Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Wylkys Weinhardt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497642027511329por
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee1Capote Filho, Haroldo-
dc.contributor.referee2Fort, Mônica Cristine-
dc.date.accessioned2021-11-05T12:57:29Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationGonçalves, Wylkys Weinhardt. J-HORROR - como entender a novíssima escola oriental de cinema. 2021. 100 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021..por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1844-
dc.description.resumoUma depuração do gênero Horror no cinema, suas principais ramificações e classificações. Entre estas, a Novíssima Escola Oriental de Cinema (J-Horror, segundo rotulagem popular) é decupada, a fim de identificar os elementos da cultura oriental que mais frequentemente geram o efeito psicológico – e físico – do horror, nas plateias dos cinemas, tendo como objetivo/efeito secundário a absorção do fato de que nem todo J-Horror é feito no Japão. Para esta pesquisa em particular, as cenas relevantes de exemplos de J-Horror de oito países orientais (Japão, Hong Kong/Singapura, Vietnam, Taiwan, Tailândia, Laos, China e Coreia do Sul) são decupadas a seus elementos essenciais e os resultados mostram que a temática principal (a interação entre o mundo espiritual e o mundo material), a paleta de cores do filme (tende a tons frios de verde e azul), e objetos como cabelos (geralmente longos e negros), crianças (e/ou pessoas pálidas, aos farrapos ou com roupa hospitalar), água (em pequena ou grande quantidade), elevadores, telefones e fotografias (digitais ou analógicas), são os elementos assustadores mais frequentemente presentes nos filmes JHorror – façam eles parte essencial da história ou não. O suporte teórico de Laura Cánepa, a partir de seu olhar específico sobre o gênero Horror, e as defesas estilísticas e estruturais de David Bordwell e Jean Claude Bernardet embasam a pesquisa e norteiam a escolha dos filmes analisados.por
dc.description.abstractThe debug of Horror in the movies, its main ramifications and classifications. Among these, the Novíssima Escola Oriental de Cinema (J-Horror, according to popular branding) is decoupled in order to identify the Eastern cultural elements that often bring the horror’s psichological – and phisical – effects in film audiences; and having, as a collateral or secondary objective, the understanding that not only in Japan J-Horror films are made. For this particular research, the most relevant sequences of scenes in eight examples of J-Horror films, from different Eastern countries (Japan, Hong Kong / Singapore, Vietnam, Taiwan, Thailand, Laos, China, South Korea), are decouped to its essencial elements, showing that the main plot (the interaction between the spiritual world and the physical one), the array of colors of the films (tends to cold tones of blue and green), and objects like hair (generally black and long), children (and/or ragged people with hospital clothes), water (in small or big amounts), elevators, telephones and photographs (either digital and analogical) are the scary elements more often present in J-Horror films – as a relevant part of the plot or not. Theoretical support provided by Laura Cánepa in attention to the [Horror] genre, and David Bordwell’s and Jean Claude Bernardet’s stylistic and structural apports orient the research and, subconsciously, the choice of the studied films.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-11-05T12:57:29Z No. of bitstreams: 1 J-HORROR.pdf: 2680601 bytes, checksum: 0f1c34303067a379ad07197e8022bcf5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-05T12:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 J-HORROR.pdf: 2680601 bytes, checksum: 0f1c34303067a379ad07197e8022bcf5 (MD5) Previous issue date: 2021-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectHorrorpor
dc.subjectTerror orientalpor
dc.subjectJ-Horrorpor
dc.subjectElementos do medopor
dc.subjectOriental horroreng
dc.subjectElements of feareng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleJ-HORROR - como entender a novíssima escola oriental de cinemapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
J-HORROR.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.