Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColatusso, Vanessa de Cassia Witzki-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7809489233632509por
dc.contributor.advisor1Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee1Araújo, Denize-
dc.contributor.referee2Adamatti, Margarida Maria-
dc.date.accessioned2018-05-03T19:18:59Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationColatusso, Vanessa de Cassia Witzki. Transmidialidade e publidade em latitudes (2013). 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1230-
dc.description.resumoO presente estudo empenha-se em analisar o projeto brasileiro Latitudes (2013), corpus dessa pesquisa que, a partir de uma narrativa marcada pela contemporaneidade, trabalha estratégias midiáticas como: a transmidialidade (segundo Henry Jenkins) e a presença da publicidade em seu enredo. Interessa-nos, de modo particular, compreender os efeitos de sentido trazidos por elas ao conjunto da obra. Para tanto, realizamos um mapeamento teórico das noções de série e seus desdobramentos, segundo autores como Umberto Eco (1989) e François Jost (2012). Zigmunt Bauman, Lucia Santaella e Edgar Morin nos permitem compreender as noções do contexto sociocultural no qual se encontra Latitudes, assim como, Manuel Castells que nos mostra de que maneira estamos sendo inseridos nessa sociedade. Em termos de análise interna, realizamos a descrição dos materiais disponíveis no canal Latitudes, do site Youtube, verificando a sua transmidialidade, entendendo as diferenças entre as três plataformas em que a obra foi apresentada, tomando como base autores como: Maria Cristina Palma Mungioli e Tomaz Affonso Penner (2014), Philippe Dubois (2004) e Lorenzo Vilches (2007), dentre outros. No segundo momento da análise interna, investigamos a publicidade presente na obra, com a inserção de produtos, marcas e a venda de um modo de vida, dialogando com autores como Rogério Covaleski (2015), John Berger (1974) e Luiz Celso de Piratininga (1994). Como desdobramento da estratégia publicitária, verificamos a importância da construção dos espaços experimentados pelos personagens, trazendo um reprocessamento audiovisual da noção de não lugares de Marc Augé (1994), o que chamaremos de “translugares”, os quais possibilitam de maneira particular uma vida homogeneizada, globalizada, sem o pertencimento, mas com o apelo de experienciar esses espaços.por
dc.description.abstractThe present study aims at analyzing the Brazilian project Latitudes (2013), corpus of this research that based on a narrative marked by contemporaneity, works media strategies such as: transmidiality (according to Henry Jenkins) and the presence of publicity in its plot. We are particularly interested in understanding the effects of meaning brought by them to the whole of the work. For this, we perform a theoretical mapping of the notions of series and their unfolding, according to authors such as Umberto Eco (1989) and François Jost (2012). Zigmunt Bauman, Lucia Santaella and Edgar Morin allow us to understand the notions of the sociocultural context in which find Latitudes, as well as Manuel Castells, who shows us how we are being inserted in this society. In terms of internal analysis, we made a description of the materials available on the Latitudes channel of the Youtube site, verifying its transmidiality, understanding the differences between the three platforms on which the work was presented, based on authors such as Maria Cristina Palma Mungioli and Tomaz Affonso Penner (2014), Philippe Dubois (2004) and Lorenzo Vilches (2007), among others. In the second moment of the internal analysis, we investigated the present advertising in the work, with the insertion of products, brands and the sale of a way of life, dialoguing with authors like Rogério Covaleski (2015), John Berger (1974) and Luiz Celso de Piratininga (1994). As a result of the publicity strategy, we verified the importance of constructing the spaces experimented by the characters, bringing an audiovisual reprocessing of Marc Augé´s notion of no places (1994), which we will call “transplaces”, which make possible in a particular way a homogenized life , globalized, without belonging, but with the appeal of experiencing these spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-03T19:18:59Z No. of bitstreams: 1 TRANSMIDIALIDADE E.pdf: 3243866 bytes, checksum: 60855cb37b8ce3e502596d29589bd6f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T19:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRANSMIDIALIDADE E.pdf: 3243866 bytes, checksum: 60855cb37b8ce3e502596d29589bd6f1 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativa ficcional seriadapor
dc.subjectTransmidialidadepor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectLatitudes (2013)por
dc.subjectSerial fictional narrativeeng
dc.subjectTransmidialityeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectLatitudes (2013)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTransmidialidade e publidade em latitudes (2013)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRANSMIDIALIDADE E.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.