Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBastos, Luiza Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842260831466053por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Denise Azevedo Duarte-
dc.contributor.referee1Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee2Carvalho, Marcelo-
dc.contributor.referee3Prado, Tarcis-
dc.date.accessioned2022-03-21T17:15:25Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.citationBastos, Luiza Pires. Os registros perceptivos no âmbito narrativo e estético no cinema de animação do STUDIO GHIBLI na Obra de Hayao Miyazaki e Isao Takahata. 2020. 148 F. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1867-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo geral entender as características do cinema de animação do estúdio japonês Studio Ghibli. O corpus do trabalho consiste em quatro filmes de relevância do estúdio, que consistem em: Meu Vizinho Totoro, Túmulo dos Vagalumes, Serviços de Entrega da Kiki e A Viagem de Chihiro. Para que as comparações tivessem maior embasamento, foi necessário abordam as especificidades do cinema japonês e o desenvolvimento da animação no país, desde a sua origem até o contexto atual, para investigar de que modo ele se tornou um produto cultural nipônico. A indagação básica pesquisa procura compreender quais os aspectos das produções do Studio Ghibli são recorrentes e se realmente há um padrão presente nas produções. Foi levado em conta que no Japão, a animação é um produto consumido por todas as idades e não é visto como exclusivo para o público infantil. O interesse de observar essas produções, não se restringe apenas na análise entre os filmes, mas também, se perguntam como essas animações representam a cultura japonesa. A análise fílmica foi feita levando os conceitos da Jacques Aumont, onde o critério divide-se em três esferas: narrativo, simbólico e estético. A pesquisa ainda buscou ir além e trouxe um debate sobre a representação feminina e as questões de gêneros, o objetivo era compreender se as personagens mulheres dos filmes são uma representação da mulher japonesa, onde foi possível perceber que as figuras femininas dos filmes não corresponde ao comportamento da mulher na sociedade nipônica. O aporte teórico sobre a história do cinema japonês e sequencialmente sua cultura, terá como base Maria Roberta Novielli, João Lanari Bo, Haroldo de Campo, Louis Frédéric, entre outros autores fundamentais. Na área específica de animação servirão de apoio os estudos realizados por Paul Gravett, Denis Sébastien, Célia Sakurai, entre outros.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the characteristics of the animation cinema of the Japanese studio Studio Ghibli. The corpus of the work consists of four relevant films from the studio: My Neighbor Totoro, Grave of the Fireflies, Kiki's Delivery Services and Spirited Away. For the comparisons to be more accurate, it was necessary to address the specifics of Japanese cinema and the development of animation in the country from its origin to the current context, to investigate how it became a Japanese cultural icon. The basic research question seeks to understand which aspects of Studio Ghibli's productions are recurrent and whether there is really a pattern present in their productions. It was considered that animation is consumed by all ages and is not seen as exclusive for children in Japan. The interest in observing these productions is not restricted only to the analysis between the films but also, they investigate how these animations represent Japanese culture. Theoretical contribution on the history of Japanese cinema and sequentially its culture, will be based on Maria Roberta Novielli, João Lanari Bo, Haroldo de Campo, Louis Frédéric, among other fundamental authors. In the specific area of animation, studies carried out by Paul Gravett, Denis Sébastien, Célia Sakurai, among others, will support. Having as an empirical object of study a selected corpus, an analysis of the films was developed considering narrative, aesthetic and symbolic aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-03-21T17:15:25Z No. of bitstreams: 1 OS REGISTROS PERCEPTIVOS NO.pdf: 4517332 bytes, checksum: 1e937a7242b274ca2ebb3c1e2d2ebe59 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-21T17:15:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OS REGISTROS PERCEPTIVOS NO.pdf: 4517332 bytes, checksum: 1e937a7242b274ca2ebb3c1e2d2ebe59 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema de animaçãopor
dc.subjectStudio Ghiblipor
dc.subjectAnálise fílmicapor
dc.subjectJornada da heroínapor
dc.subjectRepresentação do femininopor
dc.subjectAnimation cinemaeng
dc.subjectFilm analysiseng
dc.subjectHeroin's journeyeng
dc.subjectRepresentation of the feminineeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs registros perceptivos no âmbito narrativo e estético no cinema de animação do STUDIO GHIBLI na Obra de Hayao Miyazaki e Isao Takahatapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS REGISTROS PERCEPTIVOS NO.pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.