Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViana, Lucina Reitenbach-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427253217533639por
dc.contributor.advisor1Caetano, Kati Eliana-
dc.contributor.referee1Amaral, Adriana-
dc.contributor.referee2Covaleski, Rogério-
dc.contributor.referee3Pieroni, Geraldo-
dc.contributor.referee4Fort, Mônica Cristine-
dc.date.accessioned2019-06-04T17:10:50Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationViana, Lucina Reitenbach. Presença online: estratégias e práticas discursivas da relação desintermediada entre coenunciadores no twitter. 2014. 338 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1662-
dc.description.resumoEsse trabalho compõe os resultados finais da tese de Doutorado, obtidos a partir da proposta de estudar as implicações da presença do jornalista em plataformas de interação online. Nesse problema de pesquisa, incluem-se três aspectos derivados como hipóteses, em estudo: 1) a emergência de um tensionamento entre o que se considera da alçada do público e do privado na presença e atuação dos profissionais de jornalismo nas plataformas de redes sociais online; 2) as características exigidas do profissional de jornalismo para atuar como tal nos meio online permeadas pelas características tipológicas do conteúdo por eles produzido. 3) o envolvimento das organizações, dos empregadores e do planejamento nas estratégias de presença online no tensionamento desse processo. O corpus empírico partiu dos perfis pessoais de Rosana Hermann, William Bonner e Fátima Bernardes no Twitter, ampliadas em seguida para o conjunto da presença online dos produtos comunicacionais em que atuam: o “Portal R7”, o “Jornal Nacional” e o “Programa Encontro com Fátima Bernardes”. A metodologia aplicada reúne a Netnografia como processo de entrada, permanência e coleta de dados em campo, seguida da Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, utilizadas como procedimentos de análise. O corpo teórico de apoio ao desenvolvimento desse trabalho compreende trabalhos de Kozinets, Bardin, Charaudeau e Maingueneau. A discussão do ethos jornalístico no atual cenário midiático contemporâneo aponta para novas possibilidades de atuação profissional do jornalista em atividades promocionais a partir de sua presença em plataformas de interação online, através de estratégias discursivas preparadas para movimentar a audiência e provocar a interação.por
dc.description.abstractThis work is part of the final results of the doctoral thesis, obtained from the proposal to study the implications of the presence of the journalist in online interaction platforms. In this research problem, are included three aspects derived from the hypotheses in the study: 1) the emergence of a tension between what is considered the purview of the public and the private, in the presence and action of professional journalists in the online social networking platforms, 2) the characteristics required of professional journalism to act in the online medium, permeated by the typological characteristics of content produced by them. 3) the involvement of organizations, of employers and planning strategies for the online presence, tensioning this process. The empirical corpus came from personal profiles Rosana Hermann, William Bonner and Fátima Bernardes on Twitter, then was expanded to the entire online presence of communication products in which they operate: the “Portal R7”, “Jornal Nacional” and “Programa Encontro com Fátima Bernardes”. The applied methodology brings together netnography process to the entry, to stay and to collect data in the field, followed by content analysis and discourse analysis, used as analysis procedures. The theoretical framework to support the development of this work includes works from Kozinets, Bardin, Charaudeau and Maingueneau. The discussion of the journalistic ethos in today's contemporary media scene points to new possibilities for professional activities of journalists in promotional activities from its presence in online interaction platforms through discursive strategies prepared to move the audience and provoke interaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-06-04T17:10:50Z No. of bitstreams: 1 PRESENCA ONLINE.pdf: 29107411 bytes, checksum: 47b46c69cb965906ecd9befc519db98c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T17:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRESENCA ONLINE.pdf: 29107411 bytes, checksum: 47b46c69cb965906ecd9befc519db98c (MD5) Previous issue date: 2014-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias discursivaspor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectCiber-representaçãopor
dc.subjectPresença onlinepor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectDiscursive strategieseng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectCyber-representationeng
dc.subjectOnline presenceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePresença online: estratégias e práticas discursivas da relação desintermediada entre coenunciadores no twitter.por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRESENCA ONLINE.pdf28.43 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.