Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Mariane Velho da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405070391008454por
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee1Fort, Mônica-
dc.contributor.referee2John, Valquíria-
dc.date.accessioned2018-05-11T13:08:56Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationSilva, Mariane Velho da. O avesso da moda em the true cost (2015): a indústria do fast fashion no cinema documentário. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1316-
dc.description.resumoPara além dos figurinos trajados e costumes apresentados em filmes, cinema e moda costuram-se em outras possibilidades nas telas contemporâneas. No presente estudo a temática moda no cinema se faz abordada por meio do documentário The True Cost (2015), de Andrew Morgan, no qual o diretor apresenta mediante um discurso construído por imagens, relatos e entrevistas, o funcionamento da indústria do fast fashion, sistema de moda vigente nos dias atuais, que visa alta velocidade de produção e consumo de bens com informação de moda. Ao analisar tais características do citado filme, problematizamos questões pertinentes a verdade e ética no documentário; o quanto a produção de Morgan pode ser fidedigna, eloquente, persuasiva a depender do modo como se faz vista e interpretada. Para discorrer sobre o discurso presente em The True Cost (2015), o trabalho utiliza-se dos estudos propostos por autores como Fernão Pessoa Ramos (2013), Bill Nichols (2005), dentre outros, e suas teorias pertinentes à verdade, realidade e ética nos filmes documentários. Outro ponto apresentado e discutido nesta pesquisa, refere-se à própria temática discorrida em The True Cost (2015); os impactos sociais e ambientais do fast fashion, bem como as mudanças de comportamento de consumo e seus reflexos nos modos de fazer moda na contemporaneidade.por
dc.description.abstractIn addition to the wore figurines and costumes featured in films, cinema and fashion are sewn into other possibilities in contemporary screens. In the present study the theme of fashion in the cinema is approached through the documentary The True Cost (2015), of Andrew Morgan, in which the director presents through a discourse constructed by images, reports, and interviews, the operation of the fast industry fashion, current fashion system that aims at high speed of production and consumption of goods with fashion information. In analyzing such characteristics of the film, we problematize issues pertinent to truth and ethics in the documentary; how Morgan's production can be reliable, eloquent, persuasive depending on how it is seen and interpreted. To discuss the present discourse in The True Cost (2015), the paper uses the studies proposed by authors like Fernão Pessoa Ramos (2013), Bill Nichols (2005), among others, and their theories pertinent to the truth, reality, and ethics in documentary films. Another point presented and discussed in this research refers to the very theme discussed in The True Cost (2015); the social and environmental impacts of fast fashion, as well as changes in consumer behavior and its reflexes in contemporary fashion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-11T13:08:56Z No. of bitstreams: 1 O AVESSO DA MODA EM THE.pdf: 4586482 bytes, checksum: 6541666bafa1e5cf2af6d39c0786c70f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T13:08:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O AVESSO DA MODA EM THE.pdf: 4586482 bytes, checksum: 6541666bafa1e5cf2af6d39c0786c70f (MD5) Previous issue date: 2018-03-27eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectFast fashioneng
dc.subjectFashioneng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.titleO avesso da moda em the true cost (2015): a indústria do fast fashion no cinema documentáriopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O AVESSO DA MODA EM THE.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.