Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFontoura, Francisca Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6498319620706173por
dc.contributor.advisor1Gonçalves , Cláudia Giglio de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-07T19:27:06Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationFontoura, Francisca Pinheiro. Promoção da saúde auditiva: contribuições da prática educativa para os trabalhadores de uma lavanderia hospitalar. 2016. 233 f. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1260-
dc.description.resumoAs lavanderias hospitalares, em razão de suas condições ambientais, constituem-se um sério problema enquanto ambiente de trabalho. Essas condições oferecem riscos que comprometem a saúde e a segurança do trabalhador e, consequentemente, favorecem a ocorrência de acidentes bem como o desenvolvimento de doenças ocupacionais, a exemplo das patologias auditivas. Tais adversidades se atribuem ao fato de que, diariamente, os trabalhadores desse local operam, em caráter contínuo, máquinas que, às vezes, produzem níveis de ruído acima dos limites de tolerância estipulado por lei. Como resultado, tem-se afetada sua qualidade de vida, o que demanda a realização de trabalhos que consigam promover o conhecimento e a aprendizagem das questões relacionadas à saúde auditiva dos trabalhadores desse local. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa avaliativa de abordagem quantitativa que teve por objetivo analisar as contribuições da prática educativa para promoção da saúde auditiva dos trabalhadores de uma lavanderia hospitalar pertencente a um Hospital de Ensino Público Federal, localizado na cidade de Curitiba-PR. A população do estudo foi constituída por um total de 80 trabalhadores subdivididos em: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Sem Intervenção (n=60). Os procedimentos utilizados foram: Identificação do Diagnóstico Educativo; Planejamento e Estruturação das Oficinas Educativas (Plano de Ação); Desenvolvimento das Oficinas Educativas (Execução do Plano de Ação) e Avaliação da Efetividade das Ações Educativas. Para a identificação do diagnóstico educativo dos trabalhadores da lavanderia foi utilizado um instrumento de coleta de dados (Versão A e B) que abrangeu dados de identificação pessoal e consistiu de 36 questões. As questões de número 1 a 22 foram adaptadas do questionário intitulado “Crenças e Atitudes sobre Proteção Auditiva e Perda Auditiva” desenvolvido e validado pelo National Institute for Occupational Safety and Health, e abordam este tema; as demais versaram sobre questões que com ele guardam correlação, tais como: Hábitos prejudiciais à audição; Efeitos do ruído na saúde e na audição; Conhecimento e orientação a respeito da saúde auditiva e questões sobre o Treinamento do Programa de Preservação Auditiva. A abordagem teórica que norteou o planejamento e a estruturação das oficinas educativas foi a Metodologia Problematizadora e Participativa. A programação foi definida após o diagnóstico educativo. Para avaliar o impacto da intervenção educativa e as atividades educativas desenvolvidas nas oficinas foram utilizados os instrumentos: Versão B do questionário “Crenças e Atitudes sobre Proteção Auditiva e Perda Auditiva” e ficha de avaliação elaborada pela pesquisadora. Após a intervenção educativa, ambos os Grupos foram chamados para responder a Versão B do questionário; totalizando 80 questionários válidos para análise. Os resultados encontrados na fase pré-intervenção demonstraram que os dois grupos apresentaram precariedade no conhecimento relacionado à saúde auditiva no trabalho. Entretanto, após a intervenção educativa, houve aumento significativo do conhecimento em relação à saúde auditiva no trabalho do Grupo sob Intervenção, o qual apresentou um aumento nos percentuais de acertos das questões avaliadas, de 27,78% na fase pré-intervenção (Questionário A), para 72,22% na fase pós-intervenção (Questionário B). No Grupo Sem Intervenção, a porcentagem média de acertos totais das questões avaliadas, no questionário A, foi de 16,67% e, no questionário B, de 19,44%. Conclui-se, pois, que a proposta educativa, pautada na metodologia problematizadora e participativa, configurou-se como estratégia fundamental no envolvimento dos trabalhadores com a temática abordada nas oficinas e, por consequência, ampliou o conhecimento referente à saúde auditiva no trabalho entre os participantes do Grupo Intervenção.por
dc.description.abstractDue to their environmental conditions, hospital laundries as a workplace are a serious problem. These conditions pose health and safety hazards to workers and, consequently, favor the occurrence of accidents as well as the development of occupational illnesses, such as hearing pathologies. These adversities are attributed to the fact that workers operate machines which produce noise above the tolerance limit established by law on a daily and continuous base. As a result, their quality of life is affected, which requires actions to promote knowledge and learning of workers’ hearing healthcare-related issues in those workplaces. In this perspective, an evaluative, quantitative research study was carried out, which objectified to analyze the contributions of the educational practice to promote workers’ hearing health of a hospital laundry belonging at a Federal Public Teaching Hospital located in the city of Curitiba - Paraná State, Brazil. The studied population comprised a total of 80 workers subdivided in: Intervention Group (n=20) and Non-Intervention Group (n=60). The procedures used were: Identification of Educational Diagnosis; Planning and Structuring of the Educational Group Interventions (Action Plan); Development of the Educational Group Interventions (Implementation of the Action Plan), and Effectiveness Assessment of the Educational Group Interventions. In order to identify laundry workers’ educational diagnosis, a data collection instrument (Version A) was used, which encompassed personal identification data and consisted of 36 questions. Questions numbers 1 to 22 were adapted from the questionnaire called “Beliefs and Attitudes about Hearing Loss and Protection”, developed and validated by the National Institute for Occupational Safety and Health, which addresses this theme; the others are correlated questions with it, such as: Harmful hearing habits; Noise effects on health and hearing; Knowledge and guidance on hearing health, and questions on the Training of the Hearing Conservation Program. The theoretical approach underpinning planning and structuring of the educational group interventions was the Problem-solving and Participatory Methodology. Programming was defined after the educational diagnosis. In order to assess the impact of the educational intervention and the activities carried out in the interventions, the instruments used were as follows: “Beliefs and Attitudes about Hearing Loss and Protection” questionnaire, Version B, and an assessment form developed by the researcher. After the educational intervention, both Groups had to answer the Version B of the questionnaire; a total of 80 questionnaires were validated for analysis. Results found in the pre-intervention phase showed that both groups featured scarce knowledge on hearing health in the work setting. However, after the educational intervention, there was significant knowledge improvement towards hearing health at work in the Intervention Group, which showed an increase in the correct answers for the assessed questions to 72.22% in the post-intervention (Questionnaire B) phase from 27.78% in the pre-intervention (Questionnaire A) phase. In the Non-Intervention Group, the average percentage of correct answers for the assessed questions was 16.67% in the questionnaire A and, in the questionnaire B, was 19.44%. It can be concluded that the educational proposal grounded in the problem-solving and participatory methodology proved to be a major strategy in the workers’ involvement with the theme addressed in the group interventions and, consequently, it expanded the knowledge on hearing health in the work setting among the participants of the Intervention Group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-07T19:27:06Z No. of bitstreams: 1 PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA.pdf: 7997103 bytes, checksum: 80c235998cda1c3df98c1b325a4c4126 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T19:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA.pdf: 7997103 bytes, checksum: 80c235998cda1c3df98c1b325a4c4126 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpor
dc.subjectRuído Ocupacionalpor
dc.subjectLavanderiapor
dc.subjectPerda Auditiva Provocada por Ruídopor
dc.subjectPromoção da Saúdepor
dc.subjectEducação em Saúdepor
dc.subjectOccupational Healtheng
dc.subjectNoise Occupationaleng
dc.subjectLaunderingeng
dc.subjectHearing Losseng
dc.subjectNoise-Inducedeng
dc.subjectHealth Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titlePromoção da saúde auditiva: contribuições da prática educativa para os trabalhadores de uma lavanderia hospitalarpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA.pdf7.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.