???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Sandro Lima | - |
dc.contributor.advisor1 | Araujo, Denize Correa | - |
dc.contributor.referee1 | Lamoglia, Fernando Botto | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Sandro Lima. Redes sociais e cidadania na produção audiovisual – análise de três obras: Aos Teus Olhos, Nerve e Queda Livre (Episódio de Black Mirror). 2022. 89 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1890 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo geral abordar a contribuição do cinema nas relações comportamentais de cidadania, especificamente no que diz respeito ao uso das redes sociais digitais, sob a percepção de atitudes contemporâneas de tornar público e acessível o modo de pensar, agir, se exibir, crenças, opiniões e exposições íntimas, sejam elas físicas ou ideológicas e também a maneira como são percebidas as reações ao conteúdo disponibilizado em uma sociedade em rede. O tema se justifica pela importância das representações audiovisuais de comportamentos que se diferenciam dos exibidos em décadas anteriores ao surgimento das redes sociais que incentivaram atitudes que questionam o tema da cidadania. O corpus desta pesquisa conta com filmes que abordam a temática. O filme ficcional “Aos teus olhos”, de 2018, aborda o “linchamento virtual”, uma prática comum nas redes sociais e que muitas vezes fere os legítimos direitos e deveres de um cidadão. O filme “Nerve”, de 2016, uma obra de ficção, relata os conflitos pessoais de jovens que, por meio de um comportamento exibicionista, buscam popularidade e aceitação no seu ciclo social. E, por fim analisa-se o episódio “Queda Livre”, da terceira temporada da série “Black Mirror” (2016). O objetivo específico da dissertação é analisar as características dos conceitos de cidadania nos tempos atuais, avaliando e elencando fatores exibidos no corpus da dissertação. A hipótese é que o audiovisual tem acompanhado e procura questionar o ambiente virtual que potencializou disposições pré-existentes em sociedade. O referencial teórico inclui pesquisas e conceitos partindo dos estudos de Thomas Humphrey Marshall (1967), com os seus três elementos: civil, social e político. | por |
dc.description.abstract | This dissertation has as general objective to analyze the contribution of cinema in the behavioral relations of citizenship, specifically regarding the use of digital social networks, under the perception of contemporary attitudes of making public and accessible the way of thinking, acting, showing off beliefs, opinions and intimate exposures, whether physical or ideological, as well as the way in which reactions to content available in a networked society are perceived. The theme is justified by the importance of audiovisual representations of behaviors that differ from those shown in decades prior to the emergence of social networks that encouraged attitudes that question the issue of citizenship. The corpus of this research has films that address the theme. The fictional film “In Your Eyes”, from 2018, addresses “virtual lynching”, a common practice on social networks that often violates the legitimate rights and duties of a citizen. The 2016 film “Nerve”, a work of fiction, reports the personal conflicts of young people who, through exhibitionist behavior, seek popularity and acceptance in their social cycle. And, finally, the episode “Fall Free”, from the third season of the series “Black Mirror” (2016) is analyzed. The specific objective of the dissertation is to analyze the characteristics of the concepts of citizenship in the current times, evaluating and listing factors displayed in the corpus of the dissertation. The hypothesis is that audiovisual has followed and seeks to question the virtual environment that potentiated pre-existing dispositions in society. The theoretical framework includes research and concepts based on the studies of Thomas Humphrey Marshall (1967), with its three elements: civil, social and political. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-07-06T17:42:30Z No. of bitstreams: 1 REDES SOCIAIS E CIDADANIA.pdf: 1021399 bytes, checksum: 1042380f3c58f92e1e49492c19a68f28 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-06T17:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REDES SOCIAIS E CIDADANIA.pdf: 1021399 bytes, checksum: 1042380f3c58f92e1e49492c19a68f28 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
dc.publisher.department | Comunicação e Linguagens | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Linguagens | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Cultura digital | por |
dc.subject | Ambiente virtual | por |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Digital culture | eng |
dc.subject | Virtual environment | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Redes sociais e cidadania na produção audiovisual – análise de três obras: Aos Teus Olhos, Nerve e Queda Livre (Episódio de Black Mirror) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REDES SOCIAIS E CIDADANIA.pdf | 997.46 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.