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dc.creatorStacheski, Denise Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870948176467388por
dc.contributor.advisor1Quadros, Claudia-
dc.contributor.advisor-co1Pontes, Maria Cristina-
dc.contributor.referee1Massi, Giselle Athayde-
dc.contributor.referee2Silvestrin, Celsi-
dc.contributor.referee3Bianchi, Grasiela-
dc.date.accessioned2018-08-01T18:18:49Z-
dc.date.issued2013-04-29-
dc.identifier.citationStacheski, Denise Regina. O idoso brasileiro na comunicação pública: cidadania e representações sociais num sistemade interaçãomidiático. 2013. 203 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1498-
dc.description.resumoA tese, “O Idoso Brasileiro na Comunicação Pública”, tem como objetivo geral estudar representações sociais do envelhecimento por meio de um sistema de interação midiático, vinculado aos processos de diálogo da comunicação pública no Brasil, através de três vertentes: promotores de políticas, produtores midiáticos e atores individuais. De forma metodológica, a análise de conteúdo de Bardin (2011) é o método norteador do estudo, através de técnicas qualitativas e quantitativas. Sem pretensão de delinear ações práticas para a comunicação pública, a tese realiza um diagnóstico na circulação das representações sociais do envelhecimento entre promotores de políticas, produtores midiáticos e atores individuais. No decorrer da tese se apresentam e analisam objetos empíricos brasileiros (site oficial do Ministério da Saúde - Portal da Saúde, cobertura midiática da Campanha Nacional de Conscientização contra a Violência da Pessoa Idosa e publicações de idosos no Facebook). Como conclusões, constata-se que a vitimização do idoso se manifesta na circulação das representações sociais do envelhecimento, principalmente, por meio de produtores midiáticos. No entanto, também, se encontram vozes de resistência, a partir de atores individuais, nas redes sociais digitais, frente às representações negativadas do envelhecimento. Promotores de políticas e produtores midiáticos utilizam, com intensidade, a expressão “idosos” e “envelhecimento” de forma homogênea – fortalecendo o estigma da velhice com fragilidade social ou de degeneração física. Constatou-se, também, que a utilização das redes sociais digitais para a ativação da participação de idosos na deliberação pública pode ser um caminho para construir um diálogo direto com idosos brasileiros, respeitando suas diversidades e heterogeneidades.por
dc.description.abstractThe thesis, "The Brazilian Elderly in Public Communication" aims to study general social representations of the elderly through a media interaction system, linked to the dialogue processes of public communication in Brazil, through three components: promoter’s policies, media producers and individual actors. In order methodological content analysis of Bardin (2011) was the method guiding the study, through qualitative and quantitative techniques. Without pretension to outline practical actions for public communication, the thesis makes a diagnosis in the circulation of social representations of aging policies between promoters, producers, media and individual actors. Throughout the thesis were presented and analyzed empirical objects brazilians (official website of the Ministry of Health - Health Portal, media coverage of the National Campaign Against Violence Awareness of Elderly and elderly publications on Facebook). In conclusion, we found that the victimization of the elderly is present in the circulation of social representations of aging, mainly by means of media producers. However, we also have found voices of resistance from individual actors in digital social networks, compared to negative representations of aging. Promoters of political and media producers use with intensity, the term "elderly" and "aging" homogeneously - strengthening the stigma of old age with social frailty or physical degeneration. The official website of the Ministry of Health focuses its communicative units for the transfer of information about disease prevention - there were no strategies for activation of civic participation among the elderly. It was found also that the use of social networks for enabling the participation of older people in public deliberation can be a way to build a direct dialogue with brazilian elderly, respecting their diversity and heterogeneity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-01T18:18:49Z No. of bitstreams: 1 O IDOSO BRASILEIRO.pdf: 3961277 bytes, checksum: 1c3c29e49c9446f1d6741d0bd542146b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T18:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O IDOSO BRASILEIRO.pdf: 3961277 bytes, checksum: 1c3c29e49c9446f1d6741d0bd542146b (MD5) Previous issue date: 2013-04-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectSistema de interação midiáticopor
dc.subjectCapital elderlyeng
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectAgingeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectSocial voiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO idoso brasileiro na comunicação pública: cidadania e representações sociais num sistemade interaçãomidiáticopor
dc.typeTesepor
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