Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1478
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Consulta de enfermagem na escola: perfil de saúde com enfoque na saúde auditiva do adolescente
???metadata.dc.creator???: Lopes, Flavia Conceição 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Vânia Muniz Néquer
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lacerda, Adriana Bender Moreira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bernardino, Elizabeth
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A escola é um espaço privilegiado para ações de saúde voltadas aos adolescentes, porque agrega grande parte dos jovens da comunidade sendo um espaço de socialização, formação e informação. A consulta de enfermagem no ambiente escolar pode ser uma estratégia, para captação de jovens, para avaliação de sua saúde com vistas à programação de ações de promoção da saúde individual e coletiva, inserindo-se nas propostas do Programa Nacional de Saúde Escolar. Objetivo: Desenvolver e avaliar a consulta de enfermagem no ambiente escolar, como estratégia para avaliação clínica, psicossocial e da saúde auditiva de adolescentes. Método: Estudo de intervenção, exploratório, quantitativo e descritivo. Foram realizadas consulta de enfermagem com 63 adolescentes em uma escola pública do município de Curitiba. Elaborou-se um protocolo de avaliação da saúde com a definição de diagnósticos de enfermagem, procedeu-se a análise do perfil psicossocial e clínico, com enfoque na saúde auditiva dos adolescentes escolares. Resultados: O perfil dos adolescentes que participaram da consulta de enfermagem era 68% do sexo feminino, a média de idade era de 16,5 anos, e renda familiar de 4 salários-mínimos. Dentre os aspectos do desenvolvimento psicossocial, a análise do desempenho escolar, apontou alto índice de reprovação (62%) e problemas de aprendizado em uma ou mais disciplinas (78%). Os aspectos clínicos, que mais se destacaram foram: 39,7% dos adolescentes estavam acima do peso (sobrepeso, obesidade grau I e obesidade grau II). A hipertensão arterial (grau 1 ou 2) foi identificada em 27% dos adolescentes. Relativo aos hábitos auditivos, a maioria apresentava hábitos inadequados e riscos para perda auditiva, sendo que 57% escutavam música em volume alto com fone de ouvido de inserção. Os diagnósticos de enfermagem (DE) mais frequentes foram: capacidade sensorial perceptiva (auditiva) alterada (88,8%), processamento de informação limitado (77,8%), relacionado às dificuldades de aprendizado, estilo de vida sedentário (60,3%) seguido de sobrepeso (39,7%) e pressão arterial alterada (27%). Os adolescentes referiram estarem muito satisfeitos com a Consulta de Enfermagem e que essa satisfação se devia a maneira com que foram atendidos pela enfermeira e por saber mais sobre sua saúde, sendo este um indicador da adequação da intervenção realizada na escola. Conclusões: A consulta de enfermagem, realizada no ambiente da escola, permitiu maior acesso aos adolescentes e uma ampla avaliação da saúde destes jovens, identificando problemas de saúde, incluindo os de saúde auditiva que poderiam ser prevenidos com ações de promoção da saúde individual e coletivas. A consulta de enfermagem permite a identificação precoce e tratamento de problemas dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de adultos saudáveis, com qualidade de vida.
Abstract: Introduction: The school is a space privileged for actions of health turned to the adolescents, because it collects great part of the young persons of the community being a space of socialization, formation and information. The consultation of nursing in the school environment can be a strategy, for captivation of young persons, for evaluation of his health with sights to the planning of actions of promotion of the individual and collective health, being inserted in the proposals of the National Program of School Health. Objective: To develop and to value the consultation of nursing at the school environment, like strategy for clinical evaluation, psychosocial and of the hearing adolescents health. Method: Intervention study, exploratory, quantitative and descriptive. They were carried out consultation of nursing with 63 adolescents in a public school of the local authority of Curitiba. There was prepared a protocol of evaluation of the health with the definition of diagnoses of nursing, the analysis of the profile one proceeded psychosocial and clinically, with approach in the hearing health of the school adolescents. Resulted: The profile of the adolescents who participated of the consultation of nursing was a 68 % of the feminine sex, the age average was of 16,5 years, and familiar income of 4 minimum wages. Among the aspects of the development psychosocial, the analysis of the school performance, it pointed to high rate of disapproval (62 %) and problems of apprenticeship in one or more disciplines (78 %). The clinical aspects, what more stood out were: 39,7 % of the adolescents was above the weight (surcharge, obesity degree I and obesity degree II). The arterial high blood pressure (degree 1 or 2) was identified in 27 % of the adolescents. Relative to the hearing habits, the majority was presenting unsuitable habits and risks for hearing loss, being that 57 % was listening to music in high volume with telephone of ear of insertion. The nursing diagnoses (OF) more frequent were: bad-tempered (hearing) perceptive sensory capacity (88,8 %), limited processing of information (77,8 %), made a list to the difficulties of apprenticeship, sedentary way of life (60,3 %) resulted from surcharge (39,7 %) and bad-tempered blood pressure (27 %). The adolescents told to be very satisfied with the Consultation of Nursing and that this satisfaction owed to itself the way with which they were attended by the nurse and because of knowing more on his health, when there is this an indicator of the adaptation of the intervention carried out in the school. Conclusions: The consultation of nursing, carried out in the environment of the school, allowed bigger access to the adolescents and a spacious evaluation of the health of these young persons, identifying problems of health, including those of hearing health that might be prevented with actions of promotion of the individual health and collective. The consultation of nursing allows the precocious identification and treatment of problems of the adolescents, with sights to the development of healthy adults, with life quality.
Keywords: Saúde escolar
Saúde do adolescente
Audição
Perda auditiva provocada por ruído
Cuidado de enfermagem
School health
Adolescent health
Hearing
Hearing loss
Noise- induced
Nursing care
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Lopes, Flavia Conceição. Consulta de enfermagem na escola: perfil de saúde com enfoque na saúde auditiva do adolescente. 2013. 117 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1478
Issue Date: 24-Sep-2013
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONSULTA DE ENFERMAGEM NA.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.