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dc.creatorBolfe, Juliana Simões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388467463388331por
dc.contributor.advisor1Pieroni, Geraldo Magela-
dc.contributor.referee1Fort, Mônica-
dc.contributor.referee2Oliveira, Caroline Cavalcante de-
dc.contributor.referee3Melech, Edgard César-
dc.contributor.referee4Martins, Alexandre-
dc.date.accessioned2022-08-08T12:16:08Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationBolfe, Juliana Simões. O aparato comunicacional midiático-religioso: evangelização católica na cultura digital. 2022. 154 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. .por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1893-
dc.description.resumoO processo de comunicação neste século XXI exige adentramento no conhecimento e autonomia do sujeito visto que novas tecnologias promoveram mudanças profundas na dinâmica comunicacional. Diante dessa nova ambiência, apresenta-se nesta tese a fisionomia da Igreja católica enquanto instituição cultural que acompanha o processo de inovação e ressignificação de seu modelo comunicacional religioso. Evangelização e inculturação da fé caminham juntas e novas plataformas digitais surgem neste intuito evangelizador. Dentre elas está o app Click to pray. Desta premissa, questiona-se: Como acontece a interação entre a fé católica na sociedade contemporânea a partir da tecnologia digital mediada pelo aplicativo Click to pray? Este estudo teve como objetivos os seguintes componentes: trazer discussões teóricas do termo cultura, especificamente, a cultura religiosa no âmbito das Ciências Humanas e Sociais para fundamentar a hipótese a respeito do processo de aculturação; analisar os desafios discursivos/comunicacionais encontrados pela Igreja para a inculturação da fé com a utilização dos meios digitais; comparar o processo de catequização tradicional com o aparato evangelizador interativo. Para que tais intentos fossem desenvolvidos, o estudo foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas em Geertz (2017), Williams (2011) e Eagleton (2011), que abordam o conceito de ‗cultura‘, bem como alertam sobre a dificuldade em conferir-lhe uma definição unívoca, pois é imprescindível que esta esteja situada em alguma conjuntura. Os estudos de Cuche (1999) refletem a respeito das diferentes interpretações do termo ―aculturação‖ elucidando que este está vinculado a uma modificação, a um arranjo do modo de viver de um indivíduo que, ‗sai‘ da sua cultura de origem e se ‗adequa‘ aos costumes de uma outra cultura. Para refletir sobre a construção do processo de significação e de ressignificação nos documentos religiosos, dentre eles: as Passagens Bíblicas (Parábolas) e as Encíclicas e as Exortações, os estudos dos linguistas de Martelotta e Palomares (2008) propuseram que, a significação e ressignificação de ações são negociadas entre os sujeitos envolvidos e dependem dos interesses que estão em evidência. Em seguida, para enraizar-se no ‗processo catequético da Igreja‘ e baseando-se nos estudos de Alberigo (2020) e Bellito (2016), fez-se um levantamento dos ―21 Concílios‖ realizados pela Igreja Católica, apontando as metas dessas assembleias em diferentes momentos da história da humanidade. Em outro momento, refletiu-se, sobre o ‗processo evangelizador‘ no século XXI em que o autor Sbarbelotto (2017) evidencia que, para o avanço da midiatização em suas singularidades digitais, a Igreja necessita se adequar à ―Reforma Digital‖.1 . As pesquisas de Mcquail (2013), Jenkins (2009), Castells (2017) e Hjarvard (2015) trazem reflexões a respeito do processo de comunicação, mediação e midiatização no ambiente digital, os quais são aplicados na ‗cultura religiosa midiática. Com esta tese, constatou-se que há interação entre fiéis e a Igreja a partir da tecnologia digital mediada pelo aplicativo Click to pray, porém a interação não ocorre automaticamente, mas é constantemente construída e atualizada pela ação comunicacional da Instituição e sujeitos, que procuram a plataforma.por
dc.description.abstractThe communication process in this 21st century requires knowledge and autonomy of the subject, as new technologies have promoted profound changes in communication dynamics. In view of this new environment, the thesis is that the Church, as a cultural institution, accompanies the process of innovation and resignification of its religious communication model, so that the evangelization and inculturation of the faith can be carried out using digital platforms, including the Click to pray app. From this premise, the question is: How does the interaction between the Catholic faith in contemporary society take place through digital technology mediated by the Click to pray application? The present study aimed to: bring theoretical discussions of the term culture, specifically religious culture within the Human and Social Sciences, to support the hypothesis about the acculturation process; to analyze the discursive/communicational challenges encountered by the Church for the inculturation of the faith with the use of digital media; and to compare the traditional catechization process with the interactive evangelizing apparatus. For such objectives to be developed, the study was carried out based on bibliographic research in Geertz (2017), Williams (2011) and Eagleton (2011), which address the concept of 'culture', as well as warn about the difficulty in conferring it. A univocal definition, as it is essential that it is situated in some context. Cuche's studies (1999) reflect the different interpretations of the term ―acculturation‖, elucidating that it is linked to a modification, to an arrangement of the way of life of an individual who 'leaves' his culture of origin and suited to the customs of another culture. To reflect on the construction of the process of signification and resignification in religious documents, among them: the Biblical Passages (Parables) and the Encyclicals and the Exhortations, the studies of the linguists of Martelotta and Palomares (2008) proposed that, the signification and resignification of shares are negotiated between the subjects involved and depend on the interests that are in evidence. Following, to deepen the 'catechetical process of the Church' and based on the studies of Alberigo (2020) and Bellito (2016), a survey was made of the "21 Councils" held by the Catholic Church, pointing out the objectives of these assemblies at different times in human history. In another moment, it was reflected on the 'evangelizing process' in the 21st century in which the author Sbarbelotto (2017) shows that, for the advancement of mediatization in its digital singularities, the Church needs to adapt to the "Digital Reform"2 . Research by Mcquail (2013), Jenkins (2009), Castells (2017) and Hjarvard (2015) bring reflections on the process of communication, mediation and mediatization in the digital environment, which are applied in the 'media religious culture. With this research, it was found: that there is interaction between the faithful and the Church from digital technology mediated by the Click to pray application, but the interaction does not occur automatically, but is built and maintained by the communicational action of the Institution and subjects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-08-08T12:16:08Z No. of bitstreams: 1 O APARATO COMUNICACIONAL.pdf: 2521122 bytes, checksum: a852c82297cc3426c601668f3be17717 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-08T12:16:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O APARATO COMUNICACIONAL.pdf: 2521122 bytes, checksum: a852c82297cc3426c601668f3be17717 (MD5) Previous issue date: 2022-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectRessignificaçãopor
dc.subjectIgreja católicapor
dc.subjectMeios digitaispor
dc.subjectClick to praypor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectRe-significationeng
dc.subjectCatholic churcheng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO aparato comunicacional midiático-religioso: evangelização católica na cultura digitalpor
dc.typeTesepor
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