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dc.creatorYamasaki, Flávia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060782694332603por
dc.contributor.advisor1Wanderbroocke, Ana Claudia N. S.-
dc.contributor.referee1Camargo, Denise-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cassia da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-11T11:47:03Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.citationYamasaki, Flávia. Participação de idosos em um projeto de educação continuada sob a perspectiva da psicologia social comunitária. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1313-
dc.description.resumoO fenômeno do envelhecimento da população é uma realidade mundial e demanda atenção da sociedade sobre a questão da qualidade de vida desses idosos. Na sociedade atual, o conceito de que o idoso é um individuo incapaz, ocioso e inválido já está mudando, pois estudos indicam que fatores como: uma alimentação adequada, prática de atividades físicas, estimulação mental, interação social e atitudes positivas podem retardar ou minimizar os efeitos do envelhecimento. Dessa forma se destaca a importância dos programas de educação continuada voltados para os idosos visando à melhoria do seu bem estar e qualidade de vida. Dentro desse contexto, esse trabalho pretende responder as seguintes questões: Como pessoas acima de 55 anos significam sua participação em um projeto de UnATI e quais são os impactos desta participação na sua vida cotidiana?A partir desses resultados será possível compreender os significados do Projeto de Universidade Aberta da Maturidade para os idosos participantes, levantar os principais motivos que levam o idoso a procurar a UAM, identificar as expectativas acerca do Projeto, verificar se os conhecimentos adquiridos durante o Projeto foram úteis para a vida dos participantes e conhecer os possíveis benefícios da participação na visão dos inscritos.Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, transversal, exploratória e descritiva, sob a abordagem da perspectiva construcionista social de Gergen e Gergen (2010). A pesquisa foi realizada com 10 alunos matriculados em um Projeto de Universidade Aberta da Maturidade da Universidade Federal do Paraná no ano de 2015, selecionados por conveniência. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. As mesmas foram gravadas, transcritas e os dados foram submetidos à análise das práticas discursivas de Spink e Medrado (2013). Por meio dos relatos das entrevistas, foi possível destacar alguns temas importantes, como a compreensão dos mesmos sobre o próprio processo de envelhecimento, os motivos que os levaram a buscar o projeto, as expectativas iniciais dos participantes, os conhecimentos adquiridos, a metodologia mais apreciada e também as críticas e sugestões. Esses fatos levam a acreditar que apesar de ser um projeto de extensão institucionalizado, ainda há carência de profissionais com capacitação para o processo ensinoaprendizagem de idosos, e também a necessidade de atenção quando a infra-estrutura e acessibilidade dessas instituições-sede. O projeto permite aos idosos que eles se sintonizem com as questões de seu tempo, oferecendo recursos para os mesmos enfrentarem o processo de envelhecimento de forma mais ativa, prevenindo riscos psicológicos e físicos. Dessa forma, é preciso que a sociedade reconheça o potencial desses projetos para a vida desses cidadãos idosos e invista cada vez mais para que o número de pessoas beneficiadas seja aumentado.por
dc.description.abstractThe population aging phenomenon is a global reality and demand attention of society on the issue of elderly´s quality of life. Nowadays, the concept of the elderly as a disabled and invalid individual is already changing because studies indicate that factors such as adequate food, physical activity, mental stimulation, social interaction and positive attitudes can slow or minimize the effects of aging. Due to this reality, it is important to have continuous education programs seeking to improve well-being and quality of life for elderly. Within this context, this study aims to answer the following questions: How people over 55 years understand their participation in a UnATI project and what are the impacts of participation in daily life. From these results it will be possible to understand the meaning for the elderly participants in the Open University of Maturity, identify the main reasons why the elderly seek to study in the UAM, evaluate expectations about the project, analyze whether the knowledge acquired during the project were useful to the lives of participants and know the possible benefits of participation accordingly to the subscribers. This is a qualitative study, cross-sectional, exploratory and descriptive, in the approach to social constructionist perspective of Gergen and Gergen (2010). The survey was conducted with 10 students enrolled in a Project Open University of Maturity of the Universidade Federal do Paraná in 2015, selected by convenience. Semi-structured interviews were used as data collection instrument. The interviews were recorded, transcribed and data were submitted to analysis of the discursive practices of Spink and Medrado (2013). Analyzing the interviews, it was possible to highlight some important issues, such as understanding the own aging process, the reasons that led them to pursue the project, the initial expectations of participants, the acquired knowledge, preferred methodology and also the criticisms and suggestions. These facts lead to believe that despite being an university extension project, there is still lack of professionals with training in the teachinglearning process of the elderly, and there is also the need for attention to the infrastructure and accessibility of these host institutions. The project enables seniors to deal with his issues, providing resources to face the aging process more actively, preventing physical and psychological discomfort. Thus, it is necessary that the society recognizes the potential of these projects to improve the life of these elderly citizens and more so the number of participants can increaseeng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-11T11:47:03Z No. of bitstreams: 1 Participação de idosos.pdf: 1382153 bytes, checksum: c7aae304f935ff50928d525489dcf31a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T11:47:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Participação de idosos.pdf: 1382153 bytes, checksum: c7aae304f935ff50928d525489dcf31a (MD5) Previous issue date: 2016-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectTerceira Idadepor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectPsicologia social comunitáriapor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectThird ageeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectCommunity social psychologyeng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleParticipação de idosos em um projeto de educação continuada sob a perspectiva da psicologia social comunitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
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