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dc.creatorBorges Filho, Orlando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8173451039915369por
dc.contributor.advisor1Ribas, Angela-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira-
dc.contributor.referee2Klagenberg, Karlin Fabianne-
dc.date.accessioned2018-05-07T17:22:02Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationBorges Filho, Orlando. Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adultos em Curitiba. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016 .por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1251-
dc.description.resumoO tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.por
dc.description.abstractThe generating theme of this dissertation, from the perspective of environmental education is the noise pollution, because noise is still the third-causing pollution to the earth's environment. Established as objectives of this research: 1) analyze how a population of young people and adults perceive the noise present in the environment in which attends and 2) applying an action research with a view to raising awareness of young people to the issue of noise pollution. It can be seen as a major problem to the urban environment in several situations experienced by people ranging from daily labor, to religious moment, until leisure time. On this matter, it appears that despite the existing noise controlling laws, the question deserves further review by the government in order that the standards are followed, observing the limits for the various activities carried out and the most diverse environments in which it occurs. When exposed to noise, people are more likely to develop numerous auditory and non-auditory problems, thus impacting directly on their personal and family lives and also in their working lives, damaging the professional environment, jeopardizing jobs. The action research was the chosen method to be applied in the development of this study. To this end, we elaborate educational workshops with educational interventions guided by qualified and trained professionals in the areas that they worked, where the goal was to involve the students, providing them with autonomy and making them replicators of the new acquired knowledge, through the dissemination of this learning in their means of more immediate experiences, with the nearest, and the not so close people. The results of the interviews demonstrate that people perceive the presence of noise in various environments that they attend; they are able to identify the source of the noise, but this perception proves fragile given that the majority does not take measures to prevent or mitigate these noises, not taking adequate precautions as well as not seeking proper medical services. Students demonstrate ignorance of the laws for noise restriction in social life, and consider the presence of noise as a normal fact of modern life, especially that which is generated in traffic. After the application of educational interventions, through educational workshops, the students spread the knowledge passed on by replicating it in their communities, demonstrating that they have been sensitized, becoming aware of their active role in society. Thus, the method of action research succeeded in its objectives, and can be used to fruition by other researchers for the development of similar works, as it offers the possibility of learning in two-way street, encompassing all the elements involved in the research, both surveyed and researchers, being a valuable contribution to academia, through the proposed topics to be investigated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-07T17:22:02Z No. of bitstreams: 1 CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA.pdf: 2590091 bytes, checksum: 1cd74d88eae3fbf146ce2e2165ce4936 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T17:22:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA.pdf: 2590091 bytes, checksum: 1cd74d88eae3fbf146ce2e2165ce4936 (MD5) Previous issue date: 2016-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRuídopor
dc.subjectPoluição sonorapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectJovens e adultospor
dc.subjectNoiseeng
dc.subjectNoise pollutioneng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectYouth and adultseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleConscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adultos em Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
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