Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza Filho, Paulo Penha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354183003893876por
dc.contributor.advisor1Massi, Giselle-
dc.contributor.referee1Marques , Jair Mendes-
dc.contributor.referee2Veiga, Elizabeth Carvalho-
dc.date.accessioned2018-07-02T18:34:53Z-
dc.date.issued2011-11-28-
dc.identifier.citationSouza Filho, Paulo Penha de. Condições de letramento no processo de envelhecimento: uma análise junto a idosos com mais de 65 anos. 2011. 120 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1449-
dc.description.resumoIntrodução: Com o crescimento da longevidade humana e consequentemente da população idosa, é preciso considerar uma vida com qualidade e autonomia, e as condições de leitura e de escrita assumem um importante papel no processo de envelhecimento, principalmente por estarmos inseridos em uma sociedade grafocêntrica. Objetivo: Nesse contexto, esse estudo propõe analisar as condições de letramento de pessoas com idade mínima de 65 anos. Metodologia: Foram aplicados um questionário e um teste de leitura contendo textos de gêneros diversos junto a 72 sujeitos idosos acima de 65 anos, residentes na cidade de Curitiba, Paraná. O questionário abrange idade, nível de escolarização, profissão, bem como práticas e situações de leitura e escrita. No teste de leitura, os sujeitos foram convocados a localizar informações explícitas e implícitas em 4 textos: uma fábula, um cartaz, um bilhete e uma notícia de jornal. Resultados: Os idosos, sujeitos da pesquisa, possuem hoje acesso diário fácil a livros, revistas e jornais. Mas o vínculo com esses materiais ainda é deficitário, com uma utilização restrita de práticas significativas com a linguagem escrita. Além disso, foi possível constatar que 43,39% desses sujeitos apresentam dificuldade para extrair informações de textos simples que estão presentes no cotidiano. Conclusão: É necessária uma atenção especial por parte da sociedade civil organizada, bem como da comunidade científica, para ampliar a compreensão sobre práticas de leitura e de escrita no contexto da gerontologia, de forma a beneficiar nossa sociedade a médio e longo prazo de forma expressiva, com a promoção de atividades, que possibilitem ao idoso efetivar seus direitos básicos de cidadão.por
dc.description.abstractIntroduction: With the increasing of human longevity and consequently of the elderly population, one must consider a life of quality and autonomy, and the conditions of reading and writing play an important role in the aging process, especially by being inserted in a literate society. Objective: In this context, this study proposes to examine the conditions of literacy of people aged at least 65. Methodology: We used a questionnaire and a reading test containing texts of various genres from the 72 elderly subjects over 65 years, living in Curitiba, Paraná. The questionnaire includes age, educational level, profession, and practices and situations of reading and writing. In the reading test, subjects were asked to find information explicit and implicit in four texts: a fable, a poster, a ticket and a newspaper. Results: The elderly, the research subjects, now have easy daily access to books, magazines and newspapers. But the connection with these materials is still lacking, with a significant practical use restricted to written language. In addition, we determined that 43.39% of these individuals have difficulty extracting information from simple texts that are present in everyday life. Conclusion: Is need a special attention by civil society organizations and the scientific community to enlarge the understanding of practices of reading and writing in the context of gerontology to benefit our society in the medium and long-term significantly with the promotion of activities that enable the elderly effect their basic rights as citizens.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-02T18:34:53Z No. of bitstreams: 1 CONDICOES DE LETRAMENTO.pdf: 1244942 bytes, checksum: 6b2735d40c4675173cd30e1bb3c7f727 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-02T18:34:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONDICOES DE LETRAMENTO.pdf: 1244942 bytes, checksum: 6b2735d40c4675173cd30e1bb3c7f727 (MD5) Previous issue date: 2011-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscrita manualpor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectHandwritingeng
dc.subjectAgingeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleCondições de letramento no processo de envelhecimento: uma análise junto a idosos com mais de 65 anospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONDICOES DE LETRAMENTO.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.