???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Lucina Reitenbach | - |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Adriana | - |
dc.contributor.referee1 | Fragoso, Sueli | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Francisco Eduardo Menezes | - |
dc.contributor.referee3 | Freire Filho, João | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T13:59:06Z | - |
dc.date.issued | 2009-09-28 | - |
dc.identifier.citation | Viana, Lucina Reitenbach. Música na cibercultura: reconfiguração da estrutura do mercado a partir da desintermediação do funk brasileiro e sua produção em rede. 2009. 191 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1739 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propõe a analisar de que forma a utilização do computador como mediador dos processos comunicacionais e a participação do consumidor nas redes sociais interferem na reconfiguração da música na Cibercultura. Parte-se do levantamento netnográfico da presença online da banda curitibana “Bonde do Rolê”, transformada em sucesso mundial a partir das interações sociais em torno de seu perfil no site MySpace para chegar à sociabilidade entre ciber-representações como objeto. Investiga-se a inserção do artista e seu trabalho nas redes sociais, analisando a dobra onde os papéis de produtores e consumidores se sobrepõem em decorrência da amplitude de participação desencadeada pela adoção da tecnologia nos processos de criação de bens de consumo e pelo processo de desintermediação que transformou a configuração do mercado musical. Propõe-se a revisão das fases de desenvolvimento da indústria fonográfica com base em sua relação com a tecnologia, incluindo uma nova etapa intitulada quinta fase, onde a produção acontece em rede, a partir de processos mediados e de hibridações tecnológicas de gêneros musicais. As ferramentas de análise englobam a observação participativa off-line, revisão bibliográfica, observação preliminar baseada na Netnografia e finalmente, entrevistas qualitativas em profundidade. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze in which way the use of computers as mediators of communicational processes and the consumer participation in social networks interfere in the music reconfiguration within cyberculture. The starting point is a netnographic survey on the online presence of the Curitiba-based band “Bonde do Rolê”, which became an international success as a result of the social interactions on the band’s profile webpage on MySpace, reaching sociability between cyberrepresentations as object. This dissertation intends to investigate how influent the insertion of the artist and its work in social networks is, analyzing the merging point where the role of producers and consumers overlap, an outcome of the extensive participation unleashed by the adoption of technology in the consumer goods creative process and through the disintermediation process that transformed the music trade configuration. This study also proposes a revision of the phonographic industry development stages based on its relation with technology, including a new stage, named the fifth stage, in which production occurs over a network, via mediated processes and technological hybridizations of musical genres. The tools of analysis comprise offline participant observation, bibliographic review, preliminary observation based on the netnographic data and, finally, comprehensive qualitative interviews | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-03T13:59:06Z No. of bitstreams: 1 MUSICA NA CIBERCULTURA.pdf: 3025657 bytes, checksum: f4aa3c260b008a239cdb2725c042710d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-03T13:59:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUSICA NA CIBERCULTURA.pdf: 3025657 bytes, checksum: f4aa3c260b008a239cdb2725c042710d (MD5) Previous issue date: 2009-09-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
dc.publisher.department | Comunicação e Linguagens | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Linguagens | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Cibercultura | por |
dc.subject | Música eletrônica | por |
dc.subject | Funk | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Cyberculture | eng |
dc.subject | Electronic music | eng |
dc.subject | Consumption | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Música na cibercultura: reconfiguração da estrutura do mercado a partir da desintermediação do funk brasileiro e sua produção em rede | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MUSICA NA CIBERCULTURA.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? Request a copy |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.