Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBortolini, Karen Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7633068842118100por
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Rafael Tassi-
dc.contributor.referee1Wosniak, Cristiane-
dc.contributor.referee2Melech, Ana Maria-
dc.contributor.referee3Carvalho, Marcelo-
dc.contributor.referee4John, Valquíria Michela-
dc.contributor.referee5Caetano, Kati-
dc.date.accessioned2021-09-14T13:04:52Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationBortolini, Karen Sales. A arte tecnológica documental nos esportes radicais: a portabilidade do dispositivo e o olharcâmera à produção de sensação-kite. 2021.314 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1833-
dc.description.resumoA presente tese analisa a potencialidade de equipamentos tecnológicos portáteis de filmagem para as etapas de produção de imagens e sons de esportes radicais, à realização do documentário Sensação Kite. A modalidade kitesurf, tema do filme, é considerada uma evolução do surf. O esporte consiste no deslocamento sobre prancha, com o auxílio de pipa fixada ao atleta por linha a um trapézio na cintura. A pesquisa verifica a trajetória da representação das imagens documentais de práticas esportivas aquáticas, desde a obra de Jaqcues Cousteau, os clássicos do surf, programas e filmes de kitesurf, até chegar aos formatos imersivos, em que câmeras portáteis passaram a funcionar como extensões do corpo, com o aporte teórico de Marshall McLuhan. Analisa como os formatos gerados por diferentes dispositivos produzem formas distintas e coetâneas, traçando um paralelo entre a evolução do esporte e os equipamentos utilizados para sua captação, com vistas à percepção visual, fundamentada por Rudolph Arnheim e R.L. Gregory, e Arlindo Machado. Considera-se assim desde a pré-produção documental, a captação, e a pós-produção, com destaque à montagem e edição, à luz de Sergei Eisenstein. Analisa, para tanto, os efeitos de sentidos gerados pela esteticidade e estesia das imagens e sns da prática da modalidade durante espectatoriedade e imersividade em realidade virtual, sob os conceitos de Diana Domingues. Para compreensão dos modos de produção, recepção, e interatividade, o corpus de análise foi gerado por procedimento empírico para captação de audiovisual da modalidade, de julho de 2017 a janeiro de 2019; na região Nordeste do Brasil, estado do Ceará, praia do Preá, local de maior expressividade do esporte no país, por conta dos ventos intensos. A abordagem teórica interdisciplinar permeia as áreas do Cinema Documentário, da Comunicação, com autores como Marialva Barbosa; da Tecnologia, pelos conceitos de Álvaro Vieira Pinto; com apoio da Física e da Filosofia. O conteúdo empírico dialoga com as teorias para verificar como a arte e tecnologia impactaram o homem. Contudo, analisa como estes dispositivos geram imersão ao espectador por conta da subjetividade das imagens captadas; investiga os “fragmentos” de representações-fatos capturados, conforme as potencialidades dos dispositivos; explora a relação do homem com os equipamentos para a representação da realidade; e observa elementos inovadores decorrentes da portabilidadade.por
dc.description.abstractThis thesis analyzes the potential of portable technological filming equipment for the stages of producing images and sounds of extreme sports, for the realization of the documentary Sensação Kite. The kitesurf modality, the theme of the film, is considered an evolution of surfing. The sport consists of moving on a board, with the aid of a kite fixed to the athlete by line to a trapezoid at the waist. The research verifies the trajectory of the representation of documentary images of aquatic sports practices, from the work of Jaqcues Cousteau, the classics of surfing, kitesurfing programs and films, to the immersive formats, in which portable cameras started to function as extensions of the body, with the theoretical contribution of Marshall McLuhan. It analyzes how the formats generated by different devices produce different and contemporary forms, drawing a parallel between the evolution of the sport and the equipment used for its capture, with a view to visual perception, based on Rudolph Arnheim and R.L. Gregory, and Arlindo Machado. It is considered as such from documentary pre-production, capture, and post-production, with emphasis on editing and editing, in the light of Sergei Eisenstein. Therefore, it analyzes the effects of meanings generated by aesthetics and esthesia of the images and sounds of the practice of the sport during spectatorship and immersiveness in virtual reality, under the concepts of Diana Domingues. To understand the modes of production, reception, and interactivity, the corpus of analysis was generated by an empirical procedure for capturing the audiovisual of the modality, from July 2017 to January 2019; in the Northeast region of Brazil, state of Ceará, Praia do Preá, the most expressive place of the sport in the country, due to the intense winds. The interdisciplinary theoretical approach permeates the areas of Documentary Cinema, Communication, with authors such as Marialva Barbosa; of Technology, by the concepts of Álvaro Vieira Pinto; with support from Physics and Philosophy. The empirical content dialogues with the theories to see how art and technology impacted man. However, it analyzes how these devices generate immersion for the viewer due to the subjectivity of the images captured; investigates the “fragments” of captured representations-facts, according to the potential of the devices; explores the relationship between man and equipment for representing reality; and observes innovative elements resulting from portability.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-09-14T13:04:52Z No. of bitstreams: 1 A ARTE TECNOLOGICA.pdf: 6715912 bytes, checksum: 2445c978f9237a1147b0019d7a2f6c58 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T13:04:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A ARTE TECNOLOGICA.pdf: 6715912 bytes, checksum: 2445c978f9237a1147b0019d7a2f6c58 (MD5) Previous issue date: 2021-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectArte-tecnológicapor
dc.subjectPortabilidadepor
dc.subjectEsportespor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectTechnological arteng
dc.subjectPortabilityeng
dc.subjectSportseng
dc.subjectAssemblyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA arte tecnológica documental nos esportes radicais: a portabilidade do dispositivo e o olharcâmera à produção de sensação-kitepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ARTE TECNOLOGICA.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.