Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHolthausen, Jheison-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415254872156740por
dc.contributor.advisor1Pucci Jr, Renato Luiz-
dc.contributor.referee1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.date.accessioned2023-03-06T12:34:16Z-
dc.date.issued2012-03-27-
dc.identifier.citationHolthausen, Jheison. Marie Antoinette: a metaficção historiográfica de Sofia Coppola. 2012. 138 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1914-
dc.description.resumoO filme Marie Antoinette (2006), de Sofia Coppola, será investigado através da noção da metaficção historiográfica (Hutcheon, 1991), considerando-o dentro de uma poética do pósmodernismo. O estudo considera este filme de Sofia Coppola como uma transformação lúdica do texto da biografia de Marie Antoinette escrita por Antonia Fraser (2007). Procura-se analisar o filme de modo a identificar os elementos anacrônicos de sua narrativa, como a música contemporânea ao espectador, para então buscar identificar a relação que se estabelece entre a narrativa, o que se vê, e o que se escuta (músicas do presente), dentro da perspectiva da paródia pós-modernista. Discutir-se-á sua relação com outros filmes biográficos de gênero histórico, como seu homônimo de 1938, e também com a metaficção historiográfica (Reichmann; Herrera, 2006; Hutcheon, 1991): A mulher do tenente francês (1981), dirigido por Karel Reisz. Tendo como recorte a narrativa pós-modernista (Pucci Jr., 2008), esta pesquisa explora o universo feminino de Sofia Coppola com o primeiro filme da cineasta, The Virgin Suicides (1999), e explora os elementos comuns entre este e Marie Antoinette. Por fim, buscou-se estabelecer um diálogo entre a temática pop de Sofia Coppola com a publicidade: as cores de Marie, por exemplo, aparecem como estratégia de discurso que evoca uma atualização do passado por meio de uma estética do tempo presente.por
dc.description.abstractSofia Coppola’s Marie Antoinette (2006) will be investigated through the notion of historiographic metafiction (Hutcheon, 1991), considering it within the poetics of postmodernism. The study considers the work of Sofia Coppola as a playful transformation of the text of the Marie Antoinette’s biography written by Antonia Fraser (2007). It seeks to analyze the film in order to identify the anachronistic elements of its narrative, as the contemporary music to the viewer, and it will try to find the relationship established between the narrative, what is seen, and what is listened (present music), from the perspective of the postmodernist parody. It will discuss the relationship with other biopics of historical genre, like its namesake of 1938, and also with the historiographical metafiction (Reichmann, Herrera, 2006; Hutcheon, 1991): The French Lieutenant's Woman (1981), directed by Karel Reisz. Having the postmodernist narrative (Pucci Jr., 2008) as a point of view this research also explores the feminine world of Sofia Coppola's first film, The Virgin Suicides (1999), in order to find a common ground between this and Marie Antoinette. Finally, it seeks to establish a dialogue between the pop thematic of Sofia Coppola’s film and the contemporary advertising: the colors of Marie, for instance, appear as a strategy of discourse that evokes an updating of the past through an aesthetic of our time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-03-06T12:34:16Z No. of bitstreams: 1 MARIE ANTOINETTE.pdf: 4533158 bytes, checksum: d197987f647bc86f1197badfec520cd0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T12:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIE ANTOINETTE.pdf: 4533158 bytes, checksum: d197987f647bc86f1197badfec520cd0 (MD5) Previous issue date: 2012-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetaficção historiográficapor
dc.subjectPós-modernismopor
dc.subjectCinebiografiapor
dc.subjectHistoriographic metafictioneng
dc.subjectPostmodernismeng
dc.subjectBiopiceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMarie Antoinette: a metaficção historiográfica de Sofia Coppolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIE ANTOINETTE.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.