination (ENADE), from 2004 to 2019, with attention to the correspondence between the official assessment devices and the qualitative evolution of nursing training. The specific objectives are: to describe the distribution of courses and students; describe the students' socio-demographic profile and analyze academic performance: overall grade for the cycles, general training grade, specific component grade and course concept. Some public policies of Higher Education in Brazil were studied, the trajectory of the Evaluation of Higher Education in the country, from the first initiatives of organization of an evaluation process, the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), the historical trajectory of institutionalization of formal nursing education in Brazil and the complexity of nursing training, in view of the requirements of the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Nursing Course and the challenges of the Unified Health System in the country. The methodological procedures used were bibliographic research and document analysis. Data were researched in the Area Synthesis Reports - Nursing, of the National Student Performance Examination (ENADE) of the cycles: 2004, 2007, 2010, 2013, 2016 and 2019. The Reports are made available electronically by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The results demonstrate the need to rethink the evaluation process that is in force in the country, since through the averages and identified concepts, it is clear that we are not managing to train nurses with skills and abilities that meet the National Curriculum Guidelines for the Nursing Course and the Unified Health System.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-06-27T11:54:55Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO SUPERIOR DO ENFERMEIRO.pdf: 2386454 bytes, checksum: f013c2413eefb2fc07e874f312a3196b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T11:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO SUPERIOR DO ENFERMEIRO.pdf: 2386454 bytes, checksum: f013c2413eefb2fc07e874f312a3196b (MD5) Previous issue date: 2022-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEnadepor
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectEnadeeng
dc.subjectAcademic achievementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação Superior do Enfermeiro Brasileiro: análise do desempenho acadêmico frente ao Enadepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO SUPERIOR DO ENFERMEIRO.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.