Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Marcia Valéria Gonzales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6122386662036148por
dc.contributor.advisor1Gomide, Paula Inez Cunha-
dc.contributor.referee1Conte, Fátima Cristina-
dc.contributor.referee2Ingberman, Yara Kuperstein-
dc.date.accessioned2022-01-31T13:09:30Z-
dc.date.issued2015-06-22-
dc.identifier.citationFernandes, Marcia Valéria Gonzales. Escala de alienação parental: questões orientadoras para avaliadores. 2015.106 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1852-
dc.description.resumoEscala de Alienação Parental - EAP - é um instrumento em processo de validação. Após a análise dos parâmetros psicométricos (Bedin, 2014) o instrumento final apresenta quatro categorias (Impedir/dificultar; Difamar/denegrir; Comportamento do genitor na entrevista e Comportamento da criança na entrevista ou visitas). O seu preenchimento adequado depende dos dados/informações colhidos de forma completa nas entrevistas. A presente pesquisa consiste na formulação de um roteiro de questões de apoio ao avaliador para coleta de dados e preenchimento adequado da EAP. A partir das reformulações, foi acrescentado screening com 21 questões e o roteiro completo foi reduzido para 45 questões, subdivididas nas mesmas categorias da EAP, acrescentando o contexto do divórcio. Participaram da pesquisa 4 técnicos forenses: psicólogas e assistentes sociais. Utilizou-se dois instrumentos: a EAP e a entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas 3 famílias em processo judicial de disputa de guarda, com alegação de alienação parental, em duas fases: na primeira, a participante fez a entrevista e respondeu a EAP sem o referencial das questões orientadoras. Na segunda fase, a participante fez novamente as entrevistas utilizando o roteiro de questões orientadoras. A pesquisadora classificou as perguntas orientadoras e respectivas respostas nas duas fases, seguindo o critério: coletou completamente o dado (informação) referente à questão; coletou parcialmente ou incompletamente; coletou de forma confusa; não coletou o dado referente à questão. Os dados foram comparados nas duas fases, tanto para as entrevistas como para a EAP. O resultado final apontou que a utilização do roteiro de questões orientadoras aumentou a coleta dos dados completos concernentes à EAP e diminui o tempo despendido na entrevista.por
dc.description.abstractParental Alienation Scale - EAP - is an instrument in the validation process. After analyzing the psychometric properties (Bedin, 2014) the final instrument features four categories (prevent / hinder; defame / tarnish; parent behavior in the interview and the child's behavior in the interview or visits). Its proper fulfillment depends on the data / information collected from fully interviews. This research consists of the formulation of a list of questions to support the evaluator for data collection and proper filling of the EAP. From the reformulation was added screening with 21 questions and the full script was reduced to 45 questions, divided into the same categories of EAP, adding the divorce context. The participants were four forensic technicians: psychologists and social workers. We used two instruments: the EAP and the semi-structured interview. Were interviewed three families in a lawsuit guard dispute, claim parental alienation in two phases: first, the participant did the interview and answered EAP without the reference of guiding questions. In the second phase, the participant did the interviews again using the script guiding questions. The researcher classified the guiding questions and answers in the two phases, using the following criteria: fully collected the data (information) on the issue; collected partially or incompletely; collected confusingly; did not collect the data related to the issue. Data were compared in two stages, both for interviews and for EAP. The final results showed that the use of script guiding questions increased the collection of complete data concerning the EAP and decreases the time spent in the interview.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-01-31T13:09:30Z No. of bitstreams: 1 ESCALA DE ALIENACAO PARENTAL.pdf: 872186 bytes, checksum: 7f42e466f32d1a7dcbd2b2f2935ecb57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T13:09:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESCALA DE ALIENACAO PARENTAL.pdf: 872186 bytes, checksum: 7f42e466f32d1a7dcbd2b2f2935ecb57 (MD5) Previous issue date: 2015-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação em disputa de guardapor
dc.subjectEscala de alienação parentalpor
dc.subjectAssessment custody disputepor
dc.subjectParental alienation scalepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEscala de alienação parental: questões orientadoras para avaliadorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCALA DE ALIENACAO PARENTAL.pdf851.74 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.