Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Maicon Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4494277528116725por
dc.contributor.advisor1Andacht, Fernando Torres-
dc.contributor.referee1Araújo, Denize-
dc.contributor.referee2Yamamoto, Eduardo Yuji-
dc.contributor.referee3Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee4Camargo, Hertez Wendel de-
dc.date.accessioned2019-05-14T16:20:46Z-
dc.date.issued2018-10-28-
dc.identifier.citationSouza, Maicon Ferreira de. A teoria do humor brasileiro em movimento. 2018. 300 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1650-
dc.description.resumoNo Brasil, com a substituição de séries estrangeiras enlatadas por conteúdos humorísticos produzidos de acordo com as preferências nacionais, a TV Globo deu início à criação de um padrão humorístico a faixa horária de programação denominada “Terça Nobre”, que mantém uma estrutura em constante maturação desde sua criação, desde o período de 1988. Seu núcleo tipológico e de comicidade recebe influência do estilo de produção de conteúdos produzidos para a internet. Esta tese estuda as características dos programas humorísticos de maior sucesso exibidos na televisão e na internet: na televisão, na faixa horária “Terça Nobre”, entre os anos de 1988 e 2018 e, na internet, os transmitidos a partir da criação do YouTube em 2006. Nesse estudo, formula-se a hipótese de que a estrutura humorística utilizada no programa “Terça Nobre” influenciou o surgimento do conteúdo disponibilizado na internet por meio da manutenção de algumas fórmulas, e da inovação de outras. Reciprocamente, a maturação da linguagem da internet contribuiu com algumas nuances que mudaram a linguagem televisiva. O produto desse ciclo é uma constante atualização do humor brasileiro, e assim, estabelece diretrizes para a elaboração de uma Teoria do Humor Brasileiro na sua manifestação na mídia audiovisual contemporânea. Nesse contexto, essa tese objetiva identificar e analisar de modo sistemático a produção humorística brasileira contemporânea como forma de subsídio à constituição de uma análise do funcionamento do humor midiático no Brasil atual. Ao abordar a linguagem humorística, utiliza os conceitos de ‘esfera’, ‘estilo’, ‘composição’ e ‘tema’ de Mikhail Bakhtin (1997 [1979]), intertextualidade de Kristeva (2012[1967]) e de Genette (2010[1930]), como forma de estabelecer o campo basilar, o qual articula-se com a ideia de materialização da comicidade (matéria, forma, ocasião e causa), sob a ótica dos fundamentos clássicos da noção da ‘linguagem do riso’ de Bergson (1983[1940]). Estabelece uma matriz de análise tipológica do humor baseada em diversos autores, entre eles: Raskin (1985) e Propp (1992 [1976]). Por se tratar de um tema amplo, de relevância e inato a todo ser humano, apresenta de forma sistemática os diversos detalhamentos do ato humorístico. Por fim argumenta que o humor audiovisual brasileiro está em constante mudança e faz parte de Teoria do Humor Brasileiro, a qual descreve o gênero, os critérios de admissibilidade da piada, a matriz de analise tipológica e a estrutura geral de uma ação humorística.por
dc.description.abstractDue to the replacement of foreign series by humorous contents in Brazil produced according to national preferences, TV Globo began the creation of a humorous standard in a program time called "Terça Nobre", which has contained a structure in constant maturation since its creation in 1988. Its typological and comic core receives the influence of content produced by the internet. This thesis studies the characteristics of the most successful humorous series of the TV and Internet: of the TV, at the time of “Terça Nobre” in the years 1988 and 2018; and of the Internet, on the YouTube cast in 2006. In this study, we formulated a hypothesis that the humoristic structure used in the program “Terça Nobre” influenced the development of the content available on the Internet through the maintenance of some formulas, as well as the innovation of others. Conversely, a maturation of the language of the internet contributed for some nuances that have changed a television language. The product of this cycle is a constant update of the Brazilian humor and, thus, the establishment of guidelines for the elaboration of a Theory of Brazilian Humor in its manifestation in the contemporary audiovisual media. In this context, this thesis aims to identify and analyze in a systematic way the Brazilian humorous production as a basis for the analysis of a representation in the functioning of media humor in Brazil today. When a humorous language is adopted, we use the concepts of 'sphere', 'style', 'composition' and 'theme' by Mikhail Bakhtin (1997 [1979]), intertextuality of Kristeva (2012 [1967]) and Genette (2010 [1930]), as a way of establishing the main field, which articulates with the idea of materiality of the humor (content, form, occasion and cause) from the standpoint of the classical foundations of the notion of the “laugh language” of Bergson (1983 [1940]). It establishes a matrix of typological analysis of humor based on several authors such as Raskin (1985) and Propp (1992 [1976]). Because it is a broad theme, of relevance and innate in a human being, it features systematically the several details of humorous acts. Finally, argues that the Brazilian audiovisuals humor is constantly changing and is part of Brazilian Humor Theory, which describes the genre, the reasonable criteria of jokes, the matrix of typological analysis and the general structure of a humorous action.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-14T16:20:46Z No. of bitstreams: 1 A TEORIA DO HUMOR.pdf: 18322973 bytes, checksum: 6ca1849a0a1d97de71d67aef2110747c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-14T16:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TEORIA DO HUMOR.pdf: 18322973 bytes, checksum: 6ca1849a0a1d97de71d67aef2110747c (MD5) Previous issue date: 2018-10-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem humorísticapor
dc.subjectTeoria do humor brasileiropor
dc.subjectO humorístico no Brasilpor
dc.subjectHumorous languageeng
dc.subjectTheory of brazilian Humoreng
dc.subjectThe humorous in Brazileng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA teoria do humor brasileiro em movimentopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TEORIA DO HUMOR.pdf17.89 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.