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dc.creatorGiannini, Luciano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1058165285844184por
dc.contributor.advisor1Marquioni., Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Quadros, Claudia-
dc.contributor.referee2Pieroni, Geraldo-
dc.date.accessioned2018-05-04T17:23:57Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.citationGiannini, Luciano. Comunicação e relacionamento: da concretização de ações iniciadas em redes sociais digitais (o caso da pref’s). 2016. 150 f.Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1237-
dc.description.resumoA pesquisa investiga analiticamente, no contexto de uma rede social digital (RECUERO, 2009), em que medida a forma de apresentação da persona (MARK; PEARSON, 2001) e o relacionamento estabelecido entre quem codifica e quem decodifica as mensagens (HALL, 2003) favorece o entendimento dessas mensagens e motiva a realização de ações concretas, para além do ato comunicacional na internet. A página da Prefeitura Municipal de Curitiba no Facebook - apelidada de Pref’s pelos usuários dessa rede social digital - constitui a persona do estudo de caso da dissertação de mestrado. A fanpage foi selecionada em função do sucesso alcançado a partir de 2014 (com fãs inclusive entre moradores de outras localidades, que seguem as postagens realizadas e fizeram-na ter mais seguidores do que páginas de capitais com número maior de habitantes). As postagens, elaboradas e publicadas por uma equipe multidisciplinar, alcançam números expressivos de interações (KOOPMANS, 2004) com seus usuários, ainda que não haja investimento financeiro em publicidade no Facebook por parte da Prefeitura curitibana. O principal objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar a concretização de ações propostas pela Pref’s por meio do relacionamento estabelecido em redes sociais digitais. A dissertação aborda a formação da persona, a utilização de teorias comunicacionais que possibilitaram atingir um número expressivo de pessoas por meio da propagação de mensagens (JENKINS; GREEN; FORD, 2014), além de apresentar estudo de casos em que é possível constatar a concretização das ações. O corpus analisado envolve postagens que, durante os anos de 2014 / 2015, requeriam dos usuários não apenas ações na própria Internet, mas também sua materialização na vida prática (como realização de doações ou participação em ações sociais e campanhas de conscientização), estabelecendo assim um processo de comunicação e relacionamento que ultrapassa as “fronteiras” da Internet, aparentemente culminando com a aproximação entre cidadãos e instituição.por
dc.description.abstractThe research investigates analytically in the context of a digital social network (RECUERO, 2009), to what extent the presentation of persona (MARK: PEARSON, 2001) and the relationship established between those codes and who decodes messages (HALL, 2003 ) favors the understanding of these messages and motivates the implementation of concrete actions, in addition to the communicational act on the internet. The page of the Curitiba City Hall on Facebook - dubbed Pref's by users of this digital social network - is the persona of the case study dissertation. The fanpage was selected due to the success from 2014 (with fans even among residents of other localities, following posts held and made it have more followers than the capital pages with more inhabitants). Posts drawn up and published by a multidisciplinary team, reach significant numbers of interactions (KOOPMANS, 2004) with its users, although there is no financial investment in advertising on Facebook by the Curitiba City Hall. The main objective of this research is to present and analyze the implementation of actions proposed by Pref's through the established relationship in digital social networks. The dissertation discusses the formation of the persona, the use of communication theories that made it possible to reach a significant number of people through spreading messages (JENKINS, GREEN, FORD, 2014), as well as presenting case studies in which it is possible to verify the implementation of the shares. The analyzed corpus involves posts that during the years 2014/2015, requiring users not only shares in the Internet, but its materialization in practical life (as realization of donations or participation in social activities and awareness campaigns), establishing a process of communication and relationship that goes beyond the "borders" of the Internet, apparently culminating in the rapprochement between citizens and institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-05-04T17:23:57Z No. of bitstreams: 1 COMUNICACAO E RELACIONAMENTO.pdf: 6919200 bytes, checksum: 18c09c87b71e28e2d389eb5606c27b85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-04T17:23:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COMUNICACAO E RELACIONAMENTO.pdf: 6919200 bytes, checksum: 18c09c87b71e28e2d389eb5606c27b85 (MD5) Previous issue date: 2016-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelacionamentopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectCodificação/Decodificaçãopor
dc.subjectRessonânciapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectRelationshipeng
dc.subjectDigital social networks.eng
dc.subjectEncoding / Decodingeng
dc.subjectResonanceeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e relacionamento: da concretização de ações iniciadas em redes sociais digitais (o caso da pref’s)por
dc.typeDissertaçãopor
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