Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Fabiana-
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee1Uchôa, Fabio Raddi-
dc.contributor.referee2Araujo, Denize Correa-
dc.contributor.referee3Thiel, Janice Cristine-
dc.contributor.referee4Oliveira, Solange Mendes-
dc.date.accessioned2018-06-11T12:54:36Z-
dc.date.issued2018-04-04-
dc.identifier.citationRodrigues, Fabiana. Ingmar Bergman: Deus, dúvida e conflito no cinema. 2018. 200 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1344-
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre as relações entre o sagrado e o profano na chamada Trilogia do silêncio, do cineasta sueco Ingmar Bergman, representada pelos filmes: Säson i em spegel – Através de um espelho (1961); Nattvardsgäterna – Luz de inverno (1961) e Tystnaden – O silêncio (1962). Posteriormente, cunha-se o termo Tetralogia do silêncio, pois agrega-se à Trilogia do silêncio, o filme Jungfrukällan – A fonte da donzela (1959). A análise refere-se ao diálogo entre o sagrado e o profano, verificando não somente a oposição que se faz presente entre tais conceitos, mas entendendo tais definições como uma estratégia fílmica, em um passo continuum de união e de repulsa, demonstrando a pertinência de se entender tal estratégia como uma categoria alegórica. Tanto a ordem do sagrado como a ordem do profano apresentam perturbações dos sentidos, fortalecendo a construção cênica no discurso fílmico de Bergman. Portanto, como suporte teórico para fundamentar os conceitos de sagrado/profano e de alegoria, utilizamo-nos dos autores Mircea Elíade e Umberto Eco, Sören Kierkegaard e Jean-Paul Sartre no que tange o problema da angústia, do desespero e do caráter existencial do ser humano; para o contexto do discurso cinematográfico, corroboram as teorias de Jacques Aumont e Ismail Xavier, entre outras referências.por
dc.description.abstractThis research deals with the relationship between the sacred and the profane in the Trilogy of silence, by the Swedish filmmaker Irgman Bergman, represented by the films: Säson i em spegel – Through a Glass Darkly (1961); Nattvardsgäterna – Winter Light (1961) and Tystnaden – The Silence (1962). Subsequently, the term Tetralogy of silence is proposed, since the film Jungfrukällan – The Virgin Spring (1959) is aggregates to the Trilogy of silence. The analysis concerns the dialogue between the sacred and the profane, verifying not only the opposition present in these conceptions, but understanding these definitions as a film strategy, at a continuous pace of union and rupture, demonstrating the relevance to understand this strategy as an allegorical category. Both the order of the sacred and the order of the profane present sense disturbances, reinforcing the scenic creation in Bergman‟s film discourse. Therefore, as a theoretical support to substantiate the concepts of sacred/profane and allegory, the authors Mircea Elíade and Umberto Eco, Sören Kierkegaard and Jean-Paul Sartre were utilized in relation to the problem of the anguish, the despair and the existential character of the human being; to the cinematographic discourse context, corroborate the theories of Jacques Aumont and Ismail Xavier, among other references.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-11T12:54:36Z No. of bitstreams: 1 INGMAR BERGMAN.pdf: 5168009 bytes, checksum: cc830f7b184aa3511ccf1763c83253f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T12:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INGMAR BERGMAN.pdf: 5168009 bytes, checksum: cc830f7b184aa3511ccf1763c83253f7 (MD5) Previous issue date: 2018-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSagradopor
dc.subjectProfanopor
dc.subjectAlegoriapor
dc.subjectExistencialismopor
dc.subjectIngmar bergmaneng
dc.subjectSacredeng
dc.subjectProfaneeng
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjectExistentialismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleIngmar Bergman: Deus, dúvida e conflito no cinemapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGMAR BERGMAN.pdf5.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.