Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCittolin, Simone Francescon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8365382946314510por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee2Sá, Ricardo Antunes de-
dc.contributor.referee3Torres, Patrícia Lupion-
dc.contributor.referee4Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.date.accessioned2019-07-11T17:21:31Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationCittolin, Simone Francescon. A convivência na aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação superior. 2019. 208 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1666-
dc.description.resumoAprender a conviver, apontado como um dos pilares mais importantes do processo educativo e um dos desafios fundamentais para a Educação deste século (DELORS, 1996), envolve desenvolver o reconhecimento e a compreensão do outro, a percepção das interdependências na realização de projetos comuns, bem como aprender a gerenciar os momentos de crise. E a Educação apresenta-se como a ferramenta a serviço dessa tarefa. No entanto, modelos didáticos que resultam na negação do outro e na recusa em compartilhar, bem como a aprendizagem individualista, ainda imperam no contexto educacional, comprometendo a formação de profissionais para atuar na resolução de problemas na sociedade com o cuidado nas relações entre os seres humanos. O desafio das instituições educacionais é, portanto, preparar os estudantes para conviver com as diferenças na perspectiva de uma sociedade democrática e inclusiva, e para atingir tal objetivo, ‘aprender a cooperar’ apresenta-se como uma das principais competências a serem promovidas nesses ambientes. Neste cenário a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é apresentada como uma alternativa metodológica que, tendo como essência a aprendizagem cooperativa, favorece experiências de interação com características que contribuem para a construção de uma convivência mais democrática e inclusiva. Esta tese, desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa e seguindo um enfoque exploratório, tem como objetivo analisar as percepções de estudantes universitários que utilizam a ABP acerca dos avanços por ela proporcionados no que se refere à construção da convivência nesses ambientes de aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa teve como primeira etapa a elaboração de um referencial teórico para discutir os principais desafios e demandas da Educação Superior para este século, a convivência neste contexto e a ABP, bem como a aprendizagem cooperativa. A convivência no contexto educacional foi discutida a partir de Fierro Evans (2008, 2010, 2013). Barrows (1980, 1986, 1989, 1996), Barret e Moore (2005, 2011) destacam-se na construção do referencial teórico sobre a ABP. A aprendizagem cooperativa, elemento que caracteriza a ABP, foi discutida a partir de Morton Deutsch (1949, 1955, 1958, 1962, 1991), com destaque também para Johnson e Johnson (1987, 1989, 1998, 2003, 2009, 2013). Em uma segunda etapa, o trabalho de campo foi desenvolvido através da utilização da técnica de grupo focal com setenta e um estudantes de três instituições de Educação Superior que utilizam a ABP. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002) das falas dos sujeitos participantes, buscou apreender a mensagem transmitida pelos estudantes, tão bem quanto explorar o conteúdo implícito nas suas respostas, a fim de gerar categorias que pudessem expressar os avanços proporcionados pela ABP na construção da convivência naqueles ambientes de aprendizagem. O conjunto de categorias de análise interpretativa produzido permitiu sugerir que os avanços proporcionados pela Aprendizagem Baseada em Problemas possibilitariam a construção de uma convivência mais democrática e inclusiva. A ABP se constituiria, portanto, em um caminho para aprender a conviver na universidade, contribuindo para a formação de um profissional que possa atuar na resolução dos problemas da sociedade com o cuidado necessário nas relações entre os seres humanos.por
dc.description.abstractLearning to live together has been pointed out as one of the most important pillars of the educational process and one of the fundamental challenges for Education in the 21st century (DELORS, 1996). As learning to live together involves developing the recognition and understanding of others, the perception of the interdependencies among the individuals in the accomplishment of projects, as well as learning to manage moments of crisis, the Education presents itself as the tool to accomplish this task. However, content and subject-based teacher-centered approaches that value individualistic learning and result in the denial of others and the refusal to share still prevail in the educational context, compromising the formation of professionals able to act in solving the problems of society with the necessary care in the relations between human beings. The challenge of educational institutions is therefore to prepare students to live with diversity in the perspective of a democratic and inclusive society. To achieve this goal, 'learning how to cooperate' is one of the main competences to be promoted in these environments. In this scenario, Problem Based Learning (PBL) is presented as a methodological alternative that, based on cooperative learning, favors interaction experiences with characteristics that contribute to the construction of a more democratic and inclusive educational environment. This thesis aims to analyze the perceptions of university students who use PBL on the advances it provides for the experience of living together in these learning environments. In order to reach the proposed objective, the research had the elaboration of a theoretical reference as its first step in order to discuss the main challenges and demands of Higher Education for this century, living together in learning environments and the PBL approach, as well as cooperative learning. Living together in the educational context was discussed from Fierro Evans (2008, 2010, 2013). Barrows (1980, 1986, 1989, 1996), Barret and Moore (2005, 2011) stand out in the construction of the theoretical reference on PBL. Cooperative learning, an element that characterizes PBL, was discussed from Morton Deutsch (1949, 1955, 1958, 1962, 1991), with emphasis also on Johnson and Johnson (1987, 1989, 1998, 2003, 2009, 2013). As a second step, a field research was performed using the focal group technique with seventy-one students from three Higher Education Institutions that use PBL. The Content Analysis (BARDIN, 2002) method was used to analyze the participants' speeches in order to capture the message conveyed by the students, as well as to explore the implicit content in their responses. This analysis generated six categories that could express the advances provided by PBL for the experience of living together in those learning environments. The set of categories produced allowed us to suggest that the advances provided by the PBL approach would enable the construction of a more democratic and inclusive educational environment. The PBL would therefore be a way to learn to live in university and a step forward towards the formation of professionals able to act in solving the problems of society with the necessary care in the relations between human beings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-07-11T17:21:31Z No. of bitstreams: 1 A CONVIVENCIA NA APRENDIZAGEM.pdf: 2394355 bytes, checksum: 1eddec9f2d305bf3614a0ad8ef9391c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T17:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A CONVIVENCIA NA APRENDIZAGEM.pdf: 2394355 bytes, checksum: 1eddec9f2d305bf3614a0ad8ef9391c8 (MD5) Previous issue date: 2019-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectConvivênciapor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectLiving togethereng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA convivência na aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação superiorpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONVIVENCIA NA APRENDIZAGEM.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.