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dc.creatorSoares, Luciano de Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7512231252074320por
dc.contributor.advisor1Caetano, Kati Eliana-
dc.contributor.referee1Marquioni, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regiane-
dc.date.accessioned2018-06-25T16:21:50Z-
dc.date.issued2015-04-08-
dc.identifier.citationSoares, Luciano de Sampaio. Recompartilhamento de imagens e performance em sites de redes sociais: percepções sociossemióticas sobre a apresentação de si no facebook.. 2015. 198 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1413-
dc.description.resumoA publicação de imagens em Sites de Redes Sociais é uma das práticas mais comuns de compartilhamento de conteúdo nessas plataformas. Tal ação pode ser dividida em dois procedimentos distintos: em um a imagem é criação do próprio usuário, enquanto uma segunda faceta do compartilhamento de imagens se baseia na redistribuição de material previamente publicado por outros. Apoiando-se principalmente na sociossemiótica (LANDOWSKI, 1992, 2002), busca-se neste trabalho uma melhor compreensão sobre essa apropriação do material imagético, visando entender de que forma, e até que ponto, as imagens recompartilhadas podem ser caracterizadas como componentes da performance (GOFFMAN, 1959) – a representação que o indivíduo faz de si perante seus interagentes – na plataforma da rede social conectada, e adaptando o conceito goffmaniano para o ambiente multicontextual do Facebook a partir da dramautenticidade (WITTKOWER, 2014). Para tanto, selecionou-se um universo de Páginas (fanpages), com quantidade significativa de seguidores, com publicação frequente de material imagético. Após a compilação desse material por tipo de publicação – texto, imagem ou link para outros sites – dois conjuntos de imagens, com as maiores e as menores contagens de compartilhamentos, passaram por um tratamento de análise de redes para a obtenção do viés qualitativo que oferece um panorama mais significativo em relação à interpretação desses conteúdos na apresentação de si, uma vez que se manifestam em discursos multimodais e sincréticos pela aliança frequente entre texto verbal e imagem. De posse destes dados o trabalho busca alcançar interpretações e informações a respeito da prática do recompartilhamento pelo recurso, paralelo, de questionários semi-estruturados apresentados a usuários do Facebook. Por meio das respostas angariadas nesse instrumento, analisam-se as maneiras pelas quais o ato de recompartilhar conteúdo comunica características que o indivíduo considera pertinentes à percepção de sua identidade, e o resgate – em questões específicas do questionário – do corpus previamente descrito auxilia na compreensão das características percebidas do conjunto imagético e como esse se inclui no contexto da apresentação de si nas plataformas de sociabilidade online. Por fim, este trabalho acabou por compreender com mais profundidade a relação dos usuários do Facebook que participaram da pesquisa para com o conteúdo imagético investigado, permitindo o extrapolar dos papéis desempenhados por estes, dentro da proposta semiótica aqui utilizada, nos contextos múltiplos da linha do tempo do site de redes sociais; e como a opinião deles se mantém ou muda de acordo com a posição de enunciador ou enunciatário do conteúdo recompartilhado.por
dc.description.abstractImage sharing in Social Network Sites is one of the most common content publiching practices within such platforms. This action can be divided in two different procedures: iun one of them, the image is created by the user himself, while the other consists in the redistribution of content created and initially published by a third party. Basing itself in sociosemiotics (LANDOWSKI, 1992, 2002), this study aims to better understand this appropriation of imagery in order to realize how – and to which extent – reshared images can be caracterized as components of performance (GOFFMAN, 1959), the presentation an individual shows of himself during interaction, in online social network platforms, adapting such concept to a multicontextual environment, such as the one found on Facebook, by the use of dramauthenticity (WITTKOWER, 2014). To this end a universe of fanpages with relevant amounts of followers was selected, provided that their postings consisted strongly of imagery. After compiling the collected posts by type – image, status updates, or links to other websites – two sets of images, with the highest and the lowest share counts, were analyzed using Network Analysis techniques so that a qualitative angle could offer a more significant interpretation of these contents in regard to presentation of self, since they manifest themselves as syncretic and multimodal discourses by frequently allying verbal texts and imagery. From this point, this investigation aims to gather information regarding resharing practices through a parallell semi-structured questionnaire presented to Facebook users. From their responses, the ways through which the act of resharing content communicates characteristics that the individual considers pertinent to theit perceived identity are analyzed, and the body of images selected earlier – brought back in specific questions in the instrument – helps to understand how the imagery and it’s perceived characteristics become entangled in the context of presentation of self within online sociability platforns. This dissertation embeds itself primarily within the spheres of interaction and visibility regimes’s studies, as well as research regarding image, forms of seeing, and computer mediated sociability. Finally, this study also acquired a measure of understanding regarding participating Facebook users’s relation with the imagery investigated, allowing for an extrapolation os roles performed by them, considering the semiotic approach favored throughout the research, within the multiple contexts of the Facebook timeline; amd how their opinions kept or changed according to their position as sender or recipient of the resharing of the content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-25T16:21:50Z No. of bitstreams: 1 RECOMPARTILHAMENTO DE IMAGENS.pdf: 3850204 bytes, checksum: 57730071350234084768f5ad5d3159cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-25T16:21:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RECOMPARTILHAMENTO DE IMAGENS.pdf: 3850204 bytes, checksum: 57730071350234084768f5ad5d3159cc (MD5) Previous issue date: 2015-04-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecompartilhamento de imagenspor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectSites de redes sociaispor
dc.subjectFanpagespor
dc.subjectImage resharingeng
dc.subjectSocial network siteseng
dc.subjectFacebookeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleRecompartilhamento de imagens e performance em sites de redes sociais: percepções sociossemióticas sobre a apresentação de si no facebook.por
dc.typeDissertaçãopor
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