Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKlein, Roseli Bilobran-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7081557631619421por
dc.contributor.advisor1Vechia, Ariclê-
dc.contributor.referee1Santos, Ademir Valdir dos-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee3Teive, Gladys Mary Ghizoni-
dc.contributor.referee4Viana, Ieda-
dc.contributor.referee5Correia, Rosa Lydia Teixeira-
dc.date.accessioned2018-10-16T16:40:51Z-
dc.date.issued2014-10-25-
dc.identifier.citationKlein, Roseli Bilobran. O colégio Santos Anjos da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (1917-1970): uma referência da educação feminina no planalto norte catarinense. 2014. 311 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1595-
dc.description.resumoO tema central desta pesquisa é a trajetória do Colégio Santos Anjos entre os anos de 1917 a 1970, na cidade de Porto União no Estado de Santa Catarina, que funcionou como internato feminino. Buscou-se analisar a cultura escolar produzida no interior deste educandário pertencente à Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (MSSpS), uma escola teuto-brasileira que fez parte do projeto ultramontano no final do século XIX. A pesquisa teve por objetivos analisar a trajetória do Colégio Santos Anjos, sem deixar de compreender a totalidade histórica; investigar o que se passa no seu interior, gerando um conhecimento mais aprofundado do espaço social destinado ao processo de ensino aprendizagem através das influências externas recebidas. O que instigou este estudo foi a aparente relevância e solidez atingida pelo colégio como local de ensino criado por uma congregação que se transferiu do mundo europeu e se fixou no Brasil com função missionária voltada para a educação. Para tal, procedeu-se a pesquisa da instituição tomando por base os estudos de Buffa e Nosella (2009), destacando a cultura escolar no interior desta sob o olhar de Julia (2001). Foram utilizadas diversas fontes primárias: álbuns fotográficos, livros de matrículas, livros de visitas de inspetores escolares, atas de exames parciais e finais, atas de exames de admissão, atas de reuniões pedagógicas, relatórios. Além dessas realizaram-se entrevistas com ex-alunas. No decorrer do estudo investigaram-se as práticas pedagógicas, os saberes escolares e o espaço escolar. A contribuição para os estudos das instituições escolares no Brasil foi desvendar a cultura escolar produzida neste educandário e seu impacto na sociedade e no comportamento dos indivíduos que fizeram parte dele.por
dc.description.abstractThe central theme of this research is the trajectory of the Holy Angels College between the years 1917 to 1970 in the town of Port Union in the State of Santa Catarina, which acted as a girl's boarding. We sought to analyze the school culture produced within this breed belongs to the Congregation of the Missionary Sisters Servants of the Holy Spirit ( MSSPs ), a school of German-Brazilian origin who was part of the ultramontane project in the late nineteenth century. The research aimed to analyze the trajectory of Holy Angels College, while understanding the historical totality; investigate what is going on inside, generating a deeper understanding of the social space for the teaching and learning process through the external influences received. What prompted this study was the apparent relevance and robustness achieved by the college as a place of education created by a congregation that moved the European world and settled in Brazil with missionary role for the education. To this end, we proceeded to the institution's research building on the studies and Nosella Buffa (2009), rescuing the school culture within this under the gaze of Julia (2001). Photo albums, books, files, books, visits by school inspectors, minutes of term exams and final minutes of entrance exams, minutes of pedagogical meetings, reports: several primary sources were used. In addition to these interviews were conducted with former students. During the study we investigated the teaching practices, school knowledge and academic space. A contribution to the study of educational institutions in Brazil was unveiling the school culture produced this breed and its impact on society and the behavior of individuals who were part of it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-16T16:40:51Z No. of bitstreams: 1 O COLEGIO.pdf: 6908342 bytes, checksum: 2d887873236127e65b9dcf63a3e31283 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-16T16:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O COLEGIO.pdf: 6908342 bytes, checksum: 2d887873236127e65b9dcf63a3e31283 (MD5) Previous issue date: 2014-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Educação brasileirapor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectCongregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santopor
dc.subjectHistory of brazilian educationeng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectCongregation of the Missionary Sisters Servants of the Holy Spiriteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO colégio Santos Anjos da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (1917-1970): uma referência da educação feminina no planalto norte catarinensepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COLEGIO.pdf6.75 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.