Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Rita de Cássia Assis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417057305422025por
dc.contributor.advisor1Antunes, Maria Cristina-
dc.contributor.referee1Camargo, Denise-
dc.contributor.referee2Freita, Maria de Fátima Quintal de-
dc.date.accessioned2020-04-29T14:05:56Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationAlves, Rita de Cássia Assis. Significados atribuídos ao feminino por mulheres que trabalham e estudam em ensino técnico profissionalizante. 2019. 84 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1763-
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa foi descrever como mulheres que moram em Curitiba e têm tripla jornada constroem os significados através de suas multitarefas: atividades do lar, profissionais e educacionais. Os objetivos específicos foram: identificar suas redes de apoio; descrever a distribuição de papéis na família; analisar os motivos que as levam a buscar a formação pela educação; e analisar como significam suas atividades do lar, atividades profissionais e educacionais. As participantes foram nove mulheres casadas, com filhos e que estudam em cursos técnicos em Curitiba. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado de perguntas sobre: dados sociodemográficos; papéis de gênero; divisão dos papéis no lar; mercado de trabalho; papel profissional; motivos para formação educacional; e rede de apoio. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e foi realizada análise de conteúdo. Os resultados das entrevistas apontaram a mulher sendo vista como alicerce do lar, na condição de provedora financeira e, em algumas situações, como a pessoa que coordena e harmoniza a família. Os hábitos recebidos na formação familiar são replicados por elas na educação dos filhos. A presença da ideia de uma mulher guerreira que busca se desenvolver em áreas pessoais e profissionais, e também, em alguns casos, da mulher “guerreira” que tem a capacidade feminina de suportar o sofrimento, também se apresentou. Outro fator evidenciado foi a mulher ser mais responsável que o homem. O homem como provedor financeiro do lar foi relatado como fator de grande relevância, assim como a consciência da cobrança social em torno dele. A presença do companheiro exercendo o papel de pai traz sintonia, respeito, e muitas vezes ele é o termômetro da relação. Em algumas famílias, a responsabilidade pela educação e pela imposição de regras e limites aos filhos cabe à mãe, e em muitas das decisões a última palavra é da mulher. No que diz respeito aos objetivos pessoais e profissionais, boa parte delas submetem seus desejos às realizações da família. Para elas, a grande prioridade é poder proporcionar aos filhos uma educação de qualidade mediante os estudos; a busca da casa própria, estudar e poder viajar são também fatores de grande significado. Relataram motivar-se a trabalhar por valores sociais, com o objetivo de fazer o bem ao próximo. A independência financeira, a satisfação pessoal alcançada por meio do trabalho, bem como a vivência no universo escolar proporcionaram mudanças positivas. Cuidados pessoais, para essas mulheres, têm grande significado. A responsabilidade das tarefas do lar se distribuiu em situações em que o homem colabora e em outras em que não colabora; tais tarefas apresentam-se naturalizadas como uma atividade feminina. Elas acreditam que os homens não dariam conta de administrar as inúmeras atividades por elas desempenhadas.por
dc.description.abstractThe primary goal of this research was to describe how women who live in Curitiba and take on three shifts of work construct meaning through their several tasks: home, professional and educational tasks. The specific goals were: identify their support network, describe the family roles’ distributions, analyse the reasons that lead these women to seek an educational training and how they signify their home, professional and educational duties. The participants were nine married women who have children and study in technical schools in Curitiba. In order to collect data a semi-structured interview was done asking questions about: social and demographic data, gender role, household chores, job market, reasons for choosing the educational training and support network. The interviews were recorded and transcribed and it was carried an analysis of content. The results of the interviews pointed to the woman being perceived as the house foundation, in the position of primary source of income and in some situations as the person who coordinates and harmonizes the family. The repetition of the habits received in the family formation is reproduced by these women in the child-rearing.The presence of the idea of a “warrior” woman who looks for development in the personal and professional field, and also in a few cases of the “warrior” woman who has the female abillity to bear suffering has also been presented. Another factor that was evidenced was the factor of women being more responsible than men. Man as the source of income was reported as a relly relevant factor, as well as the awareness of the social demand on him. The presence of the father brings harmony, respect and many times he is the thermometer of this relation. In some families the responsability for the education and the imposition of rules and limits of the children is on the mother and many decisions who has the last words is the woman. In the personal and professional goals a great number of women subordinate their desires to the family achievements, for them the main priority is to be able to provide their children with fine quality studies, acquire their own houses, study and to be able to travel holds a great importance as well. They reported to feel motived to work for social values, doing good for the others. Financial independence, the satisfaction achieved through work, as well as the experience in academic world gave them positive change. The house duties were dispensed in situations in which the man colaborates and in moments when he does not, the naturalization is presented as a female task. Personal care for these women holds great impotance, they believe that men would not cope with the numberless tasks that they are able to perform.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-04-29T14:05:56Z No. of bitstreams: 1 SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS.pdf: 1423576 bytes, checksum: 08961155ac908dc069e575534c9a0d95 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T14:05:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS.pdf: 1423576 bytes, checksum: 08961155ac908dc069e575534c9a0d95 (MD5) Previous issue date: 2019-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMulher,por
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleSignificados atribuídos ao feminino por mulheres que trabalham e estudam em ensino técnico profissionalizantepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.