Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNadal, João Henrique Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916439907020303por
dc.contributor.advisor1Caetano, Kati Eliana-
dc.contributor.referee1Rosa, Ana Paula da-
dc.contributor.referee2Fort, Mônica Cristine-
dc.date.accessioned2018-06-22T19:12:08Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationNadal, João Henrique Duarte. A cultura do GIF: reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas.. 2014. 185 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1407-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda as imagens cíclicas circunscritas nos arquivos digitais GIF (Graphic Interchange Format) – tipo de extensão utilizado para armazenar figuras de forma estática, animada linearmente ou animada ciclicamente. O principal objetivo é analisar a produção de visualidades contemporâneas com base na exploração de suas potencialidades, a partir dos usos e apropriações das imagens GIF. O método desenvolvido se apoia na revisão bibliográfica de assuntos adjacentes ao GIF com o intuito de se compreender as relações entre imagens e cultura. As discussões teóricas são articuladas à análise das imagens e seus conteúdos. A forma técnica do GIF é abordada a partir do histórico de Laurent Mannoni sobre a narrativa cíclica que define a forma de animação destas imagens e sustentada pelas reflexões de Lev Manovich, dissertações e teses de universidades brasileiras sobre o caráter técnico da imagem digital (e dos GIFs). As questões relativas ao conteúdo das imagens são trabalhadas a partir dos conceitos de Vilém Flusser sobre a codificação de sistemas simbólicos e pela discussão da semiótica visual de Roland Barthes sobre a retórica da imagem (auxiliada pelas reflexões de Jacques Aumont sobre a leitura e a percepção das imagens). Por fim, a teorização semiótica sobre a produção de sentido no discurso imagético é utilizada como referência para a análise de casos, que elucidam a constituição das linguagens imagéticas existentes nos GIFs a partir da apropriação e usos de formas discursivas anteriores. A sobreposição entre as reflexões teóricas e as análises práticas permite a identificação das características próprias e dos efeitos dos GIFs no cotidiano, justificando a intensificação de seu uso na contemporaneidade, quando formas digitais mais sofisticadas já poderia tê-lo superado.por
dc.description.abstractThis dissertation studies the cyclic circumscribed images in digital archives GIF (Graphic Interchange Format). GIF is an extension type used to store pictures as static, linearly animated or cyclically animated. The main objective is to analyze the production of contemporary visual culture based on the exploitation of its potentialities, from the uses and appropriations of GIF images. The developed method is based on literature review from the empirical subject to the peripheral topics in order to understand the relationship between image and Culture. Subsequently, the theoretical discussions are articulated to the analysis of the images and their contents. The technical aspects of GIF are approached from a historical view by Laurent Mannoni, about the cyclical narrative that defines the shape of these images animation, Lev Manovich reflections’, and finally by the dissertations and theses of Brazilian Universities based on the technical aspects of the of digital image (and GIFs ). Questions regarding to the content of the images are worked from the concepts of Vilém Flusser based on codification of symbolic systems through technical images and, also from the semiotic discussion of Roland Barthes based on the rhetoric of the image (aided by Jacques Aumont reflections based on reading and perceiving of images). At last, the semiotic theorizing about the production of meanings in the imagetic speech are used as a reference for the analysis of cases, that elucidate the constitution of existing imagery languages in GIFs, from the appropriation and uses of the existing discursive forms. The overlap between the theoretical reflections and practical analysis allows the identification of the characteristics and effects of GIFs in everyday life, justifying the intensification of its uses in the contemporaneity, when more sophisticated digital forms may had replaced it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-22T19:12:08Z No. of bitstreams: 1 A CULTURA DO GIF.pdf: 11868486 bytes, checksum: 99a3110034e992d144073c14f1012b6c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-22T19:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A CULTURA DO GIF.pdf: 11868486 bytes, checksum: 99a3110034e992d144073c14f1012b6c (MD5) Previous issue date: 2014-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnimação cíclicapor
dc.subjectImagem técnicapor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectSemiótica visual e plastic aplicadapor
dc.subjectGIFeng
dc.subjectGraphic Interchange Formateng
dc.subjectLoopseng
dc.subjectPictureeng
dc.subjectImaging techniqueeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectPlastic and visual semioticseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA cultura do GIF: reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CULTURA DO GIF.pdf11.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.