Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos, Lucas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067510174814369por
dc.contributor.advisor1Pieroni, Geraldo-
dc.contributor.referee1Jurkevics, Vera Irene-
dc.contributor.referee2Bueno, Wilma de Lara-
dc.date.accessioned2018-08-21T14:21:56Z-
dc.date.issued2013-08-07-
dc.identifier.citationMatos, Lucas de. Sistemas institucionais e burocráticos: conceitos e práxis aplicadas ao modelo escolar do Paraná a partir de 2005. 2013. 96 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1557-
dc.description.resumoCom a crescente fomentação da tecnologia, ficou também uma abertura para as críticas sociais, mesmo que sem uma devida orientação teórica para sustentar tal fim. Ao mesmo tempo se observa a mutação dos procedimentos burocráticos nos vários organismos estatais incluindo o objeto de nosso estudo a instituição escolar, no entanto, pouco se sabe sobre os conceitos de burocracia e de instituições. Nosso intento neste estudo é revisitar as definições atribuídas às instituições e burocracia e desmistificar o seu uso comum. O objetivo consiste em explanar de uma forma mais conceitual o modo de gestão do Estado e das instituições escolares através da burocracia, conotação esta que está permeada de significados além da sua função principal que é a moldagem do indivíduo inserido numa ordem social estamentada. Esta hierarquia condiciona a prática educacional a cumprir regras que não são necessariamente direcionadas ao indivíduo. Partindo do pensamento de que a burocracia teria um caráter mais amplo do que o enquadramento do indivíduo para uma vivência social, aprofunda-se a investigação nos conceitos - tradicionais e modernos a fim de que se possam entender às várias nuances do que seja a burocracia no seu contexto teórico, abrangendo, desta forma o pretendido entendimento dos sistemas institucionais e burocráticos, bem como também, sua práxis e aplicação no modelo escolar.por
dc.description.abstractWith increasing fostering of technology, we also see an opening to social criticism, even without a proper theoretical guidance to support this end. At the same time observing the changing bureaucratic procedures in the various state agencies including the object of our study to the school, however, little is known about the concepts of bureaucracy and institutions. Our intent in this study is to revisit the definitions assigned to institutions and bureaucracy and demystify the common usage. The goal is to explain in a more conceptual way the management of the state and educational institutions through the bureaucracy, this connotation that is permeated with meanings beyond its main function is to insert molding of the individual in a social order estamentada. This hierarchy determines the educational practice to comply with rules that are not necessarily directed to the individual. Starting from the idea that the bureaucracy would have a broader character than the framework of the individual for a social life, deepens the research concepts - traditional and modern so that they can understand the various nuances of what the bureaucracy in its theoretical, covering in this way the desired understanding of the institutional and bureaucratic systems, and also, its practice and application in the model school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-21T14:21:56Z No. of bitstreams: 1 SISTEMAS INSTITUCIONAIS.pdf: 4158477 bytes, checksum: cd9187dcb5e7fe1dbc7325f06a684433 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T14:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SISTEMAS INSTITUCIONAIS.pdf: 4158477 bytes, checksum: cd9187dcb5e7fe1dbc7325f06a684433 (MD5) Previous issue date: 2013-08-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituiçõespor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectVivência socialpor
dc.subjectConceitospor
dc.subjectModelo escolarpor
dc.subjectInstitutionseng
dc.subjectBureaucracyeng
dc.subjectLiving socialeng
dc.subjectConceptseng
dc.subjectSchool modelpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleSistemas institucionais e burocráticos: conceitos e práxis aplicadas ao modelo escolar do Paraná a partir de 2005por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SISTEMAS INSTITUCIONAIS.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.