Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSulzbach, Ândrea Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325414102336609por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize Correa-
dc.contributor.referee1Tassi, Rafael-
dc.contributor.referee2Dória, Lílian-
dc.date.accessioned2018-06-15T18:37:28Z-
dc.date.issued2015-04-02-
dc.identifier.citationSulzbach, Ândrea Cristina. Cinepalco: o espaço cênico intertextual. 2015. 126 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1360-
dc.description.resumoEste trabalho possui como objeto de estudo a linguagem teatral presente em quatro filmes que se apropriam de fundamentos intertextuais na construção da estrutura cenográfica e representativa. Os filmes selecionados são Dogville (Lars Von Trier, 2003), César Deve Morrer (Paolo e Vittorio Taviani, 2012), Vocês Ainda não Viram Nada (Alain Resnais, 2012) e Anna Karenina (Joe Wright, 2012). O objetivo geral é verificar os elementos presentes no processo criativo, nos referidos filmes, que dialogam entre si. Os objetivos específicos versam sobre o aprofundamento das interconexões percebidas, tendo como desdobramento principal a presença das Artes Cênicas, seja em espaços não convencionais, seja em inserções no cinema hegemônico. O estudo inicial analisa a abordagem e a arquitetura visual dos diretores dentro de períodos cinematográficos específicos que contribuíram com suas obras. Os movimentos identificados foram Dogma 95, Neorrealismo, Nouvelle Vague e Cinema Clássico. A metodologia comparativa enfoca o contraponto entre as três montagens européias e a norte-americana de Anna Karenina, a partir da produção cênica. A hipótese é de que a apropriação da linguagem teatral como intertexto proporciona um cinema reflexivo que é concebido de maneiras diversas, como estrutura física, como ação/encenação, como metatexto e como palco com efeito de espetáculo, respectivamente, nos quatro filmes do corpus. Para o estudo do espaço cênico com efeito de distanciamento são utilizadas as definições de Bertolt Brecht. O método de Constantin Stanislavski serve para o estudo da encenação naturalista. A análise geral dos elementos cênicos se apoia nas definições de Jean-Jaques Roubine e Jacques Aumont. O cinema de opacidade e transparência segue os preceitos de Ismail Xavier. O conceito de intertextualidade de Julia Kristeva e o de espetáculo de Guy Debord completam o referencial teórico.por
dc.description.abstractThis work has as object of study the theatrical language present in four films which appropriate intertextual foundations in the construction of scenic and representative structure. The selected films are Dogville ( Lars Von Trier, 2003) , Caesar Must Die (Paolo and Vittorio Taviani , 2012) , You Do not Seen Nothing ( Alain Resnais , 2012) and Anna Karenina ( Joe Wright , 2012) . The overall goal is to identify the elements present in the creative process, in these films, which interact with each other. The specific objectives deal with the deepening of perceived interconnections, the main unfolding the presence of Performing Arts, is in unconventional spaces , either in inserts in mainstream cinema . The initial study analyzes the approach and the visual architecture of directors within specific periods film who contributed their works. The movements were identified Dogma 95, Neorealism, Nouvelle Vague and Classic Cinema. The comparative methodology focuses on the counterpoint between the three European assemblies with the American Anna Karenina , from the scenic production. The hypothesis is that the ownership of theatrical language as intertext provides a reflective film which is designed in various ways , such as physical structure, such as action / staging , as metatext and as a stage show with effect respectively , in the four corpus of films. For the study of the scenic area with distancing effect are used the definitions of Bertolt Brecht. The Constantin Stanislavski method used for the study of naturalistic staging. The general analysis of scenic elements is based on Jean- Jacques Roubine settings and Jacques Aumont. The film opacity and transparency follows the precepts of Ismail Xavier. The concept of intertextuality of Julia Kristeva and the Guy Debord's spectacle complete the theoretical framework.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-15T18:37:28Z No. of bitstreams: 1 CINEPALCO.pdf: 3745911 bytes, checksum: b4a9929f391d6b76099f18eaf0637ae0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T18:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CINEPALCO.pdf: 3745911 bytes, checksum: b4a9929f391d6b76099f18eaf0637ae0 (MD5) Previous issue date: 2015-04-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectCenografiapor
dc.subjectEncenaçãopor
dc.subjectTheatreeng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectScenographyeng
dc.subjectStagingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCinepalco: o espaço cênico intertextualpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINEPALCO.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.