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dc.creatorSales, Synara Sepúlveda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974123838823899por
dc.contributor.advisor1Rocha, Giovana V. Munhoz da Rocha-
dc.contributor.referee1Gallo, Alex Eduardo-
dc.contributor.referee2Braz, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2018-05-09T12:22:42Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.identifier.citationSales, Synara Sepúlveda. Elaboração do protocolo para avaliação forense de adolescentes em acolhimento institucional. 2016. 120 f]. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1282-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo elaborar um protocolo de avaliação forense para um grupo de adolescentes no momento de recepção do acolhimento institucional, a fim de proporcionar o encaminhamento para intervenções personalizadas, bem como a caracterização da amostra quanto a investigação, viabilidade e aplicabilidade do protocolo. O protocolo foi constituído por instrumentos que permitem caracterizar o adolescente e indicar as ações apropriadas que serão ofertadas ao jovem durante o acolhimento. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estilos Parentais (IEP, Gomide 2006), respondido pelos adolescentes sobre as práticas maternas e paternas quando houvesse; o Youth Self-Report (YSR) Inventário de Autoavaliação para Adolescentes, um instrumento do Sistema de Avaliação de Base Empírica (ASEBA, Achenbach & Rescola, 2001) preenchido pelo próprio adolescente; Teste de Desempenho Escolar (TDE, Stein, 2011) e uma entrevista semiestruturada sobre atividades laborais, desenvolvida para esta pesquisa, tais instrumentos compõem o protocolo de avaliação forense. Os instrumentos foram respondidos por sete adolescentes do sexo masculino com idades entre 12 e 17 anos. Os dados analisados por meio do IEP (maternos e paternos) apontaram que todas as práticas eram de risco ou abaixo da média. Os escores fornecidos pelo YSR nas categorias Competências, Problemas Internalizantes e Problemas Externalizantes para os adolescentes mostrou que cinco participantes apresentaram problemas externalizantes clínicos como transtorno de conduta, comportamento de quebrar regras, caracterizados como comportamentos antissociais, dois dos participantes apresentaram problemas internalizantes clínicos relacionados à depressão/retraimento, ansiedade e transtornos de humor. Os sete adolescentes obtiveram resultados abaixo da média no TDE para a idade e a série cursada, demonstrando dificuldades na escrita e aritmética, dois adolescentes obtiveram resultados superiores para leitura. Obteve-se como resultado da entrevista semiestruturada que os jovens não possuíam planejamento do futuro e as práticas de atividades laborais eram desvinculadas da aprendizagem para o desenvolvimento do perfil profissional. Foram realizados quatro atendimentos com os participantes para aplicação dos instrumentos de forma individualizada, utilizando-se em média seis horas para cada participante. Por meio desse protocolo foi analisado as peculiaridades da história de vida de cada adolescente, tais como fatores de risco, práticas parentais, comportamentos antissociais, motivo do abrigamento, situação escolar, referências sociais, laborais, valores e desejos. Dessa forma foi possível perceber como estas variáveis podem influenciar os adolescentes na participação em grupos de risco para o desenvolvimento de comportamentos antissociais.por
dc.description.abstractThis study aimed to develop a forensic available protocol for a group of adolescents at the time of receipt of institutional care, to provide routing for customized interventions as well as the characterization of the sample for research, feasibility and applicability of the protocol. The protocol consisted of instruments to characterize adolescents and indicate the appropriate actions that will be offered to the young during the reception. The instruments used were: Parenting Styles Inventory (IEP Gomide 2006), answered for the teenagers on the maternal and paternal practices when there; the Youth Self-Report (YSR) Inventory Self Assessment for Teens, an instrument of Empirical Base Evaluation System (ASEBA, Achenbach & Rescola, 2001) completed by the adolescent; School Performance Test (TDE, Stein, 2011) and a semistructured interview about work activities developed for this research, these instruments comprise the forensic evaluation protocol. The instruments were answered by seven male adolescents aged 12 to 17. This data were analized by the IEP (maternal and paternal) pointed out that all practices were risk or below average. The scores provided by YSR in the categories Competence, Internalizing Problems and Problems Externalizing for teens showed that five participants had clinical externalizing problems such as conduct disorder, behavior of breaking rules, characterized as antisocial behavior, two of the participants had clinical internalizing problems related to depression / withdrawal, anxiety and mood disorders. The seven teenagers had results below average in TDE for age and grade level, demonstrating difficulties in writing and arithmetic, two teenagers achieved superior results for reading. Was obtained as a result of the semi-structured interview that young people had no future planning and labor activity practices were disconnected from the learning to the development of the professional profile. Four meetings were held with participants to implement the instruments individually, using an average of six hours for each participant. Through this protocol was analyzed the peculiarities of the life history of each adolescent, such as risk factors, parenting, antisocial behavior, institutionalization of reason, school situation, social references, labor, values, desires and above all their potential. It was possible to see how these variables can influence of the participation in risk groups for the development of antisocial behavior in teenagerseng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-09T12:22:42Z No. of bitstreams: 1 Elaboração do Protocolo.pdf: 1106618 bytes, checksum: d001889a5613bf69e464d475f9f01c69 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T12:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaboração do Protocolo.pdf: 1106618 bytes, checksum: d001889a5613bf69e464d475f9f01c69 (MD5) Previous issue date: 2016-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectComportamento antissocialpor
dc.subjectAvaliação forensepor
dc.subjectAcolhimento Institucionalpor
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectBehavior anti socialeng
dc.subjectForensic assessmenteng
dc.subjectInstitutional accommodationeng
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::CONSTRUCAO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLOGICASpor
dc.titleElaboração do protocolo para avaliação forense de adolescentes em acolhimento institucionalpor
dc.typeDissertaçãopor
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