Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlcará, Paulinele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857407002363580por
dc.contributor.advisor1Kafrouni, Roberta-
dc.date.accessioned2018-06-19T14:19:34Z-
dc.date.issued2014-06-18-
dc.identifier.citationAlcará, Paulinele. Estudo das percepções de crianças institucionalizadas em uma unidade de acolhimento sobre sua institucionalização. 2014. 29 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1377-
dc.description.resumoAs instituições de acolhimento estão presentes em diversos estudos que tratam sobre papéis da família, cuidadores e técnicos; prejuízos causados pela institucionalização; motivos que levam ao acolhimento, entre outros aspectos. Entretanto, na maioria deles, os temas abordados e discutidos não envolvem o ator principal desta vivência, que é a criança ou adolescente acolhido. Diante disso, o presente artigo trás a análise do relato de crianças e adolescentes acolhidas, observando elementos relacionados às suas perspectivas e visão de futuro. A pesquisa buscou compreender de que forma os acolhidos vêem possibilidades diante do futuro, bem como entender o que esperam e desejam, considerando a situação de acolhimento e, em conseqüência, afastamento do ambiente familiar. Possibilitando a realização do estudo participaram 06 acolhidos e 05 técnicos e cuidadores que vivenciam o dia-a-dia de uma Casa-Lar. Além das entrevistas foram analisados os documentos da instituição e os processos judiciais de cada caso, com a finalidade de constituir uma trajetória para cada abrigado, bem como entender os procedimentos adotados na história de acolhimento e familiar de cada um dos participantes. A análise dos dados foi tratada através da análise de conteúdo, tendo definidas as categorias a partir das falas dos informantes. O relato dos acolhidos possibilitou a reflexão referente às perspectivas de futuro e o que desejam e sonham crianças e adolescentes institucionalizadas. Não obstante, o conteúdo revelado pelos participantes também oportunizou a reflexão acerca do que as instituições realmente oferecem para desenvolver os acolhidos, tendo em vista as determinações e diretrizes legais e orientações técnicas que norteiam a atuação dos profissionais e funcionamento das unidades de acolhimento. Constatou-se a necessidade das pesquisas oferecem mais espaço para que crianças e adolescentes exponham o que pensam sobre a experiência de viver em um abrigo, assim como o que esperam de suas vidas. Necessidade também a ser melhorada dentro das instituições de acolhimento, com a ampliação ou criação dos momentos de escuta, e principalmente exercitar o aumento da relevância dos conteúdos para as decisões em relação a cada um dos acolhidos.por
dc.description.abstractThe host institutions are present in several studies that deal with family roles, caregivers and technicians; damage caused by institutionalization; reasons that lead to reception, among other things. However, in most themes discussed and discussed do not involve the main actor of this experience, who is the child or adolescent. In view of this, the present article brings the analysis of children's adolescents, observing elements related to their perspectives and vision. of the future. The research sought to understand how the the future, as well as understanding what they expect and desire, considering the situation of and, as a consequence, the family environment. Enabling The study was attended by 06 caretakers and 05 technicians and caregivers who day-to-day life of a Home-Home. In addition to the interviews, the documents of the institution and the legal proceedings of each case, with the purpose of establishing a trajectory for each shelter, as well as to understand the procedures adopted in the history of of each participant. The analysis of the data was through the analysis of content, having defined the categories from the speeches of the informants. The report of the welcome allowed the reflection on the perspectives of future and what children and adolescents want and dream about. Regardless of, the content revealed by the participants also provided a reflection on what the institutions actually offer to develop the welcome, with determinations and legal guidelines and technical orientations that guide the performance of professionals and the functioning of the host units. The need was provide more space for children and adolescents to think about the experience of living in a shelter, as well as what they expect from their lives. Need also to be improved within the host institutions, with the amplification or creation of the moments of listening, and mainly to exercise the increase of the relevance of the contents to the decisions in relation to each one of the welcomed ones.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-06-19T14:19:34Z No. of bitstreams: 1 ESTUDO DAS PERCEPCOES.pdf: 127293 bytes, checksum: 9c11c4059d941efb04eaef154366f7ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-19T14:19:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTUDO DAS PERCEPCOES.pdf: 127293 bytes, checksum: 9c11c4059d941efb04eaef154366f7ba (MD5) Previous issue date: 2014-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcolhimentopor
dc.subjectFuturopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleEstudo das percepções de crianças institucionalizadas em uma unidade de acolhimento sobre sua institucionalizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO DAS PERCEPCOES.pdf124.31 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.