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dc.creatorCarvalho, Fernanda dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6069739953839423por
dc.contributor.advisor1Silva., Ana Paula Berberian Viera da-
dc.contributor.referee1Massi, Giselle-
dc.contributor.referee2Carnevale, Luciana-
dc.date.accessioned2018-06-20T17:39:03Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.citationCarvalho, Fernanda dos Santos. A dislexia na mídia impressa jornalística: análise de matérias publicadas nos jornais gazeta do povo e folha de S. Paulo (2005-2010). 2013. 105 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1391-
dc.description.resumoPosições acerca da dislexia e dos chamados distúrbios de leitura e escrita vêm sendo constituídas e divulgadas em diferentes esferas e contextos sociais, interferindo nas distintas perspectivas a partir das quais tal problemática é concebida e abordada nos âmbitos familiar, educacional e da saúde. Interessa neste estudo focar os conhecimentos sobre a dislexia e os chamados distúrbios de leitura e escrita disseminados por jornais de circulação nacional, tendo em vista o importante papel que esses veículos de comunicação exercem na formação da opinião pública. O objetivo do presente trabalho é analisar as matérias publicadas acerca da dislexia e dos distúrbios de leitura e escrita, entre os anos de 2005 e 2010, nos jornais Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. Para a seleção dos jornais, o critério considerado foi o número expressivo de tiragens. As matérias estão organizadas a partir dos seguintes aspectos: ano de publicação, mês, autor, seção em que foi publicada, tema principal e subtemas abordados, consonância entre o texto publicado e leitor a que se destina. Foram analisadas, quantitativa e qualitativamente, 115 matérias. Os temas mais abordados foram os problemas de leitura e escrita no âmbito escolar. Como principais subtemas destacam-se: apropriação da leitura e da escrita, sintomas e diagnóstico da dislexia, relatos de casos e histórias de sujeitos diagnosticados como disléxicos e intervenções para tratar o problema. Observa-se que as matérias jornalísticas tendem a caracterizar a dislexia como uma doença/problema decorrente de fatores organicistas. Este estudo evidencia a necessidade do implemento de pesquisa sobre o assunto, além de possibilitar a interpretação das formas como a mídia impressa ressalta o tema em questão.por
dc.description.abstractPositions about dyslexia and called disorders of reading and writing have been made and published in different spheres and social contexts , interfering in the different perspectives from which this issue is addressed in the designed and within the family , education and health . Interest in this study focus on the knowledge about dyslexia and so called disorders of reading and writing disseminated by national newspapers , in view of the important role that these media outlets play in shaping public opinion . The objective of this study is to analyze the articles published about dyslexia and disorders of reading and writing , between the years 2005 and 2010 , the newspaper Folha de S. Paulo and Gazeta do Povo . For the selection of newspapers , the criterion considered was the large number of runs. The materials are arranged from the following aspects : publication year , month , author , section in which it was published , the main theme and subthemes addressed line between the reader and the text published intended. Were analyzed quantitatively and qualitatively , 115 subjects . The themes discussed were problems reading and writing at school . Main subtopics are: appropriation of reading and writing , symptoms and diagnosis of dyslexia, case reports and stories of subjects diagnosed as dyslexic and interventions to address the problem . We observe that news stories tend to characterize dyslexia as a disease / problem due to factors organicists . This study highlights the need to implement research on the subject , in addition to enabling the interpretation of the ways print media highlights the issue at hand.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-20T17:39:03Z No. of bitstreams: 1 A DISLEXIA NA MIDIA.pdf: 2044479 bytes, checksum: fe0b01c5518e3e0e51df3c4569fa20f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-20T17:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A DISLEXIA NA MIDIA.pdf: 2044479 bytes, checksum: fe0b01c5518e3e0e51df3c4569fa20f4 (MD5) Previous issue date: 2013-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectJornal impressopor
dc.subjectDialogiapor
dc.subjectPrinted newspapereng
dc.subjectDialogyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleA dislexia na mídia impressa jornalística: análise de matérias publicadas nos jornais gazeta do povo e folha de S. Paulo (2005-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
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