Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1414
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Das mudanças nas práticas e processos fotográficos em função dos dispositivos tecnológicos: uma análise da flânerie ao longo de três séculos
???metadata.dc.creator???: Frandoloso, Luis Fernando 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Caetano, Kati
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lemos, Anuschka
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação propõe um passeio pelas ruas na companhia de fotógrafos que fizeram uso desse ambiente como fonte inspiradora para registro de imagens. Como princípio técnico de muitos processos e práticas de produção imagética, a fotografia ocupa um lugar relevante nos meios de comunicação. Partindo desse ponto, o objetivo geral do presente trabalho é investigar, por meio de diferentes abordagens teóricas e suas articulações, as mudanças tecnológicas nos dispositivos fotográficos e apontar em que medida estas implicam na reconfiguração das práticas e processos para a captura de imagens provenientes da paisagem urbana. Para enriquecer a discussão acerca do uso dos dispositivos fotográficos nesse contexto, a pesquisa apoia-se na figura do flâneur para, através deste personagem curioso e fascinante citado na obra do poeta francês Charles Baudelaire e nos estudos do alemão Walter Benjamin, analisar como o cenário das cidades e das ruas interferem na conduta do fotógrafo, implicando diferentes maneiras de se deslocar e, consequentemente, de olhar a paisagem urbana a fim de registrá-la. A partir da compreensão da evolução dos dispositivos e das diferentes maneiras de caminhar pelas cidades, relacionando o flâneur com o fotógrafo de rua, este texto desdobra-se em possíveis articulações e experiências que tais relações suscitam. Para a condução do estudo, determinou-se como recorte a escolha de imagens de quatro nomes que têm sua obra fotográfica realizada sobretudo nas ruas, e que incorporam em seu trabalho um elemento recorrente nesse espaço urbano: o acaso. Para tanto, esta pesquisa parte do conceito de instante decisivo, entendido como o momento único na tomada da foto creditado a Henri Cartier-Bresson (um dos quatro nomes escolhidos para este trabalho, que se relaciona com o acaso verificado na sua obra, admitido inclusive pelo mesmo). Ao longo de cada capítulo, foram abordados registros do acaso na obra de outros três fotógrafos selecionados, a saber: Bruce Gilden, Vivian Maier e o brasileiro Pedro Garcia, que usa o codinome de Cartiê- Bressão. A leitura e a análise das imagens selecionadas, bem como uma entrevista realizada com Pedro Garcia, possibilitaram identificar continuidades e rupturas no ato fotográfico para a captura de acasos, gerados por diferentes tipos de dispositivos, bem como novas possibilidades de ver imagens. A evolução dos dispositivos também implica mudanças no ato de caminhar e de se deslocar pelos espaços, apontando para o surgimento de um possível novo flâneur que, a partir da segunda década do século XXI, capturando seus acasos fotográficos com câmeras acopladas a telefones celulares (tratadas nesta dissertação como dispositivos móveis), passa agora a compartilhar suas imagens nas redes sociais, especialmente no Instagram.
Abstract: This thesis proposes a walk through the streets in the company of photographers who used this environment as source of inspiration for image registration. As a technical principle many processes and image production practices, the picture occupies an important place inside the media. From this point, the general aim of this work is to investigate, through different theoretical approaches and their joints such as technological changes in photographic devices involve the reconfiguration of practices and processes for capturing images from the urban landscape. To enrich the discussion about the use of photographic devices in this context, research relies on the flâneur figure, through this curious and fascinating character quoted in the work of the French poet Charles Baudelaire and the German Walter Benjamin studies, analyze how the landscape of cities and streets interfere in the conduct of photographer, involving different ways of moving and therefore look to urban landscape in order to register it. From the understanding of the evolution of the devices and the different ways to walk the cities, relating the flâneur with street photographer, this text unfolds into possible connections and experiences that such relationships raise. To conduct the study was determined as trimming, the choice of images from four names that have their photographic work performed mainly on the streets, and incorporating in his work a recurring element in capturing your images in this urban space: the chance. Therefore, this research part of the decisive moment of conception, understood as the unique in photo taking time credited to Henri Cartier-Bresson, one of four names chosen in this work, which relates to the chance present in his work (admitted even by the same). Throughout each chapter records were addressed chance in the work of three other selected photographers, namely: Bruce Gilden, Vivian Maier and the brazilian Pedro Garcia, who uses the alias, curiously, of Cartiê -Bressão. Reading and the analysis of selected images as well as the interview with Pedro Garcia, possible to identify continuities and ruptures in the photographic act to catch coincidences generated by different types of devices as well as new possibility of seein images. The evolution of devices also imply changes in the act of walking and to scroll through the spaces, pointing to the emergence of a possible new flâneur that the from the second decade of this century, capturing his photographic chances with cameras coupled to cell phones (addressed in this dissertation as mobile devices), passes now share them on social networks, especially in Instagram.
Keywords: Henri Cartier-Bresson
Fotografia
Acaso
Dispositivos
Photography
Chance
Flâneur
Devices
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Frandoloso, Luis Fernando. Das mudanças nas práticas e processos fotográficos em função dos dispositivos tecnológicos: uma análise da flânerie ao longo de três séculos. 2015. 282 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1414
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAS MUDANCAS.pdf8.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.