Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares Neto, Francisco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309364702809970por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Denise Azevedo Duarte-
dc.contributor.referee1Fortes, Mônica-
dc.contributor.referee2Kaminski, Rosane-
dc.date.accessioned2018-06-13T18:49:55Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationSoares Neto, Francisco. Território kínēma: uma trilha da caverna à nuvem. 2015. 138 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1353-
dc.description.resumoEsta pesquisa parte do questionamento, pelo viés da cultura da imagem, se um olhar sobre a trajetória histórica e evolutiva dos dispositivos de ilusão de imersão, que estão alicerçados em espaços, tecnologias e corpo, revelaria elementos concernentes ao território comunicacional dos estudos sobre a cultura do cinema em sua abrangência, a qual se apropria desses elementos; ou se constituiria outro fenômeno, outra linguagem artística que incorpora o termo “cinema”, que etimologicamente sugere movimento. A hipótese é de que as equações pesquisadas apontariam para resultados de experiências de estética vivencial, pessoal e coletiva, em que o sujeito, outrora espectador, passaria a ser um elemento ativo, observador e absorvedor de um cinema “expandido”. Conhecer e apresentar as relações no embate do sujeito com o ambiente e com as tecnologias possibilitaria uma melhor compreensão do processo de trânsito entre imersão e emersão, ora expandindo o espaço e o tempo, com possibilidades de vida expandida, de onipotência e onipresença, ora proporcionando uma experiência de um reducionismo biológico e impessoal. Para se obter uma reflexão satisfatória sobre a temática em questão, buscou-se pesquisar historicamente um corpus composto de obras audiovisuais de relevância, desde o pré-cinema à contemporaneidade. Por meio de pesquisa em livros, periódicos e sites da Internet, são elencados dados históricos, dados técnicos, a evolução e apropriação do espaço, das tecnologias, e dos experimentos, bem como das possibilidades futuras de feituras cinematográficas. Alguns filmes ficcionais que tematizam o imaginário tecnológico são abordados como referências possíveis de expansão vivencial na realidade factual, bem como a revelar outros espaços possíveis de projeção kinemática, como é o caso de Tron, que trata da realidade virtual. Autores como Gene Youngblood, Jean Baudrillard, André Parente, Arlindo Machado, Ismail Xavier, Lucia Santaella, entre outros, são aportes teóricos que dialogam com as questões aventadas e implícitas na delimitação do problema.por
dc.description.abstractThis research starts from the image culture perspective questioning if a look at the historical and evolutionary trajectory of immersion illusion devices that are grounded in spaces, technologies and body, reveals elements concerning the territory of communication studies on cinema culture in its scope, which appropriates these elements; or would constitute another phenomenon, another artistic language that incorporates the term "cinema", which etymologically suggests movement. The hypothesis is that the surveyed equations would point to results of experiential aesthetic experiences, personal and collective, in which the subject, once the viewer, would become an active element, observer and absorber of a cinema "expanded". Meet and present relations in the subject's confrontation with the environment and with the technologies would enable a better understanding of the process of transit between immersion and emersion, now expanding the space and time, with the possibility of extended life, omnipotence and omnipresence, sometimes providing an experience of a biological impersonal reductionism . To obtain a satisfactory reflection on the subject in question, historically sought to research a corpus composed of audiovisual works of relevance, from pre-cinema to contemporary era. Through research in books, journals and Internet sites are listed historical data, technical data, evolution and appropriation of space, technology, and experiments, as well as future possibilities of cinematographic workmanship. Some fictional movies that thematize the technological vision are discussed as possible references of experiential expansion in factual reality, also to reveal other possible spaces Kinematica projection, as in the case of Tron, which deals with virtual reality. Authors such as Gene Youngblood, Jean Baudrillard, André Parente, Arlindo Machado, Ismail Xavier, Lucia Santaella, among others, are the theoretical contributors that dialogue with the suggested and implied questions in defining the issue.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-13T18:49:55Z No. of bitstreams: 1 TERRITORIO KINEMA.pdf: 2891817 bytes, checksum: 0a20f8d901cf816a6fc100359238e661 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TERRITORIO KINEMA.pdf: 2891817 bytes, checksum: 0a20f8d901cf816a6fc100359238e661 (MD5) Previous issue date: 2015-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectImersãopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectExperimentalismopor
dc.subjectAvatarpor
dc.subjectImmersioneng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectExperimentalismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTerritório kínēma: uma trilha da caverna à nuvempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERRITORIO KINEMA.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.