Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaz, Otacilio Evaristo Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575603163379424por
dc.contributor.advisor1Caetano, Kati Eliana-
dc.contributor.referee1Bianchi, Graziela-
dc.contributor.referee2Nicolato, Roberto-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:07:16Z-
dc.date.issued2013-03-06-
dc.identifier.citationVaz, Otacilio Evaristo Monteiro. Funk nacional: sons de um movimento em construção. 2013. 105 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1487-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa algumas estratégias agenciadas pelo movimento Funk de Raiz, especificamente relativas à sua atuação por meio de programas radiofônicos, visando a redimensionar uma visão supostamente uniforme e negativa da cultura funk, sobretudo disseminada pelos noticiários jornalísticos e informes policiais. O programa Funk Nacional, produzido pela Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk), e transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, traz uma mensagem diferenciada do funk, buscando novos olhares para o movimento, acionados por recursos diversos como a performance dos locutores, as unidades constitutivas dos discursos musicais, em sua articulação com os movimentos corporais, como o ritmo e a entonação, e os mecanismos semânticos-políticos expressos nas letras. Embora manifestos em um conjunto maior de estratégias, que os definem em sua totalidade, os programas analisados permitem vislumbrar o jogo de vozes e olhares pressupostos no modo como se vêem sendo vistos pela sociedade, como vêem as outras correntes da cultura funk e, por conseguinte, a maneira como tentam legitimar sua própria visibilidade. Para tanto, recorremos a bases teóricas extraídas dos estudos culturais, da sociologia e da sociossemiótica, tendo como principais fontes escritos de Eric Landowski, sobre os regimes de visibilidade; Norbert Elias e Howard Becker sobre o conceito de estabelecidos e outsiders; Adriana Lopes, Hermano Vianna e Simone Pereira de Sá, sobre os estudos do funk carioca. As ferramentas de análise englobaram o universo de três programas registrados através da internet, entre os anos de 2011, 2012 e 2013. A partir das análises feitas com base nos critérios citados e nos teóricos aqui convocados, constatamos que o programa Funk Nacional evidencia formas específicas de integração às axiologias coletivas, ao mesmo passo que incorpora o olhar do outro - "a sociedade"- sobre o modo de conceber outras correntes do funk.por
dc.description.abstractThis research examines some strategies promoted by the Funk de Raiz movement, specifically relating to its operations through radio programs, aiming to reformat a supposedly uniform and negative view of the funk culture, mainly disseminated by the news and police reports. The program Funk Nacional, produced by the Association of Professionals and Friends of Funk (Apafunk) and broadcast by Nacional Radio of Rio de Janeiro, brings a differentiated message of funk, seeking new viewpoints of the movement, triggered by various resources such as the performance of the presenters, the constituent units of the musical discourse, in its articulation with body movements, such as rhythm and intonation, and semantic-political mechanisms expressed in the lyrics. Although manifested in a larger set of strategies, which define them in their entirety, the programs analyzed allow us to glimpse the play of voices and presumed viewpoints in the way they perceive themselves as being seen by society, how they see the other lines of the funk culture and therefore, the way they try to legitimize their own visibility. For that, we turn to theoretical fundaments extracted from cultural studies, sociology and social semiotics, having as main sources works by Eric Landowski on regimes of visibility; Norbert Elias and Howard Becker on the concept of established ones and outsiders; Adriana Lopes, Hermano Vianna and Simone de Sá Pereira on studies about the funk from Rio de Janeiro. The tools of analysis encompassed the universe of three programs registered through the Internet, in the years of 2011, 2012 and 2013. From the analysis made based on the aforementioned criteria and scholars, we found that the Funk Nacional program highlights specific forms of integration to collective axiologies, while incorporating the other's stance - "society" - on how to conceive other currents of funk.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-30T16:07:16Z No. of bitstreams: 1 FUNK NACIONAL.pdf: 1293866 bytes, checksum: 69023859ee3b4c80122a24bdd8097cf5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T16:07:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FUNK NACIONAL.pdf: 1293866 bytes, checksum: 69023859ee3b4c80122a24bdd8097cf5 (MD5) Previous issue date: 2013-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunkpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectLetrapor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectJogos de visibilidadepor
dc.subjectRegimes de interaçãopor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectLyricseng
dc.subjectGames of visibilityeng
dc.subjectInteraction schemeseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleFunk nacional: sons de um movimento em construçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FUNK NACIONAL.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.