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dc.creatorFeitosa, Carla Valéria da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240864046496218por
dc.contributor.advisor1Pieroni, Geraldo Magela-
dc.contributor.referee1Bueno, Wilma de Lara-
dc.contributor.referee2Souza, Edilson Soares de-
dc.date.accessioned2018-06-28T18:11:08Z-
dc.date.issued2014-05-09-
dc.identifier.citationFeitosa, Carla Valéria da Costa. Religiosidade on-line: entre a produção da fé e o olhar estético. 2014. 139 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1440-
dc.description.resumoTrata do estudo sobre como a Igreja Católica Apostólica Romana tem-se utilizado da mídia digital para produção da fé on-line e, também, tentar reverter o quadro de queda do número de fiéis. E como tem proporcionado o experimento da experiência estética através de rituais católicos disponibilizados virtualmente. A pesquisa surgiu da observação sobre o número excessivo de sites católicos concedendo ao usuário a faculdade de realizar rituais por meio virtual tornando possível a produção e o alimentar da fé, bem como vivenciar sentimentos outrora possíveis somente de forma presencial. Pretende-se entender o conceito de religiosidade e conhecer as formas de manifestação do sagrado; como também, sistematizar indícios de experiência estética resultantes do contato do usuário com os rituais disponibilizados nos sites selecionados. A análise dos sites e dos testemunhos escritos pelos usuários permitiram concluir que há um rebanho espiritual sendo sustentado cotidianamente pelas mensagens bíblicas postadas pelo corpo eclesiástico e leigo católico. E que é possível sentir-se pertencente a um grupo religioso, ainda que virtual; e conceitos como união, real (em oposição ao virtual) e contágio são experienciados esteticamente na esfera digital.por
dc.description.abstractThis study is about how the Roman Catholic Church has used the digital media to product the online faith and also try to reverse the decline in the number of faithful. And how it has provided the experiment of aesthetic experience offered by Catholic rituals virtually. The research came from the observation about the excessive number of Catholic websites giving the user the ability to perform rituals for the virtual environment making possible the production and feeding of the faith, as well as experiencing feelings once possible only personally. The intention is to understand the concept of religiosity and to know the ways of the sacred manifestation. as well, systematizing evidence aesthetic experience resulting from contact of the user with the rituals available on the selected sites. The analysis of sites and testimonials written by users concluded that there is a spiritual flock being supported daily by biblical messages posted by the Catholic ecclesiastical body and layman. And it is possible to feel belonging to a religious group, even though virtual; and concepts such as union, real (as opposed to virtual) and contagion are aesthetically experienced in the digital sphere.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-28T18:11:08Z No. of bitstreams: 1 RELIGIOSIDADE ON-LINE.pdf: 2191852 bytes, checksum: 2c5b49ac5fb65591bb2cf813ed82e364 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-28T18:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RELIGIOSIDADE ON-LINE.pdf: 2191852 bytes, checksum: 2c5b49ac5fb65591bb2cf813ed82e364 (MD5) Previous issue date: 2014-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectReligiosidade on-linepor
dc.subjectProdução da fépor
dc.subjectExperiência estéticapor
dc.subjectVela e terço virtuaispor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectOnline religiosityeng
dc.subjectFaith productioneng
dc.subjectAesthetics experienceeng
dc.subjectVirtual candle and chapleteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleReligiosidade on-line: entre a produção da fé e o olhar estéticopor
dc.typeDissertaçãopor
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