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dc.creatorSilva, Eumar Francisco da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9476865120171984por
dc.contributor.advisor1Pucci Jr, Renato Luiz-
dc.contributor.referee1Guimarães, Denise-
dc.contributor.referee2Corseuil, Anelise-
dc.date.accessioned2018-06-12T12:47:26Z-
dc.date.issued2007-09-11-
dc.identifier.citationSilva, Eumar Francisco da. Chanchada e metaficção historiográfica na construção da consciência crítica: casos de nem Sansão nem Dalila e Carlota Joaquina. 2007.174 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1347-
dc.description.resumoEste estudo se propõe a estabelecer uma relação entre as paródias Nem Sansão nem Dalila (Carlos Manga, 1954) e Carlota Joaquina, princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995), através da análise de suas narrativas, respectivamente clássica e pós-moderna. O objetivo é identificar como estas duas obras desenvolveram o discurso cômico para satirizar o Poder. Ao mesmo tempo a pesquisa procura demonstrar que a comédia pode expressar consciência política e preocupação social de uma forma lúdica não incompatível com a seriedade dos temas abordados. A escolha do corpus deve-se à importância atribuída a esses filmes na representação de dois momentos distintos da comédia no cinema nacional. O trabalho parte da hipótese de que na “reelaboração crítica” (Linda Hutcheon) do passado histórico brasileiro, a narrativa pós-moderna de Camurati enfatizou as deformações da prática política exploradas quarenta anos antes por uma narrativa clássica da chanchada, encontrando na sátira e na ironia a metáfora de como o Poder é tratado no Brasil.por
dc.description.abstractThis essay aims to establish a relationship between two parodies – Nem Sansão nem Dalila (Carlos Manga, 1954) and Carlota Joaquina, princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995) – through the analysis of their classic and postmodern narratives, respectively. The objective is to identify how these two films built the comic discourse in order to satirize the government; at the same time this study intends to show that comedy can express political awareness and social preoccupation in a ludic way, not incompatible with the seriousness of the themes addressed. The films were chosen for corpus because of the importance attributed to them in the representation of two distinct moments of comedy in the Brazilian cinema. This essay assumes the hypothesis that, in the “critical reelaboration” (Linda Hutcheon) of Brazilian historical past, Camurati’s postmodern film strengthened the deformations already explored forty years before in a chanchada classic narrative, finding in satire and irony a metaphor of the Government’ conduct in Brazileng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-12T12:47:26Z No. of bitstreams: 1 CHANCHADA E METAFICCAO.pdf: 10067945 bytes, checksum: 58bec784f282d231fed2584218781dbe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-12T12:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHANCHADA E METAFICCAO.pdf: 10067945 bytes, checksum: 58bec784f282d231fed2584218781dbe (MD5) Previous issue date: 2007-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectChanchadapor
dc.subjectPós-modernismopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectPostmodernismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleChanchada e metaficção historiográfica na construção da consciência crítica: casos de nem Sansão nem Dalila e Carlota Joaquinapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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